Campanhas sobre a troca de lâmpadas incandescentes

O governo brasileiro pretende banir gradualmente do mercado as tradicionais lâmpadas incandescentes até 2016. Segundo o professor da Universidade de São Paulo (USP) José Gil Oliveira, o Brasil está no caminho certo para a mudança, mas é necessário que o governo prepare a população. "Espera-se que o governo faça campanhas de esclarecimento e conscientização ao consumidor, orientando sobre a vantagem de utilização das lâmpadas fluorescentes compactas em comparação com as incandescentes", comenta.
A medida de substituição das lâmpadas incandescentes foi publicada no Diário Oficial da União, após uma portaria dos Ministérios de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia e Indústria e Comércio Exterior. A finalidade é que sejam retiradas as lâmpadas ineficientes, podendo assim ser substituídas por versões mais econômicas.
Para Oliveira, a redução do consumo de energia é significativa, pois a vida útil da lâmpada aumenta em até oito vezes e o consumo energético pode ser reduzido em até 80%. Estima-se que a medida traga ao país uma economia de 10 terawatts por hora até 2030.
"As fluorescentes compactas podem iluminar da mesma forma que as lâmpadas incandescentes, sendo cinco vezes mais econômicas", diz. Portanto, inicialmente paga-se mais caro por ela, mas no futuro a população terá o benefício na redução da conta de energia e o mais importante, o impacto positivo sobre o meio ambiente, lembra Oliveira.

Meio Ambiente

É importante ressaltar que, caso não sejam descartadas da maneira correta, as lâmpadas fluorescentes representam um grande risco ambiental. "As lâmpadas fluorescentes têm mercúrio na sua composição, por isso é necessário um descarte adequado para não haver poluição no lençol freático e no solo", afirma o professor.
Ainda está em estudo uma forma própria de descarte para as lâmpadas fluorescentes. "Não tem ainda uma portaria ou uma obrigatoriedade do governo para esse tipo de lâmpada, o que existe é uma política para resíduos sólidos em geral, mas ainda é preciso uma específica para lâmpadas fluorescentes compactas", conta.
Existe uma previsão pela prefeitura de São Paulo de que alguns túneis como Jânio Quadros, Ayrton Senna e Tribunal de Justiça sejam os primeiros a implementar mudanças na iluminação. Para Oliveira, "Espaços grandes, que utilizam muita energia como esses, tornam o novo investimento mais viável do ponto de vista econômico e também observando o custo-benefício".
Fonte: Band Online

As informacoes contidas nesta mensagem e nos arquivos anexados sao para uso
exclusivo do destinatario aqui indicado e podem conter assuntos comerciais, de
propriedade intelectual ou outras informacoes confidenciais, protegidas pelas leis
aplicaveis.
Caso nao seja o destinatario correto, por favor, notifique o remetente
imediatamente e elimine esta mensagem, uma vez que qualquer revisao, leitura,
copia e, ou divulgacao do conteudo desta mensagem sao estritamente proibidas
e nao autorizadas.
Obrigado por sua cooperacao.
The information contained in this message and the attached files are restricted to
the addressee, and may contain commercial information, copyright, or other
confidential information protected by law.
If you are not the recipient, please notify the sender immediately and delete it
from you system, since any change, reading, copy and, or dissemination of this
e-mail is strictly prohibited by and not authorized.
Thank you.

Nenhum comentário:

Postar um comentário