Calor faz consumo de energia disparar

O forte calor no verão dispara o consumo de energia elétrica, principalmente por causa do ar condicionado e do ventilador. E esse aumento pode chegar a até 40%. Soma-se, ainda, que a tarifa de luz está mais cara. Mas alguns cuidados dentro de casa podem fazer com que a conta fique um pouco menor.

Nos dias mais quentes, deixar de usar o ar condicionado é quase impossível. Mas existem formas mais econômicas de utilizá-lo, como deixá-lo ligado somente até refrescar o quarto. Depois disto, é aconselhável utilizar o ventilador.

O engenheiro Luiz Antônio Cosenz dá dicas para reduzir ainda mais o consumo. Segundo ele, mesmo que a televisão seja utilizada cerca de três horas por dia, nas outras 21 horas ela fica ligada em modo stand by. Com isso, por mais que consuma apenas 3% da potência do equipamento, o longo período gera custos consideráveis. "E não é só a televisão, é o DVD, é o home theater, é o telefone sem fio. Tudo em stand by consumindo energia, e isto se reflete na conta do consumidor", explicou.

Para a iluminação, de acordo com ele, é aconselhável o uso de sensores de presença, que são acionados quando alguém passa e desliga as luzes quando não há movimentação. Já na cozinha: geladeira, freezer e microondas. "O microondas também consome mais energia pelo tempo que fica em stand by, e o ideal é tirá-lo da tomada", aconselhou. "A geladeira pode ficar uns 20 centímetros afastada da parede, para facilitar a refrigeração, e nunca se deve secar roupas atrás do equipamento", disse.

Na lavanderia, o melhor é juntar toda a roupa e lavar de uma vez só. E máquina de secar apenas em último caso, segundo o especialista. "O consumo é muito grande", justificou.

Fonte: Cidinha Livre - TV Bandeirantes - 01.02.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário