Consumo nacional de energia elétrica cresce 8,4% em dezembro

O consumo nacional de energia elétrica na rede apresentou em dezembro um forte crescimento de 8,4% sobre igual período de 2008. O montante demandado no país no último mês do ano passado totalizou 34,5 mil gigawatts-hora (GWh).

 

O consumo residencial e comercial foram destaque, registrando taxas respectivas de 11,7% e 13,4% ante o mesmo mês do ano retrasado. A região Sudeste foi a maior responsável por tais resultados, contribuindo com 6,9 e 8,8 pontos percentuais nas duas taxas globais.

 

A temperatura se constituiu no principal fator de estímulo ao consumo de energia elétrica nestes casos, pois, comparativamente a 2008, os valores registrados nos dois últimos meses de 2009 (o ciclo de faturamento inclui dias de novembro e dezembro) foram mais elevados nos quatro estados da região.

 

Consumo no Brasil em 2009 (consolidado) - O consumo nacional de energia elétrica na rede totalizou 388.204 GWh em 2009, indicando, ante 2008, decréscimo de 1,1%. Como ressaltado ao longo do ano, o mercado brasileiro de energia elétrica sofreu forte impacto da crise financeira internacional, porém seus efeitos se concentraram na classe industrial, como consequência da imediata e profunda retração da atividade deste segmento.

 

Já a demanda interna se manteve aquecida, muito por conta das medidas tomadas pelo governo para minimizar os efeitos da crise, entre elas a redução seletiva de impostos, a redução dos juros e a expansão do crédito. Assim, a despeito da crise, o consumo das classes residencial e comercial manteve patamar elevado de expansão em 2009.

 

Fonte: O Serrano

Nenhum comentário:

Postar um comentário