Veja dicas de como economizar energia no calor

Devido ao calor, o consumo de energia aumenta. E a razão é que todo mundo busca alternativas para se refrescar: ventiladores, ar condicionado e até as geladeiras acabam ficando mais tempo abertas para retirar alimentos e bebidas.

A CPFL não tem um balanço referente ao consumo dos último dias, quando Campinas registrou a semana com as noites mais abafadas do ano. Às 20h da última quinta-feira, 27 de janeiro, os termômetros marcavam 28ºC. A empresa divulga números apenas por semestre, mas explica que, em média, o consumo de energia aumenta entre 20% e 30% nos dias e nas noites mais quentes. A explicação é que com as noites abafadas, as pessoas ficam mais tempo acordadas.

 

10 dicas de economia de energia elétrica

1) Nos dias quentes, colocar o chuveiro na posição "verão" (o consumo será cerca de 30% menor), limpar periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro, tomar banhos mais rápidos e desligar a torneira ao se ensaboar;

2) Apagar a luz ao sair de um ambiente;

3) Não dormir com a televisão ligada;

4) Instalar a geladeira em local bem ventilado, não encostada em paredes ou móveis, longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas, nunca utilizar a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas, nunca colocar alimentos quentes na geladeira e não forrar as prateleiras da geladeira;

5) Não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo e não se esquecer de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado;

6) Nos banheiros, cozinhas, lavanderia e garagem, instalar lâmpadas fluorescentes. Elas iluminam melhor, duram mais e gastam menos energia.

7) Não usar benjamins (peça para ligar vários aparelhos a uma só tomada);

8) Acumular roupas para lavar e também para passar;

9) O ferro elétrico tem regulagem de temperatura, o que pode torná-lo mais econômico;

10) Nas máquinas de lavar e nos tanquinhos, utilize a quantidade de sabão recomendada pelo fabricante.

 

Entenda porque o consumo aumenta no verão

Com o ar condicionado o consumo de energia pode chegar a 1/3 da conta. Para minimizar os gastos com a refrigeração do ambiente, a CPFL Paulista recomenda, na hora de escolher o modelo do equipamento, dar preferência aos condicionadores de ar que possuem o selo Procel, afinal, eles consomem de 12% a 26% menos energia. É importante também fazer a manutenção periódica do eletrodoméstico, realizando a limpeza do filtro de ar. E, finalmente, o hábito de desligar o aparelho sempre que os moradores se ausentarem do ambiente refrigerado é importante.

O chuveiro elétrico e a geladeira também são grandes consumidores de energia. Eles representam, cada um, de 25% a 35% do valor da conta no final do mês. Já a parcela relativa à iluminação das residências fica entre 15% e 25% do total. Para reduzir o consumo com esses aparelhos basta seguir alguns passos.

Chuveiro elétrico - Nos dias quentes, coloque o chuveiro na posição "verão" (o consumo será cerca de 30% menor); limpe periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro; nunca reaproveite uma resistência queimada. Isso provoca o aumento do consumo e coloca em risco a segurança do usuário.

Geladeira - Instale a geladeira em local bem ventilado, não encostando em paredes ou móveis, e mantenha o equipamento longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas; nunca utilize a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas; nunca coloque alimentos quentes na geladeira; não se esqueça de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado.

Iluminação - Limpe as lâmpadas e luminárias; nos banheiros, cozinhas, lavanderia e garagem, instale lâmpadas fluorescentes. Elas iluminam melhor, duram mais e gastam menos energia (uma lâmpada fluorescente de 15 a 40 Watts ilumina tanto quanto uma incandescente de 60 Watts. Se, para iluminar uma cozinha, utiliza-se uma lâmpada incandescente de 100 Watts, ao substituí-la por uma fluorescente de 32 Watts, a economia será de 1/3 e a durabilidade será de 5 a 10 vezes maior).

Fonte: EPTV - 29.01.2011 / PROCEL INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário