Verão eleva gastos com água e luz

Banhos demorados, ar condicionado ligado com portas e janelas abertas e lâmpadas acesas formam o cenário ideal para que a conta de energia elétrica aumente pelo menos 20% durante esta época do ano. Apenas o consumo de água na região metropolitana de São Paulo, em dezembro foi 2 bilhões de litros superior a agosto, período de inverno.

Com a família toda em casa é preciso atenção para utilizar os equipamentos elétricos de forma mais econômica. Uma ação simples como mudar a temperatura do chuveiro elétrico de inverno para verão ajuda a reduzir o gasto de energia.

O professor de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia, Norberto Augusto Júnior, afirma que a iniciativa garante economia mínima de 40% a cada banho. "Com a temperatura menor, o morador pode diminuir o volume de água, e assim, desperdiçar menos este produto", lembra.

 

Refrescante

 

As altas temperaturas do verão são bastante convidativas ao uso de ar condicionado e ventiladores, mas para não sobrecarregar o aparelho de refrigeração é preciso fechar as portas e janelas. Fique atento para evitar a incidência do sol na parte externa, sem bloquear as grades de ventilação.

Quando for possível dê preferência ao ventilador, porque o equipamento consome aproximadamente 20% menos de energia do que o ar condicionado. Este item representa quase um terço do gasto na conta. "Se usado direto eleva o valor da fatura mensal em até 10%".

As lâmpadas incandescentes são mais baratas, entretanto, gastam 80% mais energia que as fluorescentes, um pouco mais caras.

 

Água

 

Segundo o gestor do Programa de Uso Racional da Água, criado pela Sabesp, Ronaldo Gonçalves, o consumo de água no verão cresce. Em agosto foram entregues nas residências 92 milhões de m³, em dezembro, foram 94 milhões de m³.

"Para a ONU (Organização das Nações Unidas), cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. Mas o brasileiro utiliza aproximadamente 200 litros diários", pontua.

 

Fonte: Diário do Grande ABC

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário