Tecnologia LED é implantada em semáforos de Belo Horizonte

Mais de 22 mil lâmpadas convencionais de semáforos foram trocadas pela tecnologia LED (diodo emissor de luz) em Belo Horizonte (MG). Com as substituições, além de aumentar a segurança para motoristas e pedestres, estima-se uma redução de 86% no consumo atual de energia.

A tecnologia foi implantada em 853 cruzamentos com sinal da capital. Na avenida Antônio Carlos e praça da Savassi, a mudança será feita posteriormente por causa das obras que acontecem nos locais.

Segundo a BHTrans (empresa que cuida do trânsito na cidade), serão vários os benefícios, entre eles, a segurança no trânsito, já que o LED elimina o conhecido "efeito fantasma", produzido pela incidência da luz solar no foco do semáforo, o que dá a impressão de todas as lâmpadas acesas.

Além disso, o LED possui vários pontos emissores de luz, e, se alguns desses pontos queimarem, não haverá comprometimento total da indicação luminosa do semáforo, pois irá restar uma quantidade considerável de pontos ainda ativos.

A implantação do Projeto de Eficiência Energética da Sinalização Semafórica de BH - Projeto LED, da Prefeitura de Belo Horizonte, também irá reduzir o consumo de energia elétrica na cidade.

Uma lâmpada LED tem uma vida útil superior a 50 mil horas, 25 vezes mais que as lâmpadas convencionais, que duram cerca de 2.000 horas, além de possuir melhor luminosidade.

O projeto, que teve início em março de 2011 e foi concluído no dia 1º de setembro deste ano, foi executado em parceria com a subsidiária da Cemig, Efficientia, que financiou os R$ 6 milhões investidos nos equipamentos.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário