UK Smart Energy Cloud será lançado por IBM e Cable&Wireless

Reino Unido - Recentemente, a IBM e a Cable&Wireless anunciaram que vão desenvolver a indústria de smart grid no Reino Unido, em uma parceria para uma nova solução inteligente de comunicação e dados, chamada UK Smart Energy Cloud, para apoiar o Programa Britânico de Implementação da Medição Inteligente. O programa tem o objetivo de instalar mais de 50 milhões de medidores inteligentes no Reino Unido. O UK Smart Energy Cloud tem a capacidade de oferecer uma revisão completa do consumo de energia no país e também permite a facilitação da implementação das redes inteligentes. A solução utilizará a experiência que a IBM tem obtido na implementação de programas de smart grid a nível mundial.

Tanto os medidores inteligentes quanto as redes inteligentes são passos significativos na jornada a caminho de um novo futuro energético para o Reino Unido e devem mudar a situação energética no país para melhor. O software reunirá dados várias vezes ao dia, a partir de qualquer medidor inteligente instalado no país, e armazenará em uma central. Assim, os dados podem ser processados e enviados para a avaliação da distribuidora, além de assegurar que os clientes recebam faturas mais precisas. O Operador da Rede de Distribuição também receberá esses dados, permitindo a funcionalidade do smart grid.

Fonte: Energy Business Daily - 27.04.2011 / PROCEL INFO

Confira algumas dicas para economizar energia

Muito se fala sobre a necessidade de se economizar energia, mas poucas pessoas sabem o que podem mudar no seu cotidiano para ajudar o meio ambiente. Abaixo, uma lista com dicas práticas:

Luzes e lâmpadas: Não deixe luzes acesas sem necessidade e desligue a lâmpada ao sair de um cômodo. Busque aproveitar ao máximo a iluminação natural, mantendo cortinas abertas. Troque as lâmpadas incandescentes comuns por lâmpadas fluorescentes compactas (LFCs). Apesar de mais caras, elas duram mais e consomem 80% menos energia. Por fim, procure adequar a potência da lâmpada às necessidades do ambiente, optando sempre pela de menor potência possível para a iluminação desejada. Eletrodomésticos: Quando viajar ou não for usar um aparelho por muito tempo, tire-o da tomada. Mesmo em stand by, TVs e outros equipamentos continuam a consumir energia. Na hora de comprar um eletrodoméstico novo, fique de olho nos dados do selo do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) e prefira os mais econômicos. E não se esqueça de retirar o carregador do celular da tomada depois de usá-lo, pois ele continua consumindo energia só por estar plugado.

Frio e calor: Dê atenção especial para a sua geladeira e troque a borracha da porta frequentemente. Isso ajuda a mantê-la funcionando bem e evita o desperdício. Regule o ar-condicionado para uma temperatura agradável, por exemplo, 25C. Colocar uma temperatura baixa não vai fazer o cômodo gelar depressa, e sim que ele continue funcionando por mais tempo. E, antes de ligá-lo à noite, abra as portas e as janelas do ambiente. Isso pode refrescá-lo, diminuindo a necessidade de refrigeração.

Fonte: O Globo - 26.04.2011

ELAT divulga novo ranking de incidência de raios no Brasil

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) concluiu o novo ranking de incidência de raios nos municípios pertencentes aos estados cobertos pela Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas, para o biênio 2009-2010. Os dados reforçam pesquisas anteriores que indicam que grandes centros urbanos tendem a intensificar a ocorrência de tempestades. Para toda a área monitorada, que engloba os estados do sul, sudeste e parte do centro-oeste do país, a incidência de raios no último biênio se manteve estável em relação aos biênios anteriores, com variações inferiores a 5%.

Entretanto, considerando somente as cidades acima de 200 mil habitantes – que possuem maior urbanização – houve um aumento de 11% em relação à média dos dois últimos biênios. "Tanto essas cidades têm mais tempestades quanto elas estão, também, cada vez mais intensas, e a urbanização pode ser apontada como uma das principais responsáveis", afirmou Osmar Pinto Junior. Os resultados apontam que, em 2009-2010, entre os 10 municípios com maior incidência, estão municípios da região metropolitana de São Paulo e do sul do estado do Rio de Janeiro, com exceção de Belford Roxo. “A presença das cidades do sul do Rio de Janeiro entre os dez municípios de maior incidência de raios se deve as características locais de relevo”, disse Osmar Pinto Junior, coordenador do ELAT.

Desta vez, a cidade de Porto Real aparece em primeiro lugar no ranking geral, com uma densidade de 27 raios por quilômetro quadrado por ano, seguida por São Caetano do Sul com 23 raios por quilômetro quadrado por ano. “A ocorrência de tempestades possui uma variação espacial muito grande e, por isto, municípios menores têm maior chance de apresentar altos valores de densidade”, comentou o coordenador.

Em cidades grandes - com mais de 900 km2 - o máximo aumento registrado foi de 97%. Já os municípios menores do que 100 km2 sofreram aumentos de densidade que chegaram a 320% no último biênio quando comparado com a média dos dois anos anteriores. Em São Paulo este aumento foi de 42%. O novo ranking é feito com base em dados corrigidos pelo modelo de eficiência da rede denominado MED4, recém desenvolvido pelo grupo, sendo este um dos modelos mais precisos existentes no mundo para correção de dados de redes de detecção. O MED4 permite corrigir diariamente os dados da rede em função da intensidade das descargas que ocorrem numa determinada região.

O modelo é mais robusto que as versões anteriores utilizadas nos ranking de 2005-2006 e 2007-2008. “Os novos dados de densidade de raios são ainda mais confiáveis com o uso do modelo desenvolvido pelo ELAT”, disse o pesquisador. Os resultados encontrados podem contribuir diretamente com a prevenção e proteção, assim como gerar informações úteis para o setor elétrico e, conseqüentemente, para a sociedade.

O novo ranking está disponível no endereço www.inpe.br/elat (Portal ELAT) através do link “Ranking de Municípios”.

Fonte: Boletim ELAT

Prazo estendido para inscrições no Prêmio Procel Cidade Eficiente

O prazo para inscrições na oitava edição do Prêmio Procel Cidade Eficiente em Energia Elétrica foi prorrogado até o próximo dia 13 de maio. O objetivo da premiação, concedida pela Eletrobras, através do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), é reconhecer as melhores experiências em eficiência energética nas categorias Educação, Gestão Energética Municipal, Prédios Públicos Municipais, Iluminação Pública e Sistemas de Saneamento. Para acessar o regulamento completo do Prêmio, acesse www.rce.org.br/premio.html.

Fonte: Procel Info - 25.04.2011

Ecotelhado aposta em sistemas ecológicos para hospitais

A Ecotelhado, especialista em infraestrutura verde urbana, é pioneira na instalação de telhados verdes em instituições hospitalares. O primeiro prédio a receber a cobertura foi o Hospital Parque Belém, em Porto Alegre. Com a instalação houve melhoria da eficiência energética além da inserção mais harmônica do prédio na paisagem do local.

O hospital da Zona Sul instalou o telhado ecológico na área de recuperação de dependentes químicos. Após a colocação da cobertura já são percebidas diversas vantagens. Devido à melhoria do conforto térmico no interior do prédio, houve uma redução de cerca de 30% na utilização de ar condicionado. O que aumenta também a qualidade do ar. Além disso, a vegetação multicolorida que fica na laje do empreendimento completa a paisagem do entorno, fazendo com que se multiplique a biodiversidade do local. Localizado em uma área de vegetação abundante, a estrutura hospitalar se encaixou harmoniosamente. Instalado na metade de 2010, a cobertura verde já adquiriu as cores outonais.

"Pesquisas comprovam os benefícios da natureza para a recuperação de pacientes. Os telhados verdes vão de encontro a esta demanda", conclui o diretor da Ecotelhado, João Feijó.

O telhado verde está sendo instalado também no Hospital Albert Einstein e no Hospital Samaritano, na cidade de São Paulo. Fundada em 2005, a Ecotelhado trabalha no desenvolvimento de produtos que diminuem os danos ambientais causados pelo aquecimento global e pelo crescimento populacional nas grandes cidades.

Fonte: Portal Fator Brasil - 21.04.2011

Fim de encargo que onera bolso do consumidor é tema de encontro de energia

O fim da RGR (Reserva Global de Reversão), encargo que custa mais de R$ 2,5 bilhões por ano aos consumidores, foi um dos temas do Enerlivre 2011 (Encontro de Negócios entre Agentes do Mercado de Livre Contratação de Energia), que ocorreu em Brasília e terminou na quarta-feira (13).

Segundo manifesto, elaborado por entidades do setor, o fim da RGR permitirá maiores investimentos por parte das empresas e diminuirá os custos de investidores e consumidores, além de gerar mais competitividade.

 

RGR

Conforme publicado pela Agência Brasil, a RGR, que vem embutida na conta luz, foi criada há 54 anos para construir um fundo que, a grosso modo, cobriria gastos com indenizações de eventuais reversões de concessão de serviços de energia elétrica.

Em 2009, conforme o manifesto do setor, ele acumulava R$ 15,2 bilhões, sendo que os recursos nunca haviam sido utilizados para a sua finalidade inicial, acabando “desviado para outras finalidades já cobertas pelos fundos setoriais existentes”.

O fim da cobrança estava previsto para o fim do ano passado, mas o encargo foi prorrogado pela Medida Provisória 517, no dia 31 de dezembro de 2010.

 

Energia mais barata

Para o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, há outras formas de tornar a energia elétrica mais barata no País. Um exemplo, diz ele, seriam os programas de eficiência energética, como o de substituição gradual das lâmpadas incandescentes por modelos mais econômicos.

“A forma de baratear a energia elétrica no País é continuar investindo na operação otimizada do nosso sistema, por meio da maior geração das nossas hidrelétricas e menos na geração térmica, que consome combustível; escolher os projetos de menor custo de energia elétrica; continuar o processo de leilões dos projetos de geração e transmissão e desenvolver programas de eficiência energética”, disse o secretário.

Fonte: UOL Economia

Arquiteto apresenta palestra sobre eficiência energética

No próximo dia 27 de abril, às 19h, acontece, em São Paulo, a palestra Iluminação e Eficiência Energética, que será realizada pelo arquiteto brasileiro Guinter Parschalk. O evento, promovido pelo curso de pós-graduação em design de interiores: repertório projetual, da Fundação Armando Álvares Penteado, irá abordar os aspectos relevantes do design de interiores e da iluminação em projetos que foquem em eficiência energética e baixo impacto ambiental.

Para demonstrar tais resultados, o arquiteto, que, além do Brasil, tem em seu curriculo projetos desenvolvidos em países como Israel, Alemanha, Argentina, Áustria, México, Estados Unidos, entre outros, irá apresentar algumas instalações residenciais, comerciais e corporativas feitas por ele, com destaque para os projetos com certificação LEED, como a nova sede da Petrobrás de Vitória, Espírito Santo, e o Laboratório Delboni Auriemo, unidade Santana, que foi o primeiro projeto certificado na cidade de São Paulo. Para se inscrever, acesse: http://www.faap.br/pos/

Fonte: PROCEL INFO

Aneel aprova reajuste de tarifa de 10,47% para Cemig

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou reajuste tarifário anual médio de 10,47% para a Cemig Distribuição S.A. (Cemig-D). O efeito médio percebido pelos consumidores será de 7,24%, sendo que o impacto para os consumidores de alta tensão será de 9,02% e de 6,61% para baixa tensão.

Os índices vigorarão a partir de 8 de abril de 2011. A Cemig atende 7,053 milhões de unidades consumidoras em 774 municípios de Minas Gerais. A distribuidora havia solicitado reajuste tarifário anual médio de 13,43%.

Fonte: Agência Estado

Grande leilão de veículos - CEMIG GT e CEMIG D

Grande leilão de veículos de propriedade da Cemig Geração e Transmissão S.A. e Cemig Distribuição S.A.

O evento será realizado no dia 13/04/2011, às 9h30min, no Palácio dos Leilões na av. Vereador Joaquim Costa (antiga Via Municipal V), nº 1800, bairro São Sebastião I, Contagem - MG.

Os bens estarão em exposição nos dias 11 e 12/04/2011, na Unidade CEMIG COA, Av. Vereador Joaquim Costa (antiga Via Municipal V), s/nº, km 2,5, bairro Campina Verde, Contagem - MG - contato: Sr. Itamar Pereira de Paula, fone: (31) 3878-5211.

Informações detalhadas do evento podem ser acessadas no Portal www.cemig.com.br

Municípios do Vale do Aço têm 50 mil desvios de energia

Cemig estima que um terço das moradias usem "gatos" para baratear a conta.
Cerca de 50 mil ligações de energia no Vale do Aço, em Minas Gerais, estão sob suspeita de serem clandestinas. A estimativa do número de "gatos" é da Cemig, que tem 152.689 consumidores residenciais nos quatro principais municípios da região: Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso.
O cálculo foi feito a partir das fraudes confirmadas pela empresa. Somente em Ipatinga, mais de um terço das moradias inspecionadas em 2010 roubavam energia. Técnicos encontraram irregularidades em 1.256 das 3.446 casas visitadas.
A Cemig identifica os "gatos" graças a denúncias anônimas e ao cruzamento de informações obtidas durante as leituras de energia, feitas mensalmente. Luiz Renato Fraga, engenheiro da Gerência de Gestão e Controle de Perdas da Distribuição da Cemig, conta que as inspeções apontaram muitos problemas.
- No ano passado, realizamos 6.324 inspeções no Vale do Aço e detectamos problemas em quase 3.000 residências.
Empresas de energia elétrica de todo país constataram aumento de 20% nas ligações clandestinas desde 2002. Somente em Minas Gerais, estima-se que 600 mil residências lancem mão das "gambiarras" para usufruir da energia sem pagar pelo serviço. Segundo a Cemig, os maiores ladrões de eletricidade estão nos bairros nobres.
A companhia acredita que a maioria das ligações clandestinas do Vale do Aço esteja em Ipatinga. Em segundo lugar vem Coronel Fabriciano. Na cidade foram feitas 1.806 inspeções e 713 padrões tiveram que ser regularizados. Timóteo aparece na terceira posição, com 826 vistorias e 381 padrões ajustados. Em Santana do Paraíso foram encontrados 83 padrões com evidências de energia furtada, dos 246 examinados.
Consumidores que fazem "gatos" podem ser punidos com uma multa de quase R$ 2.400. Se constatada adulteração do relógio de energia, o dano ao equipamento também é cobrado. O Código Penal prevê de dois a oito anos de reclusão para os fraudadores. Ao realizar a ligação irregular, eles ainda correm o risco de serem eletrocutados ou de causarem incêndios.
Quem recorre aos "gatos" alega que não tem condições de pagar pela energia. A justificativa é dada por um servente de pedreiro, morador do Bairro Bom Jardim, em Ipatinga.
- Ganho pouco e minha luz foi cortada várias vezes por falta de pagamento. A opção que arrumei foi essa.
Fonte: Jornal Hoje em Dia

Light começa testes de smart grid

Em breve a Light irá iniciar os testes com os protótipos de medidores eletrônicos desenvolvidos através do projeto de pesquisa e desenvolvimento em smart grid da concessionária em parceria com a Cemig. O projeto prevê um investimento de R$ 65 milhões durante três anos. O estudo será realizado com 2,3 mil consumidores, onde 300 serão clientes da Light e 2 mil da Cemig.

Os modelos pré-industriais que estão sendo testados pela Light foram feitos pela Eletra Energy Solutions, GE e Elster, empresas participantes do estudo. Os equipamentos serão instalados em comunidades de baixa renda em quatro regiões diferentes da área de abrangência da empresa. Os medidores digitais serão instalados em cada ponto de consumo e um display dentro de cada residência. Com os aparelhos, os consumidores poderão saber os dados do seu consumo diário ou mensal em quilowatt-hora e em reais.

Fonte: PROCEL INFO

Veja como economizar água e luz com atitudes simples

A conta de luz pode ficar 25% mais barata com a mudança de pequenos hábitos. Por exemplo, você deixa o seu celular carregando a noite toda? E depois da bateria cheia o celular continua na tomada o dia todo? "Todo equipamento ligado na tomada, se você puser a mão nele e sentir que está quente, ele está consumindo", explicou o engenheiro eletricista Fernando Bacellar. Os aparelhos consomem energia e dinheiro, sendo R$ 1,15 por mês. Parece pouco. Mas se você somar todos os aparelhos ligados à tomada, sem uso, o valor da conta de luz aumenta.

Sabe aquela luzinha que fica acesa mesmo com o aparelho de som desligado? No final do mês, representa mais de R$ 5 na conta de luz. "Se você tem vários aparelhos que estão ligados nessa condição de stand by, você está tendo algum consumo na residência", explicou Bacellar.

Saiu do ambiente? Apague a luz. O hábito garante uma redução de 5% no gasto. Quer economizar mais 5%? Troque as lâmpadas convencionais por lâmpadas fluorescentes. Até na hora de passar roupa é possível gastar menos. "Deixando os tecidos sintéticos por final, você pode desligar o ferro e passar a roupa com o calor residual", orienta o engenheiro.

Para lavar um quilo ou oito quilos de roupas, a máquina de lavar gasta a mesma energia. O melhor é lavar uma quantidade maior. Com isso, você também reduz a conta de água. Na torneira, a dica é utilizar uma peça que diminui o fluxo de água em 10%. "É como uma pequena tela que mistura o ar com a água e as pessoas podem comprar nas grandes lojas de materiais de construção", explica o engenheiro Ricardo Chahin.

Há outras dicas de economia de luz, água e gás na página do Jornal Hoje na internet: g1.globo.com/jornalhoje.

Fonte: Jornal Hoje - TV Globo - 04.04.2011

ISO 50001: uma ferramenta poderosa para eficiência energética

Norma fortalecerá práticas de economia de energia elétrica e demandará novos profissionais. Expectativa é que norma seja publicada até o início de agosto.

 

Uma ferramenta poderosa para eficiência energética. Eis a classificação e importância dadas à norma internacional ISO 50001 pela Eletrobras e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Representantes do Brasil e dos Estados Unidos estão à frente do desenvolvimento dessa normatização da gestão de energia, que permitirá às indústrias e empresas gerirem seu consumo energético de forma mais eficiente e profissional. A expectativa é que a ISO 50001 seja publicada entre o final de julho e o início de agosto, propiciando o fortalecimento do mercado de eficiência energética, além de criar a necessidade de novos profissionais.

Na avaliação de George Alves Soares, assistente da diretoria da Eletrobras, a ISO 50001 preencherá uma lacuna nos instrumentos de eficiência energética. Segundo ele, a normatização vai possibilitar que ações de eficiência energética sejam mantidas no longo prazo. Soares disse que é comum alguns setores administrativos relaxarem nas medidas de economia de energia com o passar dos anos. "A vantagem é que a norma cobre uma lacuna muito grande em termos de eficiência energética no Brasil e no mundo: um sistema organizado de tornar as ações de eficiência energética permanentes", destacou.

Em abril, entrarão em consulta pública no site da ABNT a versão em inglês da minuta da ISO 50001 e a norma brasileira que será espelho dela. Atualmente, a ISO 50001 está na etapa anterior à publicação final. Na sequência, a minuta da norma passará por votação para, no caso de aprovada, ser publicada. Técnicos da Eletrobras e do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) participam do aperfeiçoamento da normatização. Além disso, a empresa está promovendo eventos sobre o tema, em parceria com outras instituições, como a ABNT.

O secretário do comitê brasileiro (ABNT/CEE-116) para deliberações sobre o assunto, Eduardo Lima, afirmou que a expectativa é que a norma brasileira (NBR ISO 50001) seja publicada paralelamente à norma internacional. Ele destacou que o Brasil tem participado ativamente do desenvolvimento do texto da nova norma. "A posição brasileira tem se destacado na condução de diversos conflitos que surgiram durante o desenvolvimento dos trabalhos, apresentando alternativas conciliadoras que oferecessem caminhos viáveis aos olhos da comunidade internacional", observou Lima. A ABNT/CEEE-116 está trabalhando na adequação da tradução do texto para o português.

A norma monta um sistema de gestão de energia no qual é estabelecido o perfil de consumo, elegendo as cargas que mais consomem e montando metas e objetivos de redução desse consumo. "É um sistema retroalimentado - monitora-se se seus objetivos foram atingidos e depois faz medidas corretivas para atingir aquele objetivo e aquela meta", avaliou o assistente da diretoria da Eletrobras. Para Soares, a ISO 50001 impulsionará o mercado de consultoria. "A implementação dessa norma vai gerar uma série de guias, uma série de manuais, de aplicação para cada setor do país. Ele vai criar uma nova classe de consultores, tanto do lado de eficiência energética como da área de gestão", acredita.

A normalização vai considerar aspectos como o fornecimento de energia, práticas eficientes utilizando equipamentos e sistemas, política energética, planos de ação, criação de um sistema de métodos e soluções de medição de energia em forma de documento. No Brasil, as diretrizes da ISO 50001 serão incorporadas ao Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf) como um dos mecanismos utilizados na economia do consumo. O PNEf deverá ser incorporado ao Plano Nacional de Energia 2030, que estabelece que 10% da demanda de eletricidade até 2030 será atendida por ações de eficiência energética.

Entre os benefícios da nova norma estão a participação e auxílio na implantação de novas técnicas e tecnologias na gestão de energia, assim como o estímulo à participação de toda cadeia de fornecedores, ampliando os benefícios de gestão eficiente ainda mais ativa. Outro ponto positivo da ISO 50001 é o fornecimento de uma metodologia consistente e eficiente para a identificação de melhorias nos sistemas de eficiência energética, assim como nas estruturas físicas das organizações.

Fonte: Danilo Oliveira, para o Portal ProcelInfo

Projeto Solar ILPI chega a Belo Horizonte

Belo Horizonte recebe a entrega dos equipamentos do Programa Energia Inteligente (EI), uma parceria entre o governo de Minas Gerais e a Cemig, à instituição Lar dos Idosos Dona Paula.

O Projeto Solar ILPI, que integra as atividades do EI, vai beneficiar centenas de idosos atendidos pela entidade com a instalação de um moderno sistema de aquecimento solar. O investimento do Projeto na instituição, com a instalação dos sistemas de aquecimento solar (área coletora de 60 m²), será de R$ 82 mil.

Atualmente, o Lar Dona Paula acolhe, em tempo integral, 56 idosos. De acordo com o coordenador do EI, Higino Zacarias de Souza, com a instalação dos equipamentos, a instituição, funcionários e idosos sairão ganhando. “Com a instalação dos sistemas de aquecimento solar o Lar Dona Paula vai racionalizar seu consumo de energia elétrica usada para aquecer a água nos banhos e no preparo das refeições, deslocando a demanda para fora do horário de ponta. O Projeto vai trazer 70% de economia na energia usada para aquecer água, além do conforto nos banhos promovidos por um sistema central de aquecimento", afirma. Ainda segundo o coordenador, com essa economia, a instituição vai reduzir o valor da sua conta de energia e, com isso, será possível utilizar os recursos para outros investimentos.

Fonte: O Debate / PROCEL INFO