Procel concede selo para quatro novas categorias de produtos

Eletrobras realiza pesquisa e quatro novas categorias são incluídas no programa Selo Procel

O Selo Procel Eletrobras foi concedido para quatro novas categorias: ventiladores de mesa, ventiladores de pedestal, ventiladores de parede e circuladores de ar. Segundo estimativa da própria empresa, o consumidor poderá economizar R$30 por ano ao optar por usar o produto que tenha adquirido o Selo.

Os produtos são testados em laboratório e precisam atingir um índice de eficiência energética, segurança do aparelho, potência e vazão mínima de ventilação para serem aprovados e estarem aptos para fazerem uso do Selo Procel.

Segundo o gerente da Divisão de Eficiência Energética em Equipamentos da Eletrobras, Rafael Meirelles David, para a criação das quatro categorias foi discutida uma metodologia de ensaio entre os fabricantes e a Eletrobras. Após chegarem a um acordo quanto à metodologia, um estudo detalhado foi encomendado para um laboratório autorizado pelo Inmetro. “O estudo englobou cerca de 60 modelos de equipamentos. Com esse número tivemos segurança para estabelecer um índice mínimo para os aparelhos receberem o Selo Procel”, comenta Rafael David.

Apesar de os fabricantes optarem voluntariamente pelo uso do Selo Procel, os aparelhos precisam ser testados e sua eficiência precisa ser comprovada. Porém, o equipamento ser eficiente não é garantia de adquirir o Selo.

O fabricante precisa comprovar também a segurança de seus equipamentos. “De nada adianta um produto com eficiência energética se ele não é seguro para o usuário. Garantir a integridade física do consumidor é uma das prioridades para o Procel. Assim os aparelhos precisam estar preparados para que os usuários não tomem choque ou tenham contato com as hélices do ventilador. Os aparelhos precisam atender as normas exigidas", afirmou David.

Os índices exigidos para a concessão do Selo Procel Eletrobras são revisados no período de três a quatro anos. Com o tempo, o índice vai sendo atualizado e ficando mais exigente. David afirma que o Selo estabelece um padrão de eficiência energética e a economia de energia é promovida no mercado como um todo.

A Eletrobras estima que três em quatro residências no Brasil possuam algum tipo de ventilador portátil ou circuladores de ar. Segundo Rafael David, esse número influenciou na criação das novas quatro categorias. Até o final do ano, a Eletrobras estuda certificar mais duas novas categorias: fornos de micro-ondas e luminárias para iluminação pública. Para o ano que vem, ele prevê que a categoria de lâmpadas tubulares também será contemplada.

A meta, segundo David, é manter o Selo Procel em 20% dos produtos por categoria. Ele ressalta que a Eletrobras mantém este objetivo para destacar os produtos mais econômicos e, desta forma, indicar para os consumidores os melhores produtos na questão de eficiência energética.

Em 2008, a categoria dos ventiladores de teto já era contemplada e, com a entrada dos novos produtos, o programa da Eletrobras passa a possuir 38 categorias cadastradas.

No relatório de resultados com ano base de 2010, divulgado pelo Procel em 2011, o programa resultou na economia de aproximadamente 6,16 bilhões de kWh. Para conferir os equipamentos que já possuem o Selo, os resultados dos testes e mais informações sobre o Procel, visite o site da Eletrobras Procel .

Fonte: Brenno Marques, para o Procel Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário