DOE apresenta lâmpada do futuro

Estados Unidos - Lâmpadas incandescentes podem ser ineficientes, mas oferecem uma luz mais agradável do que a maioria das lâmpadas fluorescentes, e as luzes LED, que proporcionam um brilho mais agradável, ainda estão muito caras. Uma empresa voltada ao setor de iluminação e eletroeletrônicos acaba de ganhar a primeira competição L Prize, do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE), para desenvolver uma lâmpada com baixo custo, eficiência energética, e alto desempenho para substituir lâmpadas incandescentes.

A responsável pela vitória da empresa, uma lâmpada de LED equivalente a uma incandescente de 60 watts, foi apresentada em 2009 e passou 18 meses sendo testada em laboratórios do DOE. A lâmpada utiliza menos de 10 watts para fornecer a mesma luminosidade que uma lâmpada incandescente de 60 watts, gerando assim uma economia de 83%. O DOE afirma que se todos os lares norte-americanos substituíssem suas lâmpadas incandescentes de 60 watts pela nova lâmpada, o país poderia economizar cerca de 35 terawatt-hora de eletricidade em um ano, o suficiente para abastecer quase 18 milhões de residências.

A nova lâmpada ainda não terá custo competitivo com lâmpadas fluorescentes compactas, mas segundo o DOE, é provável que exista uma ação conjunta entre o departamento e as 31 concessionárias de energia e organizações de energia do país para tentar reduzir o custo das lâmpadas e tentar negociar as tarifas e impostos sobre o produto de forma que se possa estimular a compra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário