Mais econômicas, lâmpadas LED são ideais para empresas

Apesar de parecerem mais caras na hora da compra, as lâmpadas LED são tendência em ambientes onde a iluminação é imprescindível em qualquer hora do dia, como é o caso de empresa, lojas e indústrias. Para reduzir o consumo de energia mesmo com a luz acesa ao longo do dia, a melhor opção é usar esse tipo de lâmpada, que têm alto rendimento e baixo gasto de eletricidade.

Segundo Isac Roizenblatt, diretor técnico da Associação Brasileira da Indústria e Iluminação (Abilux), o uso de LEDs se consolidará no Brasil, principalmente com o aumento de indústrias que fabricam esse tipo de lâmpada no país. De acordo com o executivo, é possível observar uma redução dos preços inversamente proporcional a uma melhora da eficiência energética e também a uma maior qualidade na reprodução de cores naturais.

Essa tecnologia torna as lâmpadas mais duráveis, além de reduzir o consumo de eletricidade em até 80% - enquanto as tradicionais duram cerca de mil horas, as LED rendem de 20 mil a 50 mil horas. Por isso, elas vêm ganhando espaço em ambientes nos quais é necessário haver uma boa potência de luz e efeito luminoso na exposição de produtos.

"Lojas de rua apresentam maior dificuldade na formatação de um projeto, pois demanda cuidados especiais", afirma Alexandre Giovannetti, consultor técnico da Sylvania, tradicional marca do segmento de iluminação. De acordo com o representante, o tipo LED CREE proporciona melhor garantia de desempenho e qualidade.

Recentemente, cientistas da Universidade Wake Forest (EUA) desenvolveram uma lâmpada ainda mais potente e econômica que as LEDs: são as chamadas FIPEL, que não utilizam mercúrio nem outros tipos de materiais químicos cáusticos em sua fabricação. Segundo o estudo divulgado pela instituição, entre as vantagens está uma maior maleabilidade do objeto, com uma iluminação menos artificial e sem os riscos de quebra ou derretimento.

Com três camadas de um polímero indutor eletroluminescente, a FIPEL tem um grande volume de nanopartículas que esquentam quando entram em contato com a corrente elétrica. Como a comercialização dessas lâmpadas ainda não começou, as LEDs ainda são a opção mais acessível e ecologicamente responsável para os comerciantes.

Fonte: Terra

Concurso CEMIG Edital 02/2012 - Resultado homologado


Concurso CEMIG Edital 02/2012

A Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG, através da Superintendência de Recursos Humanos informa que o resultado final do concurso supramencionado teve como aprovados os seguintes candidatos, em ordem classificatória, por cargo/cidade de trabalho. Decorrido o período de recursos, sem alterações, torna-se homologado em 28 de dezembro de 2012.

RINDAT atualiza mapa de incidência de descargas

O site da Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (RINDAT) passa a apresentar, a partir deste mês, um novo mapa indicando a atividade elétrica das tempestades, integrado à plataforma Google. A nova forma de apresentação segue tendência mundial de apresentação de dados meteorológicos.

Confira: http://www.rindat.com.br

Cientistas criam lâmpada superior ao LED

Você mal teve tempo de piscar e já existe uma tecnologia superior ao LED quando se fala em iluminação. Pelo menos é o que afirmam cientistas da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, que desenvolveram uma lâmpada com camadas de plástico que é mais eficaz do que as que podem ser encontradas hoje no mercado.

Ela, a FIPEL, é feita com um polímero indutor eletroluminescente, que é um material que possui um grande volume de nanopartículas. Quando a corrente elétrica passa, ela esquenta e isso a torna mais potente.

Entre as vantagens desse produto estão o fato de que ele é maleável, não possui mercúrio ou materiais químicos cáusticos e também produz uma luz que é menos artificial e, por consequência, menos incômoda aos olhos humanos. Também não tem ruído como as lâmpadas fluorescentes.

Os pesquisadores, que têm um protótipo que já dura mais de 10 anos, têm a intenção de fazer contatos empresariais. Se tudo correr como o esperado, a lâmpada poderá estar disponível no mercado já no ano que vem.

Fonte: Blogs Pop Tech

Smart grid é um caminho sem volta, diz presidente da ECOee

São Paulo - O conceito de redes inteligentes tem sido cada vez mais abordado entre as empresas do setor de energia que, aos poucos, começam a empregar algumas tecnologias em seus sistemas, além de investirem em programas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para estarem preparadas quando as smart grids começarem a se consolidar no Brasil.

Apesar de concordar que ainda faltam muitos passos para as redes inteligentes encontrarem seu caminho no país, o presidente do 5º Fórum Latino-Americano de Smart Grid, presidente da ECOee, Cyro Vicente Boccuzzi, acredita que esse desenvolvimento começa a dar seus primeiros sinais por aqui. “As tecnologias estão se atualizando mundialmente e teremos que seguir essa tendência”, comentou.

O executivo, que também é membro sênior do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), contou ainda que dentro dos programas de compras das concessionárias, os equipamentos já chegam com as inovações das redes inteligentes. “Se você compra um equipamento, vai dar preferência para o que há de mais moderno, sendo que muitos deles já estão vindo com estes avanços tecnológicos”, disse.

Ele acredita que o desenvolvimento das redes vai ser rápido, porém precisa de metas e apoio. “É necessário que o governo priorize o segmento, estimulando a inovação tecnológica, disponibilizando linhas de crédito e incentivando o desenvolvimento da indústria”, analisa Bocuzzi, que considera que já houve um progresso com as novas regulamentações aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Bocuzzi se refere à aprovação da microgeração e a minigeração de energia, onde a ideia é viabilizar a instalação, pelos consumidores, de painéis solares ou microturbinas para gerar sua própria energia, além uma resolução que estabelece que os clientes poderão optar também pela chamada "tarifa branca", sendo que para ambos os caso, será necessária instalação de medidores inteligentes.

Competitividade

A ideia é de que de um lado as redes inteligentes tragam benefícios às empresas com a redução das perdas e, de outros, os consumidores possam controlar seu consumo de energia, passando a usar o insumo em horários que o preço for melhor, pagando menos.

“Vai haver uma mudança total no cenário, onde as empresas terão que desenvolver produtos para atuar em um mercado mais competitivo “, ponderou o presidente do Fórum de Smart Grid ao frisar acreditar que as redes trarão benefícios para os dois lados, além de trazer maior segurança e estabilidade para a rede elétrica.

Fonte: Jornal da Energia

 

PEP oferece mais de duas mil vagas para cursos técnicos gratuitos

Os cursos serão oferecidos nas cidades de Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Belo Oriente e Caratinga. A seleção será feita por meio de prova.

O Programa de Educação Profissional (PEP), está com inscrições abertas até o dia 17 de dezembro para 35 cursos técnicos gratuitos nos Vales do Aço e Rio Doce, na região do Leste de Minas Gerais.

Na região são 2.745 vagas distribuídas nas cinco cidades: Ipatinga (1145), Timóteo (665), Caratinga (525), Coronel Fabriciano (340) e Belo Oriente (70). As vagas são para Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Segurança do Trabalho, Comércio, Finanças, Rede de Computadores, Edificações, Agricultura, Eletromecânica, Mecatrônica, Metalurgia, Análises Clínicas, Enfermagem, Farmácia, Higiene Dental, Nutrição e Dietética, Prótese Dentária, Radiologia, Eletroeletrônica, Mecânica, Química, Administração, Contabilidade, Secretariado e Informática.

Inscrição

Para se inscrever, o interessado deve acessar a página do PEP - http://www.pepminas.com.br/ . O candidato precisa do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e também deve informar o número do documento de Identidade. A seleção dos candidatos será feita por meio de uma prova no dia 13 de janeiro de 2013. O exame é composto de questões de Língua Portuguesa e Matemática.

Para participar do Programa, o interessado deve estar matriculado no ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos para este mesmo nível de escolaridade na rede estadual. Também podem concorrer às vagas aqueles que já concluíram o ensino médio em qualquer rede de ensino, pública ou particular, desde que não estejam cursando o ensino superior.

Pronatec

Também estão abertas as inscrições para mais de 18 mil vagas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), que, em Minas, também é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação. Para concorrer a uma vaga, o candidato deve estar matriculado no ensino médio em 2012 em uma escola da rede pública de ensino.

As aulas do Pronatec são realizadas nas escolas do Senai e Senac, pelos Institutos Federais e pelas unidades do Sistema Federal de Educação Profissional. Ao todo, são ofertados 42 cursos diferentes em 77 municípios mineiros. Para se inscrever no programa do governo federal, o candidato deve acessar a mesma página do PEP e fazer a opção pelo Pronatec.

Fonte: G1 Vales de Minas Gerais

 

Eficiência energética fica mais acessível

Você deixaria seu salário escorrer pelo ralo? Pois é isso o que ocorre quando a água não é usada racionalmente. Segundo cálculo da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), novos hábitos podem representar uma economia de cerca de R$ 550 por ano em um apartamento residencial. Valor próximo ao do salário mínimo (R$ 622).

Além dos conhecidos gestos, como encurtar o banho e não lavar as calçadas, há "equipamentos economizadores" que regulam a água e o seu dinheiro.

Entre as opções que não exigem reforma ou contratação de mão de obra para a instalação, estão arejadores e reguladores de vazão para torneiras e chuveiros, e até kits para converter uma válvula sanitária convencional de parede em uma descarga com dois botões, um para líquidos e outro para sólidos.

O arejador, a popular peneirinha, é uma alternativa prática e acessível. "Quando a água passa pelo arejador, microbolhas de ar ocupam o espaço da água. Com isso, cria-se a ilusão de que o jato é intenso, quando, na verdade, o volume é menor", diz o assessor de meio ambiente da Sabesp, Marcelo Morgado.

Já em chuveiros, com o uso de um redutor, a vazão pode ser diminuída à metade, para dez litros por minuto.

PARA PROFISSIONAIS

Exige reforma ou mão de obra especializada a instalação de torneiras com anel regulador de pressão (automáticas e eletrônicas) e vasos sanitários com caixa acoplada (com opção embutida). Enquanto os vasos convencionais gastam de dez a 14 litros, os com caixa acoplada gastam de três a seis litros.

Fica o alerta de Simone Roma Siciliano, gerente de marketing da Fabrimar, que produz metais para cozinhas e banheiros: "É essencial despertar o uso racional. Caso contrário, por mais sofisticado que seja o produto, o objetivo de redução no consumo ficará comprometido”.

ENERGIA

No apagar das luzes, as recomendações para cortar o consumo de energia são velhas conhecidas. Mas ganharam reforço: as lâmpadas fluorescentes, que chegaram para substituir as incandescentes, e os eletrodomésticos, que ficaram mais eficientes.

A lista de equipamentos para esse fim inclui medidores eletrônicos de consumo (similar ao das concessionárias de energia, que custam cerca de R$ 250), temporizadores (que programam o funcionamento de aparelhos e custam a partir de R$ 100) e dimmers (para o controle do nível de iluminação, que custam de R$ 15 a R$ 20).

Com sistemas de automação, ainda é possível acionar e controlar diferentes aparelhos via internet ou por celulares. Segundo o consultor do setor de energia Hilton Moreno, os investimentos variam, mas o retorno costuma ocorrer até três anos.

Segundo ele, desde que usadas corretamente, nenhuma das opções para racionalizar o consumo de energia interfere no funcionamento ou na vida útil dos produtos. "Ao se disciplinar o uso dos aparelhos, a tendência é que eles durem mais", afirma.

ESTAÇÃO

Além dos hábitos de consumo, do número de aparelhos (potência e tempo de uso) e de moradores, os gastos com energia têm forte influência da época do ano. No frio, o chuveiro consome em torno de 43% da energia de uma casa. Nos meses quentes, o ar-condicionado responde, em média, por 33%, e o chuveiro elétrico, por 23%.

Mas há como se relacionar melhor com esses itens da casa. Um das saídas é ter o equipamento adequado ao ambiente (considerando fatores como tamanho, número de pessoas e eletrônicos) e ao uso. No caso do ar-condicionado tipo "split", há diferentes capacidades, que representam gastos mensais de R$ 86,57 (para o de 10.001 a 15.000 BTU) até R$ 303,45 (para o maior de 30.000 BTU), considerando consumo diário de oito horas.

Para ter maior rendimento, proteja a parte externa do aparelho do sol, sem bloquear as grades de ventilação.

INDÚSTRIA

A Eletrobras coordena o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), cujo selo indica eficiência de 10 a 15% maior. Hoje, são 33 categorias certificadas. "Há estudos para inclusão de equipamentos como fornos de micro-ondas, televisores [modo ativo] e fornos de padaria", diz Emerson Salvador, da Eletrobras.

Fonte: Folha de São Paulo

 

Nova lâmpada de plástico é mais potente, natural e duradoura

Estados Unidos - Você é daqueles que prefere a luz do sol em vez das lâmpadas tradicionais, fluorescentes ou de LED? Pesquisadores da Wake Forest University estão do seu lado: eles desenvolveram uma lâmpada especial que daria uma surra em todas as tecnologias atuais de iluminação.

É a chamada lâmpada de polímero indutor eletroluminescente (ou Fipel, na sigla original), que produz luz quando uma corrente elétrica passa através de nanocamadas de plástico modificado. As vantagens seriam incontáveis: para começar, ele é maleável, permitindo que você crie objetos de várias formas, além de não quebrar como os focos tradicionais ou derreter como os LEDs.

Outra característica importante é a luz produzida: ela seria menos artificial e mais agradável aos olhos, mais parecida com a própria iluminação solar. O Fipel ainda seria mais duradouro que qualquer lâmpada comum – os criadores dizem ter um protótipo que já dura quase uma década e ainda brilha normalmente.

A universidade diz ter contatos comerciais e planeja lançar o produto em breve, no máximo até o final do ano que vem.

Fonte: Tec Mundo