Aparelho portátil recarrega smartphone com energia solar

Admita, nem sempre você se lembra de recarregar sua bateria portátil. Pensando nisso, uma designer sul-coreana criou um carregador que usa energia solar. O Yolk Solar Paper (papel solar, em inglês) tem células solares para captar energia do Sol e utilizá-la para carregar a bateria do smartphone.
Portátil, ele tem 1,5 mm de espessura e pesa apenas 110 gramas. Os painéis são unidos por uma borda magnética. O usuário pode usar quantos painéis solares quiser.
De acordo com Sung Un Chang, criadora do produto, dois painéis são o suficiente para atingir 5 watts e carregar a bateria de um iPhone 6 em duas horas. Em dias nublados, ele levaria cinco horas para o mesmo trabalho. Além de recarregar smartphones, o Yolk Solar Paper pode ser utilizado em outros dispositivos, como tablets.
Ainda sem previsão de lançamento, o Yolk Solar Paper está no Kickstarter, um site de financiamento coletivo. A meta de Sung Un era arrecadar 50 mil dólares. Contudo, o carregador portátil chamou tanto a atenção do público que, há cinco dias para encerrar a campanha, Sung Un já arrecadou 875 mil dólares.
A empresa espera que o aparelho com dois painéis seja vendido por 125 dólares. O dispositivo com quatro painéis custará 200 dólares.

Controle de qualidade
Em entrevista para o Mashable, Sung Un conta que pretendia fabricar o Yolk Solar Paper na China. Mas ela decidiu manter a produção na Coreia devido ao "controle de qualidade" do país.
"Tudo pode ser copiado na China, é inevitável. Assim, mesmo que existam carregadores solares finos e baratos na China, nós preferimos oferecer algo com qualidade", disse a idealizadora do projeto.
Esta não é a primeira vez que Sung Un consegue emplacar uma campanha no Kickstarter. Seu primeiro carregador solar, o Solarade também fez sucesso na plataforma.
Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário