Uso eficiente da energia

Eficiência é o que se tem quando há um saldo positivo na relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados. Por exemplo, se uma fábrica sabe como produzir mais, utilizando bem a sua matéria-prima, sem desperdícios, podemos dizer que ela tem um modelo de produção eficiente. Mas se essa fábrica começar a produzir menos e gastar mais, o seu modelo passará a ser ineficiente.

Usar a energia de forma eficiente é buscar o máximo de desempenho dos aparelhos e processos com o mínimo de consumo de nossas reservas naturais. Veja como é possível fazer isso nas nossas casas, no comércio, na indústria e nos serviços públicos:

Nas residências

Se utilizarmos lâmpadas e eletrodomésticos eficientes em nossas casas e fizermos um esforço para mudar nossos hábitos, gastaremos apenas a energia absolutamente necessária para que possamos ter uma vida confortável e segura.

No comércio

Nos estabelecimentos comerciais, podem ser instalados equipamentos apropriados para a conservação dos produtos comercializados. Além disso, é preciso escolher os materiais mais adequados para acomodar cada um deles e dar atenção especial aos sistemas de refrigeração e iluminação.

Na indústria

É possível aumentar ainda mais a eficiência das máquinas e dos produtos, aperfeiçoando as rotinas de manutenção dos equipamentos e instalações das indústrias. Assim, as fábricas não só economizam energia e matéria-prima, como também investem na criação de empregos e no aperfeiçoamento do seu produto final.

Nos serviços públicos

É necessário dar maior atenção aos sistemas de iluminação pública e transporte, sem esquecer a segurança e o conforto da população. Mudar os hábitos e os horários em escritórios e edifícios públicos é outra medida que pode ser tomada sem prejuízo para o desenvolvimento do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário