Fwd: Economize rápido e com pouco

É possível reduzir o consumo de energia com medidas simples e baratas. Além disso, as altas tarifas diminuem o prazo de retorno sobre os investimentos.
As tarifas elevadas de energia e a crise econômica deveriam criar o ambiente ideal para a adoção de medidas de eficiência energética. Com as empresas sufocadas pelos altos custos de produção, qualquer ganho é bem-vindo. O problema é que o momento recessivo tem levado a maior parte dos empresários, principalmente os do combalido setor industrial, a evitar investir em novos projetos. Isso quando o clima hostil não impede nenhum movimento que resulte em endividamentos, tamanha a descapitalização em quase todos os setores.
Poucos se dão conta, porém, de que é possível reduzir o consumo de energia sem grandes desembolsos, com ações de retorno muito rápido, inferior a um ano. É consenso entre especialistas da área que há várias medidas de baixo custo ainda pouco exploradas no Brasil. Desde o gerenciamento do consumo, o controle da demanda e a automação - neste caso tanto de processos industriais como de sistemas de climatização, de elevadores, escadas rolantes ou sistemas de iluminação -, até outras ações mais prosaicas e menos custosas, como a adoção de programas de treinamento entre os funcionários, uma medida de conscientização de comprovada eficácia.
Clique AQUI e leia a reportagem na íntegra.
Fonte: Procelifo

Nenhum comentário:

Postar um comentário