Conheça alguns hábitos inteligentes de consumo

Quanto mais energia desperdiçamos, maior é o nosso débito com o meio ambiente. Isso sem falar no prejuízo que sentimos no bolso. Ao usar a energia elétrica de maneira correta, economizamos na conta de luz e ainda ajudamos na preservação dos recursos naturais e na qualidade de vida no planeta.

Por isso, o Programa Casa Segura leva à população orientações sobre hábitos inteligentes de consumo. Confira:

 

Em casa

A manutenção das instalações elétricas é muito importante na economia de energia. Além de valorizar seu imóvel, também aumenta o conforto pela possibilidade do uso de novos equipamentos de forma segura.

Revisões periódicas são importantes na manutenção da fiação elétrica e na prevenção de fugas de corrente.

Não utilize benjamins e extensões. Elas sobrecarregam a rede elétrica e oferecem riscos de incêndio.

Ferro elétrico: acumule roupas para passá-las de uma única vez e evite usar o ferro nos horários em que muitos aparelhos estejam ligados para não sobrecarregar a rede elétrica. Os tecidos delicados podem ser passados com o ferro já desligado, aproveitando o calor do aparelho. Prefira o ferro a vapor, é mais econômico.

Geladeira e freezer: regule o termostato observando a estação do ano e descongele regularmente o refrigerador, pois as camadas de gelo impedem a circulação do ar frio, consumindo mais energia.

Devem ser instalados em lugares ventilados e abrigados de fontes de calor, como o fogão. As prateleiras devem permitir a livre circulação do ar frio, por isso nada de forrá-las com plásticos ou papel. E deixe os alimentos quentes esfriarem um pouco antes de guardá-los.

Chuveiro elétrico: prefira usar a chave de temperatura do chuveiro na posição verão, que consome 30% menos energia. Cinco minutos são suficientes para um bom banho.

Iluminação: abra as janelas e aproveite a luz natural. Pinte as paredes em cores claras, que refletem luz e dispensam o uso de lâmpadas de alta potência.

Limpe as luminárias e lustres. O acúmulo de pó reduz o nível de iluminação.

Lâmpadas fluorescentes são mais econômicas e iluminam tão bem quanto às incandescentes. As lâmpadas de vapor de sódio também têm grande poder de iluminação além de consumir menos energia se comparadas com as de mercúrio.

Iluminação externa: células fotoelétricas são ideais para ambientes externos, pois desligam-se automaticamente de acordo com a luminosidade do dia.

Climatização: escolha o aparelho de ar condicionado de acordo com a metragem do cômodo e observe se ele possui o selo Procel. Além de causar alergias e problemas respiratórios, filtros com sujeira dificultam a passagem do ar e sobrecarregam o motor.

Lembre-se que o ventilador de teto é mais econômico que o condicionador de ar.

Os novos modelos de televisores consomem menos energia que os antigos.

Só desligue o computador quando não for usá-lo por, pelo menos, 30 minutos. O processo de acionamento e desligamento despende muita energia e diminui a vida útil do computador.

Já o monitor é uma das partes do computador que mais consome energia. Se for fazer uma pausa, desligue! Os monitores de cristal líquido consomem metade da energia dos tradicionais (tubo).

Impressoras a jato de tinta consomem menos energia que as impressoras a laser.

Utilize a torneira elétrica só quando necessário e antes de ligá-la ensaboe toda a louça.

Use a máquina de lavar louça ou roupas quando juntar a quantidade suficiente de peças e consulte o manual de instruções para saber a quantidade exata de sabão ou detergente. Limpe periodicamente os filtros.

 

No condomínio

Sugira a adoção de rodízios de funcionamento dos elevadores nos períodos de menor movimento. Conscientize os usuários de bons hábitos como respeitar o limite máximo de capacidade, apertar o botão de chamada somente uma vez e dispensar o uso quando for precisar descer ou subir poucos lances de escada.

Verifique a possibilidade de fazer rodízios na iluminação de garagens, áreas externas ou corredores sem comprometer a segurança.

Substitua lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes compactas nos escritórios, garagens e almoxarifados. Também aproveite a iluminação natural e desligue as luminárias das dependências ociosas ou meramente decorativas.

Os motores-bomba dos sistemas de água consomem energia, por isso observe a quantidade suficiente de água e regule o nível automático da boia. Além disso, as manutenções periódicas nos sistemas de suprimento de água são importantes para se verificar a existência de vazamentos e o estado do eixo do motor (bomba d'água).

Novas rotinas de trabalho podem representar uma economia de até 80% no consumo de energia. Concentrar o trabalho em áreas específicas, desligar aparelhos e luzes das salas ociosas e realizar a limpeza por andares são boas alternativas de economia.

Fonte: Portal Lumière - 11.05.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário