Praça Vilaboim terá 'iluminação progressiva'

São Paulo - O projeto da prefeitura prevê a troca das luminárias atuais, de vapor de sódio ou mercúrio, por luzes mais modernas e econômicas, com LEDs. Ainda não há uma data exata para a troca das luzes.

Elas possuem sensores que acendem as luzes progressivamente. Com isso, à medida que anoitece, a luminária acende aos poucos para compensar a falta de luz natural. Ela só funciona com 100% de sua capacidade quando está totalmente escuro. Ao amanhecer, acontece o mesmo, mas em processo inverso - ela vai se apagando à medida que a luz do sol aparece.

O processo é semelhante ao que acontece nas lâmpadas caseiras que funcionam com um equipamento chamado dimmer. Ao todo serão instaladas 14 luminárias, sendo dez no entorno da praça e quatro na área interna. O projeto prevê uma economia de até 70% no consumo de energia elétrica da praça.

Além da praça Vilaboim, a prefeitura pretende ainda trocar a iluminação da rua Maria Antonia, também em Higienópolis. Outros 16 pontos também devem receber a iluminação até 2012.

A tecnologia de LEDs já é usada em locais como o túnel Ayrton Senna e as ruas do largo do Arouche, Avanhandava e Amauri. Recentemente, o parque Ibirapuera e a avenida Paulista passaram pela troca das luzes.

Fonte: Destak - 03.08.2011

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário