Horário de verão

Durante cinco meses o país viverá em época de conscientização de consumo de energia adiantando o horário em uma hora
 
Começou domingo, dia 18 de outubro, a 39ª edição do Horário Brasileiro de Verão. Criado em 1931 e adotado ininterruptamente desde 1985, o horário especial tem como objetivo reduzir a pressão sobre o consumo de energia elétrica dos brasileiros, além de prevenir e manter cuidado aos impactos ambientais. Nos últimos anos, a mudança no horário conseguiu, em média, reduzir em 4,5% a demanda de energia durante o horário de pico, das 18 às 21 horas. Este ano, o Ministério de Minas e Energia estima superar R$ 7 bilhões por ano com a adoção nos horários críticos.
O horário de verão terá a duração de cinco meses e vai começar à meia noite de domingo, dia 18 de outubro, e perdurará até o mesmo horário de 21 de fevereiro de 2016. Com isso, o brasileiro deverá adiantar uma hora de seu relógio nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste.
A medida é aprovada pelos especialistas, pois geram benefícios para a população e para a economia do país. Um grande exemplo é que as pessoas podem terminar os seus afazeres sem se utilizar da iluminação artificial e, dependendo da cidade, busca manter mais segurança às ruas. Além disso, o horário de verão traz a sensação de que o dia foi mais produtivo. Entretanto, a desvantagem é que a mudança de horário pode provocar inicialmente a sensação de perda de tempo e afetar o relógio biológico. Contudo, a população aos poucos se acostuma com a rotina e o desconforto psicológico se adequa ao novo horário.
No final de 2014 e durante o ano de 2015, o governo precisou tomar medidas devido a falta de chuva, o que prejudicou o nível de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas. Com isso, a preocupação para se obter uma maior economia energética neste ano será maior. De acordo com o professor e Coordenador do LABEE - Laboratório de Eficiência Energética, da PUCRS, Odilon Francisco Pavón Duarte, uma das maiores vantagens do horário de verão é o baixo consumo de energia, o que evita que as tarifas não sejam elevadas.
- A iluminação pública, por exemplo, também será acionada mais tarde e não coincidirá com o momento em que a população solicitará o serviço doméstico. Desta forma, a curva de consumo será menor, diz Odilon.
Além da iluminação pública, o professor Odilon lembra que a redução da demanda de energia das termelétricas deve ser poupada durante este período.
- Pode-se restringir as atividades de algumas usinas termelétricas, cujo o custo de produção de eletricidade é mais elevado que a hídrica, por exemplo, explica.
 
Norte e Nordeste não aderem ao horário de verão
No entanto, não será em todo o país que adotará esta prática. Os estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário, pois, nessas regiões o nascer e o pôr do sol não variam entre o verão e o inverno no decorrer do ano. Com isso, terá um fuso horário entre as demais regiões que adotam a prática. Ainda assim, o norte e nordeste deverão se precaver com a economia energética.
O professor Odilon sugere que a troca do ar condicionado de janela (ACJ) por um Split, o ajuste no termostato da geladeira (além de abri-la ao mínimo possível) e a regulagem do chuveiro elétrico auxiliam na redução dos gastos da eletricidade e proporcionam um conforto térmico, além de poupar também a água.
O professor também ressalta que os consumidores residenciais podem aproveitar o horário de verão como uma forma de reduzir de forma significativa o valor das suas contas de energia elétrica. Odilon é direto:
- Aproveite a iluminação natural e pratique atividades físicas ao ar livre. Estando dentro de casa, abra as janelas e aproveite a luz natural. Ela faz bem e é de graça.
Com o reajuste das tarifas de energia, Odilon recomenda que produtos com o menor índice de consumo sejam uma alternativa para que não ocorra uma aumento elevado no valor da conta da energia. Durante o final do ano, que é a época de muita demanda de compra de eletrodomésticos, ele recomenda a escolha de modelos com o Selo Procel de economia de energia ou que possuam a Etiqueta do Inmetro no nível de eficiência. Outra opção é a utilização de lâmpadas de LED, que consomem menos eletricidade e possuem maior vida útil.
 
Dicas para reduzir o consumo de energia durante o Horário de Verão
 
Iluminação
Durante o horário de verão o dia possui um maior tempo de luz solar. Uma dica para economizar energia é aproveitar a iluminação natural para a realização das atividades. Outra forma de utilizar melhor a luz natural é usar cores claras nas pinturas das paredes já que as cores escuras exigem um maior potencial de iluminação. A utilização de lâmpadas de LED também contribui para a redução do consumo.
Chuveiro
Reduza o tempo de banho para no máximo oito minutos. Também é recomendado a utilização da posição verão, que diminui em cerca de 1/3 o gasto de energia durante o banho. Examine também a possiblidade de desligar o chuveiro elétrico nos dias muito quentes. Em várias oportunidades não se faz necessário aquecer a água através de resistência elétrica. Outra dica é não reaproveitar resistências queimadas, pois, além de não ser seguro, ainda aumenta o consumo de energia.
Geladeira e Freezer
Esses aparelhos devem ficar longe de fontes de calor, como os raios solares ou fogões. A vedação da porta deve ser sempre verificada para evitar a fuga de ar frio, assim como o abrir e fechar a geladeira com frequência. Regular o termostato de acordo com a estação e evitar usar a parte de trás da geladeira para secar roupas também contribuem para a redução do consumo.
Ar-condicionado
Utilizar o equipamento somente em ambientes fechados, com portas e janelas bem vedados. Outra dica é fechar as portas do ambiente e ligar o aparelho no máximo. Após esperar refrigerar, diminuir a intensidade para manter a temperatura confortável. Também é importante manter sempre limpos os filtros do aparelho, já que o excesso de sujeira faz com que o equipamento consuma mais energia. A regulagem recomendada do termostato é entre 22ºC e 24ºC.
Lavadoras de roupas e louças
Nas máquinas de lavar roupas e louças desative o sistema de aquecimento de água. Também é recomendável acumular as roupas e louças para serem lavadas e secadas utilizando-se a capacidade máxima da máquina. Usar a dosagem correta de sabão em pó para não repetir a operação de enxaguar também economiza energia.
Geração de energia
Verifique a possibilidade de gerar a sua própria energia elétrica através de painéis fotovoltaicos. Os períodos de verão e calor são os mais propícios para se aproveitar a irradiação solar.
Fonte: Fabrício Alves Moraes, para o Procel Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário