Normas para LEDs devem entrar em vigor este ano

Às vésperas da publicação das primeiras normas para LEDs no Brasil, o coordenador da Comissão de Estudos para fontes de iluminação primária, Nelson Gomes Júnior, afirma que será criado, ainda neste semestre, mais um projeto de norma para esta tecnologia, que será direcionado a LEDs sem dispositivo de controle incorporado – módulos de LED e medições de LED, que deverá ser publicada até o final deste ano.

Atualmente, a comissão do Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações (Cobei), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em atividade desde agosto de 2010, está trabalhando no projeto de normas de desempenho e segurança para lâmpadas LEDs com dispositivo de controle incorporado, que já foram revisadas pelo comitê de lâmpadas elétricas do Cobei/ABNT.

Segundo Gomes Júnior, as referidas normas só não foram para consulta pública porque as normas da International Eletrotechnical Commission (IEC), que servem como referência, ainda são rascunhos na Europa e não foram publicadas. A expectativa é de que estas IECs sejam publicadas e entrem em vigor até maio deste ano. “Considerando que as normas nacionais, NBR IECs, entram em consulta pública a partir desta data, a previsão é de que elas sejam publicadas até o mês de setembro”, estima.

Com a publicação das primeiras normas para LEDs, os fabricantes e importadores da tecnologia terão que desenvolver seus produtos em conformidade com suas exigências, e o consumidor terá mais segurança na hora da compra. De acordo com o coordenador da comissão, todos os membros que participam da elaboração do texto estão de acordo com as exigências estabelecidas pela norma.

Fonte: Portal Lumière

Nenhum comentário:

Postar um comentário