Cemig e Google juntas em projeto de redes elétricas inteligentes

A empresa mineira de setor energético Axxiom Soluções Tecnológicas, da qual a Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais – é acionista, firmou uma importante parceria com a norte-americana Silver Spring Networks (SSN), que tem investimentos do fundo de venture capital da Google, e vem buscando negócios no setor de cleantech - tecnologias limpas. O acordo visa à elaboração de um plano para a implementação de um novo sistema de monitoramento de redes elétricas, pioneiro no Brasil.

 

Para a Axxiom, a parceria dará acesso a novas tecnologias, que possibilitarão o melhoramento das redes e facilitarão o trabalho das distribuidoras. "Quando descobrimos a Silver Spring Netwoks achamos que as soluções deles poderiam ser integradas às nossas soluções e que daríamos mais uma alternativa às distribuidoras", afirmou Miguel Sarmento, Diretor

Comercial da empresa, em entrevista à Revista Sustentabilidade.

 

Ainda mais otimista está o vice-presidente executivo de Desenvolvimento de Negócios da Silver Spring Networks, John O’Farrell. “A Silver Spring Networks, em parceria com a Axxiom, espera trabalhar com as concessionárias de energia elétrica para fazer com que o Brasil seja também líder mundial em redes de energia inteligente", afirmou à revista.

 

Redes Inteligentes

 

O modelo de smart grids (redes inteligentes) pretendido, já está em fase de implantação nos EUA, Europa e China. No Brasil, o assunto começa a ser discutido através de uma consulta pública aberta pela Aneel.

 

Google e cleantech

 

O investimento em tecnologias limpas (cleantech) já vem sendo focado pela gigante da Internet há algum tempo. Em 2008 a Google criou seu fundo de venture capital com o intuito de investir US$ 100 milhões em Tecnologia da Informação (TI) e cleantech, através do qual a empresa idealizou o Google PowerMeter (http://www.google.com/powermeter), aplicativo para monitorar o consumo de eletricidade nas residências.

 

Fonte: Revista Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário