CEMIG abre concurso para escolher a iluminação de Natal da Praça da Liberdade

A Cemig, em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), abre, nesta quinta-feira, 12/07, a seleção pública de propostas para iluminação do Natal de Minas Gerais, que acontece, tradicionalmente, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O tema obrigatório da decoração natalina será "Músicas de Minas", sendo avaliados, entre outros itens, a criatividade e a sustentabilidade da ideia, cuja execução ficará a cargo da Cemig.

Segundo a gerente de Comunicação Interna da Cemig, Nathalia Dornellas, o objetivo desta seleção pública é que a iluminação de Natal de Belo Horizonte alcance, além do espetáculo visual das luzes, a democratização do espaço público. "É uma oportunidade de valorizar o trabalho de artistas locais e envolver os cidadãos nos projetos da cidade. A nossa expectativa é receber projetos inovadores dentro da temática proposta", afirma.

Em sua proposta conceitual, o participante deverá alinhar o tema à decoração natalina e levar em conta como a iluminação se relaciona com o conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade e com as apresentações culturais que acontecerão no Circuito Liberdade, no final do ano. Além disso, deve considerar a proteção e a promoção dos patrimônios histórico e artístico do estado, pensando, ainda, na importância turística e cultural do local.

As propostas serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por sete membros, sendo três representantes da Cemig, um do Poder Executivo estadual, um do Poder Executivo municipal e dois da sociedade civil. O autor da proposta vencedora receberá o prêmio no valor de R$ 40 mil e sua ideia ficará exposta na Praça da Liberdade, durante o Natal de Minas Gerais.

As inscrições para a seleção pública se estendem até 10 de agosto próximo. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas ou um representante legal em caso de coletivos de artistas. O edital já está disponível no site da Cemig.

Revitalização

Desde julho deste ano, a Praça da Liberdade passa por uma grande revitalização, em uma parceria do Iepha-MG com a Prefeitura de Belo Horizonte e a Vale. As ações incluem a restauração de elementos artísticos, pisos e placas, a substituição do mobiliário, a requalificação dos jardins e a reformulação de todo o sistema de iluminação. A praça será entregue à população no final do ano totalmente renovada e será palco de um novo projeto de iluminação natalina, selecionado a partir do edital da Cemig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário