Sistema de iluminação natural substitui uso de energia elétrica

Contar com a luz natural dentro de ambientes fechados, sem ter que abrir janelas ou acender luzes artificiais já é possível. Um sistema desenvolvido na Austrália chega ao Brasil e já conquista adeptos. “Contribuir com o meio ambiente, economizar energia elétrica e dinheiro é o que mais tem atraído os consumidores brasileiros”, revela Daniel Markus, diretor da Efilux, distribuidora do sistema para o Brasil.

Desde a sua chegada ao país, em meados de 2008, centenas deste sistema de iluminação natural já foram instaladas em residências, ginásios, clubes e escolas. O Solatube® é o produto líder no mercado de sistemas de iluminação natural.

Sua instalação é fácil, rápida e segura. Para isso, basta fazer uma abertura no teto e deixar parte do equipamento composto por uma cúpula de acrílico para o lado de fora, cúpula esta responsável por captar a luz do sol. Um tubo de alumínio altamente refletivo é o responsável por transferir quase 100% da iluminação captada no ambiente exterior para o ambiente interior, e uma lente dissipadora de luz irá distribuir a luz de forma homogênea no ambiente.

Seja qual for a posição do sol no céu, o sistema consegue captar, transferir e difundir a luz do dia por muitas horas. Os raios ultravioleta são filtrados e a transferência de calor é minimizada. Basta um único Solatube® para iluminar uma área de aproximadamente até 46 m², e mesmo quando o céu estiver nublado é possível manter o ambiente iluminado. Além disso, o Solatube® oferece acessórios opcionais como o dimmer regulador de luz com duas abas que se fecham, permitindo cessar ou diminuir a incidência da luz natural quando achar necessário.

O sistema, instalado em um dia, também não exige manutenção, pois a cúpula que fica do lado externo recebe um tratamento eletrostático, evitando assim, acúmulo de poeira. Já o filtro de calor e raios UV traz apenas iluminação para o ambiente, mantendo o conforto ambiental.

“Ainda há a possibilidade de levar a luz natural até o ambiente desejado, já que o sistema consegue estender a iluminação até 15 metros sem perder eficiência e o controle total da luz”, conclui Daniel Markus, diretor da Efilux.

Fonte: Envolverde / PROCEL INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário