Quais são os vilões da conta de luz durante o inverno? Veja nossas dicas

As pessoas estão acostumadas a pensar que o verão é a estação inimiga da conta de luz. Mas o inverno também esconde as suas armadilhas para os consumidores. De acordo com a professora do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maria Karla Vervloet Sollero, os maiores consumidores de energia nesta época do ano são o chuveiros e aquecedores elétricos. Segundo a professora, outro utensílio doméstico que se transforma em vilão é a lâmpada, pois as horas de sol são menores e o uso da iluminação artificial acaba sendo maior.

 

Há dicas simples que podem ajudar na redução do consumo. Primeiro, dê sempre preferência às lâmpadas fluorescentes compactas, pois elas são mais econômicas. Outro truque é manter limpos os globos, pisos, tetos e paredes para contribuir com um melhor aproveitamento da iluminação ambiente e natural. Na hora da leitura ou trabalhos manuais, os consumidores podem optar pela luz dirigida, que tem uma potência menor.

 

Evitar banhos demorados faz bem para o bolso e para o planeta. Segundo a Light, o chuveiro elétrico é responsável por 25% do consumo doméstico. Para amenizar os impactos trazidos por esse vilão e reduzir o consumo dele em 30% é recomendável que a chave esteja sempre na posição "verão", além de fechar as torneiras na hora de se ensaboar.

 

Com 7% do consumo médio de uma família, o ferro elétrico é um aparelho que também merece atenção. Se usado todos os dias e sem a devida regulação pode influenciar muito na conta. A recomendação é acumular a maior quantidade possível de roupa e ajustar o termostato para cada tipo de tecido.

 

Além do bolso, o meio ambiente também agradece por algumas medidas simples como economizar água. O uso racional da água ajuda a bomba, que leva o líquido da cisterna à caixa, a trabalhar menos, consumindo, dessa forma, menos energia.

 

Fonte: PROCEL INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário