IDEAL lança cartilha sobre Eletricidade Solar

Santa Catarina - O Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (IDEAL), sediado em Florianópolis, lança oficialmente em 03 de abril uma cartilha educativa sobre Eletricidade Solar. O objetivo é difundir o uso da energia fotovoltaica junto a instituições, escolas, meios públicos e empresariais e empresas de energia elétrica. Além de estar disponível no site da organização (www.americadosol.org), a Cartilha será enviada para as instituições interessadas e poderá ser reimpressa e distribuída pelas próprias instituições aos seus públicos. O lançamento acontecerá no colégio de Aplicação, da UFSC, a partir das 9h. Após uma palestra educativa, os alunos vão receber a cartilha e farão uma visita à mini-usina fotovoltaica, sediada na Universidade.

O livreto de 20 páginas, editado em Português e Espanhol, explica em linguagem simples e prática o funcionamento da energia, seu processo de transformação em eletricidade, as diferentes tecnologias e possíveis locais de implantação. Trata-se de um excelente recurso para apoiar programas de educação e sustentabilidade em instituições de vários ramos.

A ANEEL prepara uma regulação para geração distribuída que deve incentivar a instalação de mini-usinas em residências no Brasil, aproveitando mais uma fonte energética abundante no país. A região menos exposta à radiação solar é 40% maior do que a região mais ensolarada da Alemanha, por exemplo, um dos países que lideram o uso da energia fotovoltaica no mundo.

Fomento às energias renováveis

Criado em 2007 pelo engenheiro do setor elétrico Mauro Passos, ex-vereador e ex-deputado federal, o Instituto IDEAL tem o propósito de fomentar as energias renováveis junto aos governos, aos parlamentos, no meio acadêmico e empresarial, possibilitando que se estabeleça uma política de integração e desenvolvimento regional contemplando as energias alternativas na matriz energética de seus países.

Desde a sua criação, o Instituto tem se envolvido em uma grande variedade de eventos relacionados com a questão e realizado uma série de parcerias, a fim de atingir o seu objetivo. Entre as principais estão o Conselho Mundial de Energias Renováveis​​, a Parceria em Energia Renovável e Eficiência Energética, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit , o Bankengruppe, o Parlamento do Mercosul, Centro de Formación para la Integración Regionale a Oficina Regional de Ciencia para América Latina y el Caribe da Unesco.

Fonte: Plurale

Nenhum comentário:

Postar um comentário