Diagnosticar o perfil de consumo é um passo para economizar

Empresas de médio e grande porte têm a possibilidade de escolher seu fornecedor de energia elétrica no segmento chamado de mercado livre, obtendo reduções substantivas de custos. As companhias pequenas, porém, não tem este direito, mas nem por isso estão impedidas de obter maior eficiência energética e economia. Para que isso ocorra, é crucial que os pequenos empresários façam um diagnóstico do seu perfil de consumo, para saber exatamente quais são as oportunidades.

Medir o consumo mensalmente e identificar qual é a maior fonte de gasto com energia é o primeiro passo. Em seguida, o empresário deve avaliar como as contas de energia se comportam ao longo do ano, para detectar quais fatores externos influenciam o consumo deste insumo. Dependendo do negócio, a oscilação pode ser provocada pelo calor (devido ao uso de ar-condicionado) ou vendas maiores em determinada época do ano. "É preciso conhecer bem a operação da empresa e observar sua ligação com o consumo de energia", explica o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), José Starosta.

Caso a empresa não tenha conhecimento sobre o assunto, pode ser vantajoso contratar um especialista. Para isso, o empresário pode contar com empresas de engenharia especializadas em serviços de conservação de energia, chamadas de ESCOs (Energy Services Company), que têm especialidade em diferentes setores da economia, como indústria, comércio e serviços.

Um erro comum das pequenas companhias é tomar decisões sem planejamento, baseadas em informações superficiais. Ele cita como exemplo uma loja que decide trocar as lâmpadas da vitrine por outras com menor consumo, sem pensar que isso terá um efeito negativo sobre a imagem do estabelecimento. "O objetivo é reduzir o custo de energia sem comprometer a qualidade", diz. Segundo o executivo, projetos bem executados permitem que o empresário recupere o investimento em manutenção e reformas ao longo de alguns anos, devido à redução da conta de luz.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário