Reduza os gastos com energia elétrica no inverno

O inverno começou oficialmente na terça-feira, dia 21 de junho, mas as temperaturas já caíram em muitas cidades brasileiras há algumas semanas. Com o tempo mais frio, os banhos ficam mais quentes e longos, os aquecedores elétricos são ligados mais vezes ao dia e o uso de aparelhos que utilizam energia elétrica também aumenta. Tudo isso eleva a conta de luz nessa estação.

Para que o consumidor não tome um susto com a conta no fim do mês, o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) dá algumas dicas que ajudam a economizar energia.

Em relação ao chuveiro, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) calcula que um banho quente com uma hora de duração consome entre 4,5 kWh e 6 kWh (quilowatts-hora) – o que equivale a aproximadamente 157,5 kWh no final de um mês. Em São Paulo, a Eletropaulo cobra R$ 0,3 por kWh. Logo, um banho com 60 minutos de duração, ao final de 30 dias custa R$ 47,25 – sem contar os tributos embutidos na fatura, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), Taxa de Iluminação Pública e Encargo de Capacidade Emergencial.

Por isso mesmo, é preciso adotar alternativas para reduzir esse gasto. De acordo com o Idec, algumas medidas simples podem ser bem eficientes. “Primeiro, tente diminuir ao máximo o tempo do banho. Dessa forma, além de economizar energia, também diminui o consumo de água”, lembra a instituição.

Fechar o registro na hora de se ensaboar também ajuda. Segundo a Sabesp, empresa responsável pelo fornecimento de água no Estado de São Paulo, um banho de 15 minutos consome 135 litros de água. Se a pessoa fechar o registro ao se ensaboar, reduzindo tempo de banho para cinco minutos, o consumo de água cai para 45 litros – uma economia de aproximadamente 33%.

O Idec lembra ainda que outra maneira de economizar energia em casa é optar por comprar aparelhos elétricos identificados com o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Os produtos que apresentam notas A ou B possuem uma maior eficiência energética, ou seja, consomem menos energia que os que indicam notas D ou E.

Fonte: Band - 22.06.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário