Programa vai melhorar iluminação e reduzir gasto de energia em oitocentas escolas da rede pública de ensino

Paraná - Convênio assinado entre a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a Secretaria de Estado da Educação vai melhorar a iluminação e reduzir o consumo de energia elétrica em 800 escolas da rede pública de ensino do Estado. Durante quatro anos, com um investimento de R$ 20 milhões, a Copel irá substituir sistemas de iluminação existentes, que são os conjuntos de lâmpadas, luminárias e reatores, por equipamentos com tecnologias mais modernas e mais eficientes em 200 estabelecimentos de ensino por ano, de todas as regiões do Paraná.

Para o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, ao direcionar o Programa de Eficiência Energética da Copel para a rede de escolas, o governo do Paraná atende a uma das prioridades do plano de governo, que é a educação de qualidade. As escolas serão selecionadas por critérios técnicos estabelecidos pela Secretaria da Educação, baseados principalmente no volume de consumo.

Até o final do projeto deverão ser substituídas e adequadamente descartadas mais de 19 mil lâmpadas incandescentes, que serão trocadas por lâmpadas fluorescentes compactas de maior eficiência. Outros mais de 200 mil conjuntos de luminárias fluorescentes também serão trocados por equipamentos mais eficientes, gerando uma economia aproximada de até R$ 930 mil por ano.

Fonte: Procel Info - 25.07.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário