24 de maio - Dia do Telegrafista.

É triste, muito triste observamos homens e mulheres que com suor, lágrimas, dor e sacrifício enfrentaram desafios e os superaram, para abrirem caminhos para o que hoje temos e serem simplesmente ignorados.

Estas colocações são feitas para lembrarmos uma profissão que foi das mais importantes em todo o mundo e que com a evolução dos meios de comunicação perdeu força e desapareceu: a do TELEGRAFISTA. Pense fundo e verifique se não recebeu via telegrama, uma mensagem especial que lhe encheu de euforia, pensou bem, foi fundo, bem, agora se você não lembrou de nenhum telegrama especial é porque você não viveu essa fase especial das comunicações.

O telegrama era um dos mais rápidos e eficientes meios de comunicação que tivemos durante vários anos e faziam parte de negociações comerciais, de marcação de diferentes tipos de encontros. As noticiais chegam via telegrama e os responsáveis pelos telegramas eram telegrafistas. O telegrafista era altamente prestigiado.

A telegrafia é um sistema por demais interessante e que a evolução fez com que se tornasse superado, mas não pode ser esquecido nunca, porque foi demais importante.

Esta regressão no tempo para lembrarmos que o dia 24 de maio é o “Dia do Telegrafista.

A existência dos telegrafistas é desde o ano de 1884, uma vez que a primeira linha telegráfica foi construída em 24 de maio de 1884, ligando as cidades de Washington e Baltimore, nos Estados Unidos.

Quem transmitiu a primeira mensagem, usando essa linguagem nova foi Samuel Finley Breese Morse, ao escrever em inglês “What had God wright ” (O Que Deus escreveu!), frase que foi repetida por outro telegrafista, em Baltimore. Em Washington, onde terminavam os postes com fios elétricos que conduziam a telegrafia, tinham como fim de linha, a sala do Supremo Tribunal, no Capitólio. Como não poderia deixar de ser, o próprio governo foi o primeiro usuário desse tipo de serviço, com a finalidade também de enviar e receber mensagens entre seus pares.

Para quem visita ainda hoje essa sala do Supremo Tribunal, se depara logo na porta, com uma placa alusiva a Morse, com aquela data.

O telégrafo se tornou, desde então, uma invenção muito importante para as comunicações, encurtando as distâncias, através de um único e simples manipulador de telegrafia que, através de pontos e linhas, deu um grande impulso ao desenvolvimento dos países, no mundo inteiro.

Aqui no Brasil, a invenção de Morse foi muito elogiada por Getúlio Vargas que, na época, evocou Morse como um grande herói, dizendo em seus discursos que ele (Morse) foi um grande herói, não só na descoberta da telegrafia, mas também como grande pintor, estudante de artes na Inglaterra, onde fez suas exposições na Academia Real de Londres, ao mostrar retratos pintados por ele, de muitos cidadãos importantes daquela época. Morse foi também professor de pintura e escultura da Universidade de New York. Samuel Morse faleceu em 2 de abril de 1872, em Nova York.

Getúlio Vargas, instituiu o dia 24 de Maio como o dia do telegrafista, em homenagem a todos os telegrafistas, revelando uma perfeita consciência da importância dessa profissão. Durante muitos anos a profissão de telegrafista era de enorme importância, tanto para as empresas, como para os serviços públicos. O telegrafista é o empregado das estações telegráficas. Sua função é a de transmitir e receber mensagens. Para tanto, utilizava o Código Morse.

No Brasil o sistema Morse foi utilizado largamente nos Correios e Telégrafos, bem como nas Estradas de Ferro de todo o país. Depois foi utilizada por rádio, a Radiotelegrafia, em várias instituições de todos os países, inclusive o Brasil, por delegacias de polícia, reitorias, firmas comerciais, pelos próprios correios e vias Férreas, etc.

Atualmente, a telegrafia só é usada por muitas instituições, como via opcional em casos de emergências, cabos submarinos interligando países, faroleiros de navios de guerra, aeronáutica e exército, bem como pelos RADIOAMADORES, como “Hobby”, ou em casos de emergências, quando não existir propagação, ou na falta de meios de comunicações usados nos dias de hoje, como a telefonia e as transmissões digitais. Alguns satélites utilizam o código morse para seu sinal de identificação e localização por telemetria.

 

Curiosidade

O exército, marinha e aeronáutica da Inglaterra adotaram a Radiotelegrafia em suas comunicações, e o que fez a Inglaterra ganhar a guerra contra as Malvinas foram transmissões em radiotelegrafia usando a estática como “carrier”. Enquanto os argentinos esperavam escutar nos seus rádios comunicações em SSB, AM ou mesmo Radiotelegrafia pura, dos navios e aviões de guerra da Inglaterra que se dirigiam para lá, foram surpreendidos pelo grande truque ESTÁTICO RADIOTELEGRÁFICO!

Adaptado dos textos de: José Domingos Borges Teixeira e Zigmundo Czajkowski.

Fonte: Twitter: @marcdomso

Nenhum comentário:

Postar um comentário