Conta de luz mais cara faz aumentar a economia de energia elétrica nas residências

Um fenômeno positivo que tem uma causa ruim é o aumento no consumo de energia elétrica. Como as contas ficaram muito mais caras, as famílias brasileiras decidiram proteger o próprio bolso.
É do consumidor residencial que vem o maior esforço de economia de eletricidade, segundo levantamento da Empresa de Pesquisa Energética ligada ao governo. A queda em julho foi de 5%, comparada ao mesmo mês do ano passado, a maior já registrada em dez anos. Na indústria, a queda foi um pouco menor, de 3,4%.
É por causa de gente como a consumidora Camila Criscuolo que esse resultado foi possível. A luz da garagem já não fica mais acesa à noite. Dentro de casa, muitos aparelhos estão desligados e a filha adolescente é quem mais fiscaliza. "Ela chama minha atenção, por exemplo: 'mãe, deixou a luz acesa'. Ela se preocupa mais, então ela toma algumas atitudes que até me surpreendem. É muito bom!", conta. E está dando certo: o consumo vem caindo.
Na casa do empresário Alan Rangel Barros, ele é linha dura nos gastos de energia. Duvida? Olha só a mensagem da filha no Dia dos Pais, repetindo o que ele vive dizendo: "'Se eu ganhasse um real toda vez que a Thais deixasse a luz do quarto dela acesa...' E por aí vai. Então isso, eu realmente pensei e falei 'nossa, é isso que ela lembra de mim', da economia de luz", diz.
Um sistema a gás agora aquece a água dos chuveiros. No corredor, a luz natural ocupa o lugar das lâmpadas. A economia aparece na conta: em julho, a família gastou 261 kWh. Pagou R$ 179. Em agosto, o consumo caiu para 207 kWh. E a conta foi pra R$ 162.
Por causa da queda no consumo, 21 termelétricas, que produzem energia mais cara, vão ser desligadas. E isso vai diminuir a tarifa da bandeira vermelha. "Se você consome 100 kWh em um mês, o adicional passará de R$ 5,50 para R$ 4,50. Como a gente está numa situação um pouco desconfortável, o pouco que você mexe no orçamento do consumidor, você já traz algum benefício", afirma o consultor da Excelência Energética Josué Ferreira.
Na casa do Alan, a ordem de economizar energia está mantida, com a Thais dando o exemplo. "Eu já me acostumei e estou apagando a luz de todo mundo, da casa inteira agora... Quando vejo, já apago. É automático", conta a estudante Thais da Silva.
Clique aqui e assista a reportagem exibida no Jornal Nacional.
http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/t/edicoes/v/reducao-de-consumo-energetico-nas-residencias-e-maior-que-na-industria/4442453/
Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário