Inmetro quer critérios mais rigorosos para selo de economia da linha branca

A promessa de menos desperdício. Geladeiras, máquinas de lavar e fogões terão que seguir normas mais rigorosas e consumir ainda menos energia elétrica. É o imposto verde que vem por aí.

Muitos consumidores conhecem e aprovam o selo que atesta a eficiência energética de um eletrodoméstico. A economia de energia significa uma conta de luz mais baixa.

"Tenho duas geladeiras, freezer, todos têm essa etiqueta e economizam bastante", garante uma consumidora.

Agora, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial está revisando seus padrões para tornar ainda mais econômicos os produtos da chamada linha branca. Esses eletrodomésticos têm uma classificação de consumo de energia que vai de A, mais eficiente, ao E, menos eficiente.

Hoje, a maioria das geladeiras (90,5%), máquinas de lavar roupa (98,7%) e fogões (69,4%) fabricados no Brasil está dentro do padrão A. O Inmetro quer estabelecer critérios mais rigorosos para aumentar a garantia de eficiência energética dos eletrodomésticos.

Ou seja, eles têm que ser ainda mais econômicos. Os técnicos calculam que, com a revisão, apenas 5% dos fogões, 36% das geladeiras e 37% das máquinas de lavar roupa poderão receber o selo A de qualidade. Com isso, a indústria terá que se tornar mais competitiva e o consumidor terá mais opções.

"O que nós queremos agora é aumentar esses índices de eficiência energética e dispersar. Vamos ter menos em A, a ideia é ter 15%, 20% em A e fazer uma distribuição, 15%, 20% em B e assim por diante", explica o diretor da qualidade Inmetro Alfredo Lobo.

O Inmetro acredita que haverá uma corrida tecnológica entre os fabricantes para atender às novas especificações. O instituto espera que os eletrodomésticos mais eficientes estejam nas lojas no segundo semestre de 2011.

"Eu acho isso ótimo, quanto mais rígido melhor, porque nós temos uma boa economia e um bom resultado", diz uma mulher.

"O consumidor, na realidade, não tem muito foco nisso. Ele quer modelo, marca, não olha isso. Mas quando a gente mostra o benefício que tem o consumo mais ou menos de energia, ele compra o que tem um consumo menor", diz o gerente de loja Manoel Silva Pinto.

Fonte: TV Globo - Bom Dia Brasil - 05.07.2010 / PROCEL INFO

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