Aneel aprova sistema de cobrança que pode baratear conta de luz

Um novo sistema de cobrança de tarifa aprovado nesta terça-feira (22) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai permitir aos consumidores economizar na conta de luz ao reduzir o consumo de energia no horário de pico.

Pelo novo sistema, cada distribuidora de energia vai definir um intervalo de três horas, entre as 17h e 22h, em que o consumo de energia elétrica será mais caro. Neste horário de pico, a energia custará cinco vezes mais do que no horário de baixo consumo (madrugada) e três vezes mais do que no horário intermediário (restante do dia). Hoje, os consumidores pagam uma tarifa única, independente do horário.

De acordo com o diretor da Aneel, Edvaldo Santana, a medida deve entrar em vigor em 2014. O objetivo da mudança, de acordo com ele, é permitir aos consumidores controlar o consumo de energia de modo a reduzir o valor da conta.

"Essas mudanças vêm modernizar a estrutura da tarifa de energia e dar um pouco mais de responsabilidade aos consumidores para a redução do consumo”, disse Santana.

Fonte: G1

As mudanças no consumo de energia através da Smart Grid

Smart Grid ou, em português, redes inteligentes, trata-se de um conjunto de tecnologias e de novas regulamentações governamentais, comumente atrelado ao consumo de energia elétrica, que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário mundial. Apesar de suas múltiplas possibilidades de aplicação, o conceito de Smart Grid ganha destaque ao proporcionar um novo jeito de olhar para o consumo de energia.
Você já pensou em abastecer seu veículo elétrico em pontos de abastecimento espalhados pela cidade e através de um número ou código, esse consumo vai direto para a sua conta de energia? Ou ainda ter informações reais do seu consumo de energia em cada hora do dia, possibilitando ter mais controle sobre o consumo e tarifas diferenciadas?
Em um primeiro momento, a Smart Grid inicia sua configuração com a instalação de medidores de energia elétrica inteligentes - muito mais complexos que os leitores de consumo conhecidos hoje no mercado. Os medidores inteligentes são uma via bidirecional entre a concessionária e o consumidor final, pois, com eles, a concessionária terá em mãos uma série de informações antes impossíveis de serem obtidas com os medidores comuns. Um exemplo disto é a possibilidade de saber que em determinado horário do dia foi consumido mais ou menos energia em cada casa, tornando o serviço mais inteligente e customizado.
Neste caso, o avanço tecnológico proporcionado pela Smart Grid traz em si, também questões éticas. Se, por um lado, ganhamos poder por meio do controle do uso da energia, de forma econômica e inteligente, do outro há um entrave, uma questão cultural que precisa ser muito bem discutida no Brasil. Com os medidores inteligentes as concessionárias terão em mãos informações em tempo real dos consumidores, tais como: o horário que há mais pessoas nas casas, quantos aparelhos de televisão estão ligados, quantos banhos foram tomados. O governo, junto às concessionárias, terá que encontrar uma saída para essa questão: manter a privacidade do consumidor pensando até que ponto esse verdadeiro "big brother elétrico" pode ir, sem deixar de garantir ao consumidor que essas informações não serão usadas de forma inadequada.
Falando ainda nas tecnologias que envolvem a Smart Grid, a automação, seja ela industrial, predial, residencial, de sistemas elétricos, é outro elemento fundamental que, integrado ao medidor inteligente, será capaz de programar diversas tarefas. Em um simples exemplo: programar a máquina de lavar roupa para que ela funcione às 3h da manhã porque nesse horário a tarifa é mais barata. Fora do país esse conceito é conhecido como Building Manager Energy, ou seja, gestão de energia em edificações.
Ainda dentro do segmento de automação, podemos abordar outro conceito: resposta à demanda. Este conceito consiste no controle da energia conforme o consumo da usina. Em outras palavras, em horários de pico - de 18h as 20h (horário em que as pessoas saem do trabalho, chegam em casa e tomam banho) - as empresas ou demais edificações e residenciais poderiam diminuir seu consumo interno em determinados equipamentos, desta forma as usinas de energia e empresas de distribuição poderiam canalizar toda a energia para onde ela fosse mais exigida. Nesse período, os clientes pré-estabelecidos em contrato poderiam, por exemplo, diminuir ou parar o consumo de ar condicionado de seus corredores ou reduzir e desligar iluminações de corredores ou áreas que não fossem essenciais.
Outra possibilidade dentro da tecnologia da automação é a geração distribuída de energia, ou seja, os clientes poderiam ao invés de apenas de consumir energia, também gerar energia limpa para seu consumo e fazer com que a energia excedente possa ser redistribuída. Uma casa poderia ter painéis de energia solar em seu telhado e alternar seu consumo entre energia solar e energia convencional, e assim a sua produção excedente de energia ao fim do mês poderia ser "vendida" para as concessionárias.
Estas são algumas das aplicabilidades da Smart Grid. É evidente que ainda temos muito a percorrer se comparado a países como EUA, China, Japão e países da Europa, que já possuem diversos sistemas implantados e estão com o conceito muito mais desenvolvido. Entretanto, o Brasil, em relação a esses países, tem um diferencial muito grande: a energia que geramos aqui é em sua grande maioria energia "limpa", vem de nossa extensa bacia hidrográfica, enquanto outros países utilizam carvão, energia nuclear e energia termoelétrica para suprir o seu consumo.
Há quem possa dizer "mas com isso vamos precisar de mais usinas" - e, consequentemente, haveria um grande desequilíbrio ambiental com desmatamentos, alagamentos de regiões, mudanças de curso de rios, desapropriações etc. Porém, a ideia do Smart Grid é justamente o contrário: com o consumo de energia inteligente e eficiente, não precisaríamos mais de tantas usinas, mesmo com o iminente aumento do consumo da energia, o país passaria a consumir a energia de forma mais eficiente evitando principalmente os desperdícios.
No Brasil, esse conceito começa a engatinhar: A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ainda está em fase de regulamentação e testes com os medidores inteligentes junto a projetos de P&D com as concessionárias de energia. Por isso, acredito que em cinco anos já teremos uma base sólida de medidores instalados, o que, consequentemente, puxará a implantação e a automação de sistemas elétricos e o gerenciamento de energia (predial ou residencial). Antes disso, enfrentaremos grandes desafios, como a regulamentação já citada e a infraestrutura de comunicação para que o sistema funcione de forma adequada, uma vez que nosso sistema de transmissão elétrica é relativamente antigo, com mais de 30 anos, e praticamente não dispõe de uma rede adequada de comunicação. São questões que devem ser discutidas.

Fonte: Primeira Edição
As informacoes contidas nesta mensagem e nos arquivos anexados sao para uso
exclusivo do destinatario aqui indicado e podem conter assuntos comerciais, de
propriedade intelectual ou outras informacoes confidenciais, protegidas pelas leis
aplicaveis.
Caso nao seja o destinatario correto, por favor, notifique o remetente
imediatamente e elimine esta mensagem, uma vez que qualquer revisao, leitura,
copia e, ou divulgacao do conteudo desta mensagem sao estritamente proibidas
e nao autorizadas.
Obrigado por sua cooperacao.
The information contained in this message and the attached files are restricted to
the addressee, and may contain commercial information, copyright, or other
confidential information protected by law.
If you are not the recipient, please notify the sender immediately and delete it
from you system, since any change, reading, copy and, or dissemination of this
e-mail is strictly prohibited by and not authorized.
Thank you.

Cemig realiza grande leilão de veículos

A Cemig promoverá um grande leilão de veículos no dia 23/11, às 9h30, no Palácio dos Leilões, situado na Av. Vereador Joaquim Costa, nº 1800 – Bairro São Sebastião I – Contagem / MG.

Demais esclarecimentos e detalhes sobre as condições estabelecidas para venda e exemplares do catálogo do leilão poderão ser obtidos através do escritório do Leiloeiro (Palácio dos Leilões), pelos fones (31) 2125-9400, 2125-9425, 2125-9428 ou 2125-9442.

Microprocessador completa 40 anos

Há 40 anos a Intel lançava no mercado o primeiro microprocessador de propósito geral, o Intel 4004. Era um processador de 4 bits que trabalha internamente a 750 KHz e tinha aproximadamente 2.300 transistores. O Intel 4004 foi usado originalmente em calculadoras e ele é na verdade o precursor dos processadores modernos.

Nos últimos 40 anos muita coisa mudou. Em comparação ao Intel 4004, os processadores modernos são 350 mil vezes mais rápidos e consomem 5 mil vezes, mas a ideia básica continua a mesma: um chip capaz de executar um conjunto de instruções (programas) e produzir resultados.

Cemig implantará tecnologia LED na Ceasa Minas

Na segunda-feira, 7 de novembro, a Cemig assinou um convênio de cooperação técnica e financeira com as Centrais de Abastecimento S/A – Ceasa Minas para a substituição de todo o sistema atual de iluminação por lâmpadas de tecnologia LED. Realizado com recursos do Programa de Eficiência Energética da Cemig, o projeto foi viabilizado pela Efficientia, empresa do Grupo Cemig, que também atuará na gestão do novo sistema. Segundo o diretor comercial da Cemig, José Raimundo Dias Fonseca, dentre os benefícios previstos com a implantação do novo sistema estão a economia de energia e a redução dos custos de manutenção devido à maior vida útil dos LEDs em relação às lâmpadas atualmente utilizadas.

“Outro aspecto positivo é a adequação dos níveis de iluminação às normas vigentes, melhorando assim a qualidade para os usuários”, salienta. No total, serão substituídas cerca de 15 mil lâmpadas que proporcionarão uma economia de mais de 3.000 MWh por ano, além da retirada de 800 kW de demanda no horário de ponta.

O diretor comercial da Cemig, José Raimundo Dias Fonseca, explica que a economia representa 40% de redução no consumo do sistema de iluminação da Ceasa Minas e é equivalente ao consumo de 2.150 residências. “Além disso, sob o ponto de vista da sustentabilidade, o projeto permitirá que seja evitada a emissão de 600 toneladas de CO2 na atmosfera, por ano.”

Investimento - Para a implantação do projeto serão investidos R$ 6,1 milhões, que serão reembolsados pela Ceasa Minas à Cemig com base na economia de energia obtida. Os recursos contemplam a aquisição e instalação dos LEDs, além da destinação ecologicamente correta das lâmpadas atuais.

“O projeto reflete a política da Cemig de apoio a seus clientes no uso racional da energia, o compromisso com o desenvolvimento sustentável reforçando a manutenção da empresa no Índice Dow Jones de Sustentabilidade, bem como a atuação da Efficientia na promoção da eficiência energética e disseminação de novas tecnologias”, destaca José Raimundo Dias Fonseca, diretor comercial da Cemig.

Fonte: SmartGrid News

Petrobras monta supercomputador mais rápido do Brasil

A Petrobras possui oficialmente o computador mais rápido do Brasil e um dos 500 mais rápidos do mundo: o Grifo04, cuja capacidade máxima é 1 petaflop (equivalente a 1 quatrilhão de operações matemáticas por segundo). O supercomputador foi desenvolvido para trabalhar com complexos dados de análise sísmica, área sensível para quem pretende furar quilômetros de rochas submersas na busca pelo pré-sal.

A supermáquina da Petrobras consiste em um grupo de computadores que operam em conjunto, de forma mais conhecida como cluster (aglomerado de computadores), e consiste em 544 servidores e com 500 mil núcleos de processamento de memória, somando uma capacidade de memória de 16 Terabytes.

Além da grande capacidade de processamento, outros pontos interessantes do supercomputador estão vinculados ao seu desenvolvimento. Ele foi projetado por equipes da Petrobras e consome 90% menos energia que um equivalente do mercado. Com o projeto desenvolvido, a estatal organizou uma licitação vencida pela Itautec, que montou o computador.

Além do hardware, a petroleira concebeu também softwares específicos para aproveitar ao máximo o poderio do equipamento. São algoritmos para que o Grifo04 seja capaz de processar mais de 6 trilhões de amostras sísmicas por segundo.

A economia do computador não se reflete apenas na menor demanda de energia. O Grifo04 custou R$15 milhões. Caso a Petrobras não tivesse investido em sua construção, seriam necessários gastos de até R$180 milhões para a construção de um novo centro de processamento de dados. Segundo a Petrobras, o que convenceu a empresa a investir na tecnologia foi a percepção de que não havia mais espaço físico e o consumo de energia era muito alto.

Fonte: Techtudo

Computador mais rápido do mundo quebra próprio recorde

O supercomputador japonês conhecido como “K” bateu o próprio recorde e foi capaz de realizar mais de 10 quatrilhões de operações envolvendo ponto flutuante por segundo. O recorde anterior era de 8 quatrilhões de cálculos por segundo. O computador K tem mais de 88 mil processadores. Para você ter uma ideia do poder computacional do K, o segundo computador mais rápido do mundo, o Tianhe-1A, pode executar “apenas” 2,6 quatrilhões de cálculos por segundo.

O supercomputador K é fabricado pela Fujitsu e é utilizado pelo Riken Institute, para pesquisas sobre física e química no Japão.

Cemig oferece oportunidades de estágio

Estudantes que almejam obter experiência profissional e conhecer o cotidiano de trabalho em uma grande empresa já podem realizar inscrição no processo seletivo de estágio da Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig. A Empresa oferece 379 vagas de estágio para 2012, sendo 219 para nível superior e 160 para nível médio técnico. As inscrições acontecem de 07 a 18 de novembro e devem ser feitas pelo endereço eletrônico do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), no www.estagioiel.com.br.

O estágio está previsto para começar em fevereiro, com duração de dez meses e carga horária de quatro horas por dia. Os candidatos selecionados receberão bolsa de complementação escolar, nos valores de 1,4 salário mínimo para estudantes de nível superior e 1,1 salário mínimo para os de nível técnico, e terão direito a seguro de acidentes pessoais e vale-transporte.

Provas on-line

O candidato deverá responder, imediatamente após realizar a inscrição pela internet, a uma prova on-line de conhecimentos gerais e atualidades. Para finalizar o processo de inscrição, é necessário encaminhar ao Instituto Euvaldo Lodi, até o dia 18 de novembro, a declaração escolar, conforme modelo próprio do IEL presente no Anexo II do Regulamento do Programa de Estágio (contendo nome completo, curso, período, ano ou módulo em que se encontra matriculado com a previsão de formatura e o histórico escolar atualizado comprovando média de 60% do último período cursado), para comprovação dos dados escolares.

A postagem deverá ser feita até o dia 18 de novembro de 2011 para o endereço: Instituto Euvaldo Lodi - Rua Alagoas, nº 76 – Bairro Funcionários – Belo Horizonte – MG CEP 30140-060.

As áreas solicitantes receberão a lista dos candidatos pré-selecionados para efetuarem as entrevistas técnicas, e a previsão de contratação dos estagiários é em fevereiro de 2012.

Especificações

Para se inscrever, o candidato deve estar matriculado e frequente no penúltimo ou no último ano do curso, para estágio de nível superior. Para estágio de nível médio técnico, o candidato deverá estar no último ano do curso ou, então, ter concluído o curso e necessitar do estágio para obtenção do certificado de conclusão.

No caso específico do curso tecnólogo, somente poderão participar aqueles estudantes que já tiverem concluído o primeiro ano do curso.

Somente serão aceitas inscrições de estudantes dos cursos reconhecidos pelo MEC, conforme consta no site www.educacaosuperior.inep.gov.br. Inscrições de estudantes que já tenham cumprido estágio do mesmo curso na Cemig não serão aceitas.

Abaixo, segue a relação dos cursos que os alunos devem estar cursando para se candidatarem às vagas:

Nível Superior:

Administração, Administração Financeira, Administração Pública, Agronomia, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciência da Computação, Ciência da Informação, Comunicação Social (Jornalismo e Relações Públicas), Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Estatística, Geografia, Geologia, Matemática, Nutrição, Psicologia, Redes de Computadores, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Tecnologia da Qualidade, Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Processamento de Dados.

Nível técnico:

Agrícola, Administração, Agropecuária, Construção Civil, Contabilidade, Edificações, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Formação Gerencial, Gestão de Processos, Informática, Instrumentação, Mecânica, Meio Ambiente, Qualidade, Química, Segurança do Trabalho, Trânsito e Transportes, Telecomunicações e Zootecnia.

Procel promove treinamento para prefeituras

Minas Gerais - Com inscrições gratuitas, será realizado nos dias 21 e 22 de novembro, em Belo Horizonte (MG), o treinamento Economizando Energia Elétrica nas Prefeituras, promovido pela Eletrobras/Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), em parceria com a PUC-Rio e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). O treinamento, que acontecerá das 8 às 18 horas, faz parte das ações do Procel GEM - Gestão Energética Municipal. Mais informações e inscrições sobre o treinamento, que ocorrerá na Avenida Barbacena, 1200 - Santo Agostinho -  pelo site www.energianaprefeitura.com.br ou pelo e-mail treinamentobh@bravoeventos.com.

Fonte: Procel Info

Metade das residências brasileiras ainda usa lâmpadas incandescentes

Mesmo após dez anos da entrada das lâmpadas fluorescentes no mercado brasileiro, 50% das residências brasileiras ainda resistem ao uso desse tipo de iluminação. De acordo com o diretor da Divisão de LED da Lâmpadas Golden, Ricardo Cricci, as lâmpadas incandescentes estão contribuindo para mudar o comportamento do consumidor. Segundo ele, o preço elevado e a vasta oferta de produtos sem certificação técnica que assolaram o mercado nos primeiros anos contribuíram para acentuar a resistência do consumidor frente à nova tecnologia. “A ausência de uma legislação específica fez com que o mercado fosse invadido por produtos de péssima qualidade, surgindo um preconceito contra a lâmpada compacta, em função da concorrência com aquelas sem qualidade lumínica, vida curta e ausência de garantia”, explica.

Segundo Cricci, o mercado de lâmpadas fluorescentes cresce cerca de 20% ao ano. “Um índice muito pequeno, quando comparado ao tamanho do mercado, visto que a lâmpada incandescente ainda deve ser responsável por aproximadamente 50% da iluminação residencial no Brasil”, explica.

De acordo com a Lâmpadas Golden, dados técnicos do Ministério de Minas de Energia afirmam que a substituição das lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes geraria uma economia de 10 milhões MWh/ano até 2030.

Para Cricci, o consumo médio de energia elétrica utilizada pela iluminação tende a diminuir nos lares brasileiros, pela evolução da tecnologia das fontes de luz. “Enquanto existe um potencial de elevação do consumo de energia elétrica relacionado ao aumento da posse e do uso da vasta gama de equipamentos eletrodomésticos, a oferta de produtos mais eficientes e com tecnologia mais moderna na área de iluminação tende a contribuir para a economia de energia elétrica”, afirma.

Economia

A tendência de consumo, segundo a empresa, aponta favoravelmente para as fontes eficientes, com baixo índice de metais pesados, de longa duração e de IRC (Índice de Reprodução de Cor) elevado. Com vida útil que pode chegar a 25 mil horas e baixo consumo de energia, a lâmpada fluorescente pode ser uma aliada na economia de energia.

Segundo Cricci, daqui a quatro anos os investimentos na tecnologia de lâmpadas LED devem representar 50% do consumo total de lâmpada no país. Ele afirma que “esta tendência tem motivado a diversificação da oferta de produtos ligados ao mercado sustentável, forçando uma verdadeira revolução no portfólio de fabricantes de lâmpadas”.

Fonte: Info Money