Equipamentos com Selo Procel Eletrobras já economizaram cerca de 60 milhões MWh


Ao longo dos últimos vinte anos, o uso de equipamentos com o Selo Procel Eletrobras já proporcionou a economia de cerca de 60 milhões MWh, energia suficiente para atender a mais de 30 milhões de residências durante um ano. Somente em 2012, o Selo Procel Eletrobras ajudou a economizar nove milhões de MWh, que equivalem à energia gerada durante um ano por uma usina hidrelétrica de 2.150 MW, que teria um custo de investimento de US$ 3,5 bilhões. Essa economia de energia também ajudou a evitar que mais de 600 mil toneladas de CO2 equivalentes fossem lançadas na atmosfera, quantidade de gases de efeito estufa similar à lançada por quase 210 mil veículos em um ano.

O Selo Procel Eletorbras é concedido a 36 categorias de equipamentos que fazem parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem, do Inmetro. Os equipamentos mais eficientes dentro da categoria A são agraciados com o Selo. Entre os mais conhecidos da população estão refrigeradores e freezers, condicionadores de ar, máquinas de lavar e motores elétricos. Anualmente, mais de 40 milhões de equipamentos detentores do Selo Procel Eletrobras são comercializados no país.

Ao longo desses anos, a fim de consolidar o selo no país, os trabalhos incluíram a capacitação de mais de 20 laboratórios para ensaios de eficiência energética, a implantação de centros de excelência em diversas regiões do país, além da publicação de um vasto material técnico direcionado a profissionais e estudantes de engenharia e arquitetura interessados no assunto. Fonte: Canal Energia

Cemig orienta sobre enfeites luminosos para o Natal

Com a chegada do Natal, residências, lojas e ruas já recebem decoração especial. Baseado nisso a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) alerta para a utilização de enfeites luminosos que, se instalados incorretamente podem oferecer riscos à segurança das pessoas.
De acordo com o gerente comercial da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) em Uberaba, Hudson Elvis Ferreira, nesta época do ano, residências, lojas e ruas recebem decoração especial.
Ferreira explica que para a instalação de lâmpadas decorativas em fachadas, muros, jardins e árvores deve-se respeitar a distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica. “Muitas árvores de Natal são feitas de arame e os enfeites têm de estar isolados para impedir a energização acidental. Desligar os enfeites luminosos antes de dormir ou sair de casa pode contribuir para a redução do valor da conta de energia e evitar acidentes no caso de instalação de conjuntos luminosos para fachada de prédio com potência mais elevada”, argumenta.
Hudson lembra que, para maior segurança, contratar o serviço de um engenheiro, técnico ou eletricista para dimensionar a fiação e a proteção do circuito de acordo com a carga a ser ligada evita acidentes. “A Cemig recomenda a aquisição apenas de enfeites aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), pois são submetidos a testes que garantem a segurança. Os organizadores dos eventos também precisam ficar atentos com as ligações provisórias, pois somente profissionais qualificados e autorizados pela Cemig podem realizar esse serviço”, pontuou.
Fonte: http://www.jornaldeuberaba.com.br

Senadores iniciam votação de veto a projeto sobre eficiência energética

Os senadores começaram a votação do veto total ao Projeto de Lei 6547/09, do Senado, que determinava a apresentação de dados sobre a eficiência e o consumo energéticos nos anúncios dos produtos.
A justificativa do governo para vetar a regra é que ela não especifica adequadamente a amplitude de sua aplicação, o que poderia "onerar excessivamente alguns setores, sem garantir correspondente proteção ao consumidor".
O Executivo reconheceu que havia mérito na proposta, mas argumentou que seus objetivos já são atingidos por meio de outras iniciativas semelhantes, como o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).
Para ser derrubado, o veto precisa ser contrariado pela maioria qualificada (257 deputados e 41 senadores) nas duas Casas. Como o projeto começou a tramitar no Senado, essa Casa inicia a votação do veto na sessão do Congresso.
Fonte: Câmara dos deputados

ELAT prevê incidência de raios para o verão de 2014

O ELAT prevê que a incidência de raios, no verão de 2014, será dentro da normalidade, em todo o país.
Pequenos desvios em relação à média da última década podem ser observados, principalmente na região nordeste, onde a incidência pode ficar levemente abaixo da normalidade.

Nova área temática no Procel Info

O Portal Procel Info está lançando uma nova área temática sobre dicas de economia de energia em seu portal. O objetivo é facilitar o acesso ao conteúdo mais buscado de um mesmo tema no Portal Procel Info, o que beneficiaria a vida do usuário, tendo em vista o alto número de publicações sobre Eficiência Energética em diversos temas diferentes.
Na área temática de dicas, o Procel Info destaca que adotando apenas quatro dicas de eficiência energética em sua residência, estima-se obter uma economia de energia de até R$ 790 por ano. Além disso, a nova área disponibiliza um arquivo pdf que oferece várias informações voltadas à economia de energia elétrica no setor residencial, escrito de forma bem acessível para o público em geral.
As outras áreas temáticas, já existentes são: "Resultados do Procel", "Etiquetagem em Edificações", "Pesquisa de Posse e Hábitos", "Potencial de EE para Indústria" e "Eficiência nas escolas".
Para acessar e conhecer nova área temática do portal, Clique Aqui .
Fonte: Procel Info

Inauguração da iluminação de Natal da Praça da Liberdade em Belo Horizonte - MG

Cemig ilumina o Natal da Praça de Liberdade de verde, azul e branco

A Cemig vai presentear a população mineira, neste final de ano, com a tradicional iluminação de Natal na Praça da Liberdade. Um dos mais belos e importantes cartões-postais da capital vai receber, a partir do dia 3 de dezembro (terça-feira), uma decoração especial com milhares de luzes e enfeites que deixarão a cidade ainda mais bonita. A iluminação destaca as cores verde, azul-anil e branco.

A inauguração vai contar ainda com a presença do Papai Noel, que vai fazer a festa das crianças. Além da Praça da Liberdade, a iluminação especial vai alcançar pontos importantes da capital, como a Praça da Assembleia, a sede da Cemig e a Avenida Barbacena, o Palácio das Mangabeiras, a Cidade Administrativa e o Minascentro.

24 horas por dia
A decoração na Praça da Liberdade é concebida de modo que os arranjos possam ser contemplados tanto durante o dia quanto à noite e permite que o público aprecie o clima natalino, com o necessário respeito ao patrimônio, como explica o coordenador da iluminação de Natal da Cemig, Kelson Dias de Oliveira.

“Essa característica de peças voltadas para a contemplação de dia e à noite, tem sido a filosofia da Cemig nos últimos anos, para que as pessoas possam ter mais oportunidades de apreciar a decoração. Temos um presépio, anjos, papais noéis e outros elementos que podem ser vistos mesmo em plena luz do dia”, afirma.

Assim como nos anos anteriores, a Cemig, junto com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e com a Coordenação do Circuito Cultural Praça da Liberdade, privilegiou a proteção dos canteiros e elementos artísticos do local. O desafio é realizar uma decoração encantadora que não agrida o conjunto da Praça.
Circuito Cultural Praça da Liberdade
Os belo-horizontinos e turistas que visitarem a tradicional iluminação de Natal terão ainda opção de lazer cultural nos nove museus que integram o Circuito Cultural Praça da Liberdade. A entrada em todos os espaços é gratuita e, às quintas-feiras, o horário de funcionamento é estendido até as 22 horas.
Estão em funcionamento o Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro de Arte Popular – Cemig, o Espaço do Conhecimento UFMG, o Memorial Minas Gerais Vale, o Museu das Minas e do Metal, o Museu Mineiro e o Palácio da Liberdade, em dias e horários variados.
Detalhes sobre dias e horários de funcionamento de cada espaço pelo www.circuitoculturalliberdade.com.br ou pelo telefone (31) 3239-2000.

Inauguração da iluminação de Natal da Praça da Liberdade
Data: terça-feira (03/12)
Horário: 19h30