CEMIG alerta para procedimentos de segurança com a rede elétrica em residências

A grande maioria das pessoas já levou choque elétrico em diversas situações cotidianas em suas residências. Mas esses incidentes simples podem ter consequências graves e até resultar em mortes. Para alertar a população sobre esses riscos, a Cemig destaca alguns procedimentos simples que podem evitar esses problemas.
O engenheiro de Segurança do Trabalho Demetrio Aguiar, da Cemig, destaca que utilização de Ts, benjamins ou extensões - equipamentos que podem triplicar a corrente de energia se ligados em uma única tomada - são totalmente desaconselháveis e perigosos.  "Os Ts e os benjamins são muito utilizados, mas eles podem causar acidentes graves e até mesmo incêndios. Algumas pessoas usam vários equipamentos em uma mesma tomada, o que pode gerar aquecimento e até mesmo derretimento do objeto. E cada vez que esses objetos são sobrecarregados, as chances de acidentes aumentam ainda mais", afirma o engenheiro.
A utilização de equipamentos elétricos e eletrônicos no banheiro também requer bastante cautela. "A água é uma grande condutora de energia elétrica. Dessa forma, após sair do chuveiro, as pessoas devem evitar utilizar o uso de secadores, barbeadores elétricos e chapinhas. Esses equipamentos só devem ser utilizados quando a pessoa estiver totalmente seca", destaca.
Outra medida que pode ajudar bastante em casa é o protetor de tomada, principalmente em famílias com crianças e animais. Esses dispositivos são encontrados facilmente em lojas especializadas a preços muito acessíveis. Além disso, em relação à fiação da casa, é essencial mantê-la sempre encapada ( caso o isolamento original esteja danificado, e ideal recompor com fita isolante para evitar o risco de choque e até mesmo a possibilidade de incêndio).
Demetrio Aguiar também faz recomendações em relação aos dispositivos móveis. O engenheiro destaca que o carregamento de tais aparelhos deve ser feito sobre uma superfície lisa e bem ventilada, livre de materiais combustíveis como tecidos de toalhas de mesa, colchas de camas, forros de sofás, dentre outros. "Em caso de princípio de incêndio, tais materiais queimarão com facilidade e propagarão as chamas a outros cômodos da casa ou do apartamento", afirma.
Em caso de necessidade de vários equipamentos em uma mesma tomada, o ideal é a utilização de um filtro de linha que, em caso de sobrecarga de energia, irá se desligar automaticamente.  Mas vale destacar que os filtros de linha podem ser utilizados desde que seu dispositivo interno de proteção esteja operante e não tenha sofrido alterações.
Confira outras dicas de segurança:
• Proteger tomadas com tampas plásticas.
• Não recarregar aparelhos em cima de camas, sofás e próximo a cortinas ou outros materiais combustíveis.
• Não utilizar aparelhos eletrônicos com as mãos molhadas ou em locais úmidos.
• Não utilizar a mesma tomada para carregar vários aparelhos ao mesmo tempo, por meio de "Ts" ou "benjamins".
• Fazer uma revisão nas instalações elétricas.
• Substituir as fiações antigas ou desencapadas.
Ao mexer na chave seletora do chuveiro elétrico, desligar o aparelho, verificar se o piso não está molhado e usar um calçado seco com sola de borracha limpo.
Fonte: www.cemig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário