Cemig autoriza abertura de concurso público para contratar pessoal

Estimativa é de uma demanda de cerca de 6.000 postos, hoje terceirizados

Zu Moreira

A diretoria executiva da Cemig Serviços S.A., subsidiária da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), autorizou a abertura de concurso público para a contratação de pessoal. A decisão foi publicada na última terça-feira em O TEMPO e faz parte da ata de reunião realizada em dezembro de 2009. A assessoria da estatal não informou a data para a abertura do edital nem o número de vagas que serão abertas. O Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais (Sindieletro-MG) estima que há um potencial de cerca de 6.000 empregos, o equivalente ao número de trabalhadores hoje terceirizados.

O diretor do Sindieletro-MG, Marcelo Correia, espera que pelo menos 2.000 vagas para leituristas sejam abertas neste primeiro semestre. "É um setor 100% terceirizado", disse. Em média, a categoria recebe pouco mais de um salário mínimo (R$ 510), segundo Correia. "Se fossem contratados, ganhariam o dobro, fora os outros benefícios", completa.

De acordo com o Sindieletro-MG, o restante das vagas seria para eletricistas, área em que a terceirização também avançou muito nos últimos anos. "A consequência desse processo de terceirização é o aumento de apagões e de acidentes", disse. O Sindieletro-MG afirma que no setor elétrico o número de acidentes com terceirizados é quatro vezes maior.

A autorização para abertura de concurso público foi uma decisão unânime da diretoria executiva, comandada pelo presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais. Em função da legislação eleitoral, a contratação só pode acontecer no primeiro semestre do ano. Caso contrário, o concurso só poderá ser realizado no ano que vem.

Fonte: Jornal O Tempo – Belo Horizonte

Um comentário:

  1. quanto ao numero de acidentes é devido a tal da "produçao", com o solario que as contratadas pagao o funcirio tem que fazer seu salario produzindo,,,,, ai ja viu, segurança fica para segudo plno,,,,,,,,,,,,

    ResponderExcluir