Medidores inteligentes de consumo de energia

Sete Lagoas - MG receberá 2 mil medidores inteligente de consumo de energia já no segundo semestre deste ano.

Está previsto para o segundo semestre deste ano o início dos testes com o chamado medidor inteligente de consumo de energia da UniverCemig, que será instalado em Sete Lagoas. De acordo com o informado pela Cemig nesta semana, o teste será feito em 2 mil residências sete-lagoanas.

Inédita no Brasil, mas já em funcionamento na Europa, a tecnologia "smart grid" informa ao consumidor em tempo real os gastos com energia elétrica.

Segundo divulgado, o novo medidor terá um display que irá mostrar diretamente ao consumidor o gasto em reais e não em quilowatts/hora (Kwh).

Com isso, o consumidor poderá calcular o valor que irá pagar no fim do mês. A medição poderá ser feita por meio da sinalização do aparelho, que acenderá uma luz verde, amarela ou vermelha para demonstrar o nível de consumo naquele momento.

O novo sistema também vai possibilitar pelo menos três tarifas diferenciadas no decorrer no dia, como já acontece com a telefonia fixa.

De acordo com o apresentado, o novo sistema também irá apresentar as frequências e as durações da interrupção de energia, bem como a variação dos níveis de tensão.

O medidor inteligente permite também que a conta de luz seja pré-paga, como o sistema de celular. A partir da facilidade, o consumidor poderá fazer a 'recarga' quando quiser, não necessariamente no final do mês.

Caso o gasto supere o valor carregado, o sistema prevê um crédito de emergência nos moldes do cheque especial dos bancos.  A tecnologia foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a Light e a Cemig. O investimento será de R$ 65 milhões. A cidade do Rio de Janeiro também irá testar o equipamento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário