Confea: falta de engenheiros ameaça crescimento da economia do país

“Está faltando engenheiros no mercado de trabalho e faltará mais ainda”. O alerta é de Marcos Túlio de Melo, presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), que reúne profissionais dessas áreas além de geólogos e meteorologistas. Para ele, “o apagão de mão de obra poderá trazer graves consequências para a economia brasileira”.

Em seu cálculo, o déficit é de 20 mil engenheiros por ano, número que poderá aumentar com a demanda dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Programa Minha Casa, Minha Vida; além da exploração de petróleo na camada pré-sal; das Olimpíadas de 2016 e da Copa do Mundo de 2014.

Segundo Melo, a queixa recorrente da Federação Internacional de Futebol (Fifa) é de que os projetos para a Copa de 2014 estão atrasados. Em sua opinião, faltam engenheiros para empreender projetos básicos e executivos.

Ele ressaltou que alguns estádios-sede para a Copa foram projetados no exterior.

A importação de projetos e a contratação de mão de obra de fora preocupam não só os engenheiros, mas também o governo. “Isso pode ser viável desde que haja reciprocidade e tenha oportunidades de negócios para empresas brasileiras no exterior”, disse ontem (22) o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, durante encontro organizado pelo Confea em Brasília.

Mercadante defende que a falta de engenheiros seja suprida por tecnólogos com formação mais curta do que o bacharelado em engenharia. A ideia não é apoiada pelos engenheiros e causou “burburinho”, nas palavras do ministro, entre os profissionais, ao ser defendida no encontro.

“O Brasil vai ter que acelerar a formação desse profissional que está fazendo falta no mercado”, insistiu Mercadante que contabiliza a formação de 10 mil tecnólogos e 30 mil engenheiros anualmente no país.

Mas, para o presidente do Confea, a entrada de tecnólogos no mercado de trabalho em substituição a engenheiros, por falta de mão de obra, não é o ideal. Melo apresentou outra opção: aproveitar engenheiros formados que não atuam na área e oferecer mestrado profissionalizante para a atualização profissional. Em sua conta, um terço dos cerca de 475 mil engenheiros formados no Brasil não trabalha na área.

Além disso, Melo quer que haja políticas públicas para diminuir a evasão dos cursos de engenharia e mais controle do Ministério da Educação sobre a qualidade dos cursos.

Mercadante disse que o governo trabalha na elaboração de um programa nacional para engenharia. Segundo ele, o Brasil forma um engenheiro a cada 50 pessoas que concluem o curso superior. Na Coreia do Sul, esse número é de um engenheiro para quatro graduados; e, no México, a relação é de um engenheiro para 20 graduados.

Em números absolutos, o Brasil também perde para outros países emergentes. Na Coreia, 90 mil engenheiros são formados por ano; na Índia, 220 mil; e, na China, 650 mil (incluindo-se, neste caso, 250 mil que têm formação assemelhada ao dos tecnólogos).

Fonte: Agência Brasil

Cemig oferece 386 oportunidades de estágio

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig abre, a partir da próxima quinta-feira (24/2), inscrições para o Programa de Estágio 2011. No total, serão 386 vagas, sendo 212 para nível superior e 174 para nível técnico. As inscrições vão até 13 de março e devem ser feitas pelo site do Instituto Euvaldo Lodi – IEL (www.fiemg.com.br/iel).

O estágio está previsto para começar em abril, com duração de oito meses e carga horária de quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira. Os estagiários selecionados receberão bolsa de complementação escolar, sendo 1,4 salário mínimo para estudantes de nível superior e 1,1 salário mínimo para os de nível técnico, e terão direito a seguro de acidentes pessoais e vale-transporte.

 

Provas

O candidato deverá responder, imediatamente após realizar a inscrição pela internet, a uma prova on line de conhecimentos gerais e atualidades. Para finalizar o processo de inscrição, é necessário encaminhar ao Instituto Euvaldo Lodi, até o dia 13 de março, a declaração escolar, conforme modelo próprio do IEL presente no site (contendo nome completo, curso, período, ano ou módulo em que se encontra matriculado com a previsão de formatura e o histórico escolar atualizado comprovando média de 60% do último período cursado), para comprovação dos dados escolares.

A postagem deverá ser feita até o dia 13 de março para o endereço: Instituto Euvaldo Lodi - Rua Alagoas, nº 76 – Bairro Funcionários – Belo Horizonte/MG – CEP: 30140-060.

As entrevistas técnicas com os candidatos pré-selecionados serão realizadas na última semana de março, e a contratação dos estagiários está prevista para o dia 18 de abril.

 

Especificações

Para se inscrever, o candidato deve estar matriculado e frequente no penúltimo ou no último ano do curso, para estágio de nível superior. Para estágio de nível técnico, o candidato deverá estar no último ano do curso.

A Empresa concederá, também, estágios a estudantes que já tenham concluído cursos de nível técnico e que, para o exercício legal da profissão, necessitam cumprir determinada carga horária para recebimento do certificado de conclusão (estágio obrigatório). Neste caso, o estudante deverá apresentar declaração da instituição de ensino, comprovando a relação estudante/escola e a necessidade do estágio.

Somente serão aceitas inscrições de estudantes dos cursos reconhecidos pelo MEC, conforme consta no site www.educacaosuperior.inep.gov.br. Inscrições de estudantes que já tenham cumprido estágio do mesmo curso na Cemig não serão aceitas.

Abaixo, segue a relação dos cursos que os alunos devem estar cursando para se candidatarem às vagas:

 

Nível Superior:

Administração, Administração Financeira, Administração Pública, Agronomia, Arquitetura, Biblioteconomia, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciência da Computação, Ciência da Informação, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas), Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Florestal, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Estatística, Geografia, Geologia, Matemática, Nutrição, Psicologia, Redes de Computadores, Serviço

Social, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Tecnologia da Qualidade, Tecnologia em Normalização e Qualidade Industrial, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Processamento de Dados.

 

Nível Técnico:

Agrícola, Administração, Agropecuária, Construção Civil, Contabilidade, Edificações, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Formação Gerencial, Gestão de Processos, Informática, Instrumentação, Mecânica, Meio Ambiente, Qualidade, Química, Segurança do Trabalho, Trânsito e Transportes, Telecomunicações e Zootecnia.

 

Fonte: www.defatoonline.com.br

 

Saiba o que fazer para se proteger dos raios durante as tempestades

Especialistas recomendam evitar ficar em áreas descampadas.
Também é importante se manter longe de eletrodomésticos ligados na tomada.

É preciso se proteger sempre que começar uma chuva, porque, mesmo que os raios sejam poucos, eles podem causar acidentes. Durante as tempestades de verão especialistas recomendam evitar lugares descampados, porque o raio tende a atingir o ponto mais alto.
Em uma área como a do Parque Villa-Lobos, na Zona Oeste de São Paulo, onde uma segurança foi atingida por um raio na tarde de domingo (20), as árvores não são muito altas e, por isso, uma pessoa pode virar a condutora da descarga elétrica. A segurança, que está internada no Hospital das Clínicas, em estado grave, respira com ajuda de aparelhos.
Ao começar a chover, pessoas devem procurar abrigo perto de prédios altos,shoppings, construções com para-raios.
Se estiver em casa, é importante se manter longe de eletrodomésticos ligados na tomada. Também é recomendável ficar longe de janelas. Se estiver em um carro, feche as janelas e não toque em partes metálicas.
No verão, as temperaturas mais altas e a maior umidade fazem aparecer com mais frequência uma nuvem gigantesca chamada "cumulus nimbus". Dentro dela, as cargas elétricas "positivas" ficam para cima e as "negativas", para baixo. Quando aumenta a quantidade das cargas, é criado um "canal" que leva as "negativas" até o chão. Quando elas tocam um objeto no solo, forma- se o raio.
No domingo, mais de 5 mil raios caíram no estado de São Paulo. No sábado (19), não choveu muito, mas a quantidade foi maior. Na sexta-feira (18), caiu uma tempestade com mais de 18 mil raios registrados no estado. Um homem morreu em Piraciba, no interior de São Paulo.

Conheça 10 mitos sobre os raios
Raios caem mais de uma vez no mesmo lugar? Onde é melhor se abrigar?
As tempestades de verão provocam muitos transtornos na capital paulista, como alagamentos e queda de árvores. Já os raios que acompanham a chuva forte causam medo e dúvidas. Afinal, raios caem mais de uma vez em um lugar?
É preciso cobrir espelhos durante as tempestades? Qual o melhor lugar para se abrigar?
Abaixo os esclarecimentos do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

1 - Carros, ônibus e aviões são sempre seguros durante uma tempestade.
VERDADE. Eles são abrigos seguros desde que você esteja dentro, porque o raio não consegue penetrar.
2 - Campos de futebol, quadras de tênis e topos de prédios devem ser evitados.
VERDADE. O maior perigo é ficar em locais descampados, como campos de futebol, pastagens, estradas, montanhas e à beira de lagos.
3 - Ao perceber que está em um local sem abrigo próximo, o ideal é deitar no chão.
MENTIRA. O correto é ficar agachado no chão, com as mãos na nuca e os pés juntos. Em dias de temporal, é prudente ficar afastado de postes de iluminação e cercas de arame farpado.
4 - Raios não caem duas vezes no mesmo lugar.
MENTIRA. No Cristo Redentor, por exemplo, caem, em média, seis raios por ano.
5 - Espelhos atraem raios.
MENTIRA. Isso é um mito popular. Quando uma tempestade iniciar, não é necessário cobrir espelhos ou tirá-los da parede.
6 - Durante tempestades, é preciso desligar os aparelhos elétricos.
VERDADE. Os aparelhos devem ser desligados da tomada. Com isso, evita-se que eles queimem e até mesmo provoquem incêndio, no caso da ocorrência de um raio muito próximo e intenso.
7 - É seguro utilizar telefones sem fio durante tempestades.
VERDADE. É sempre recomendável utilizar, dentro de casa, o telefone sem fio. Os telefones fixos com fio devem ser evitados, pois o fio do telefone transporta a corrente elétrica de um raio.
8 - O para-raios evita que os aparelhos sejam queimados.
MENTIRA. Para-raios são dispositivos que criam um caminho para que o raio atinja o solo sem causar danos à edificação onde ele está instalado. Ele não evita que os equipamentos sejam queimados.
9 - Não há problemas em falar ao celular durante uma tempestade.
INCERTO. Dentro de casa, o celular pode ser usado, desde que não esteja ligado na tomada através do carregador. Porém, evite usar o celular na rua quando houver raios, pois a interferência gerada por uma descarga pode danificar o aparelho e causar leves queimaduras no rosto.
10 - É necessário sair do mar quando uma tempestade começa.
VERDADE. A recomendação é para sair imediatamente ao menor indício de raios. A água do mar é altamente condutora de eletricidade e raios que ocorram no oceano a até cinco quilômetros de distância podem provocar choques.
Fonte: G1


As informacoes contidas nesta mensagem e nos arquivos anexados sao para uso
exclusivo do destinatario aqui indicado e podem conter assuntos comerciais, de
propriedade intelectual ou outras informacoes confidenciais, protegidas pelas leis
aplicaveis.
Caso nao seja o destinatario correto, por favor, notifique o remetente
imediatamente e elimine esta mensagem, uma vez que qualquer revisao, leitura,
copia e, ou divulgacao do conteudo desta mensagem sao estritamente proibidas
e nao autorizadas.
Obrigado por sua cooperacao.
The information contained in this message and the attached files are restricted to
the addressee, and may contain commercial information, copyright, or other
confidential information protected by law.
If you are not the recipient, please notify the sender immediately and delete it
from you system, since any change, reading, copy and, or dissemination of this
e-mail is strictly prohibited by and not authorized.
Thank you.

Novo relógio de luz ajuda a economizar

Novo medidor de luz ajuda o consumidor a economizar energia elétrica. A ideia é trocar os medidores de todo o país por esse equipamento que permite um controle maior dos gastos. Atualmente, o consumo é medido uma vez por mês. Mas, aos poucos, os relógios tradicionais de medição serão trocados por modelos inteligentes. "Como esse medidor é conectado com a concessionária, os consumidores têm informação em tempo real sobre o seu consumo", explica o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone da Nóbrega.

Serão duas peças: o medidor e uma caixa, que permite a visualização dos dados de consumo. O coordenador executivo de Redes Inteligentes Light-Cemig, Fábio Toledo, demonstrou que três sinais, nas cores vermelha, amarela e verde, indicam alto, médio e baixo consumo, respectivamente. Toledo explica que alguns aparelhos, como o microondas, consomem muita energia elétrica, e podem rapidamente alterar o sinal verde para o vermelho.

O sistema também pode mostrar o consumo em reais. Sem o microondas, o consumo fica em R$ 0,16, enquanto com o uso do equipamento, o gasto passa para R$ 0,60. Depois de três dias, o aparelho começa a mostrar o consumo médio e o provável custo da energia consumida no fim do mês, segundo o especialista. Isto ajuda o consumidor a alterar seus hábitos de consumo para reduzir custos.

Com o medidor, a Aneel pretende estabelecer, pelo menos, três tarifas diferentes ao longo do dia. A tarifa cheia ficaria apenas para o horário de pico no país, e as outras duas viriam com desconto. O horário de pico das 19h às 22h, tarifa com maior desconto iria das 22h às 16h e a com desconto menor iria das 16h às 19h, parecido com o que ocorre na telefonia. Isto permitirá também a conta de luz pré-paga, também nos mesmos moldes do telefone. As cidades do Rio de Janeiro(RJ) e Sete Lagoas (MG) devem começar a testar o sistema ainda neste ano.

Fonte: Rede Globo - Jornal Hoje - 17.02.2011

Horário de Verão termina no próximo Domingo

O Horário de Verão 2010/2011 termina à zero hora do dia 20 de fevereiro,
próximo domingo. Com isso, às 24 horas do sábado (19/2), os relógios deverão
ser atrasados em uma hora.
Desde 2008, foram fixadas datas para seu início e término: ficou definido
que, todos os anos, a medida entrará em vigor sempre à zero hora do terceiro
domingo de Outubro e se estenderá ao terceiro domingo de Fevereiro. No ano
em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do
Horário de Verão e o domingo de carnaval, o encerramento ocorrerá no domingo
seguinte.

Minas Gerais
Na área de concessão da Cemig, verificou-se, segundo o balanço parcial, uma
redução na demanda máxima, ou seja, o pico diário da carga que ocorre no
período das 18 às 22 horas, correspondendo a cerca de 300 MW, 0,5 ponto
percentual a mais que o ano passado. Essa potência equivale a:

* geração a plena carga de 2,3 usinas do porte da Usina Térmica de Igarapé
(131 MW) ou
* geração de 4,5 geradores da usina de Três Marias, também a plena carga (66
MW cada) ou
* 30% da carga de pico de todo o Triângulo Mineiro com seus 66 municípios ou
* 15% da carga de pico da Região Metropolitana de Belo Horizonte (34
municípios – 4.9 milhões de habitantes) ou
* demanda de pico de uma cidade de 700 mil habitantes.

No consumo, estima-se que a economia de energia registrada no Horário de
Verão dos últimos dois anos se manteve no período atual, chegando a 0,5%,
"Essa economia é suficiente para abastecer, durante dez dias, a capital Belo
Horizonte", afirma Wilson Fernandes Lage, engenheiro de operação do sistema
da Cemig.
Para o consumidor residencial, a economia se dá na menor utilização da
iluminação artificial, que pode chegar a uma redução de até 5% no consumo
mensal de energia.

No Brasil
A economia no sistema elétrico interligado brasileiro, de acordo com
avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico, deverá ser de 4,6% de
redução o que equivale, aproximadamente, a 30% da carga de Minas Gerais no
horário de ponta.
Já a redução do consumo de energia deverá atingir 220 MWmédios. Os valores
oficiais deverão ser divulgados duas semanas após o término do Horário de
Verão.

Objetivo
A adoção do Horário de Verão visa à redução da demanda máxima do Sistema
Interligado Nacional no período de ponta. "Com isso, obtém-se o alívio do
carregamento dos sistemas de geração, transmissão e distribuição, aumentando
a segurança e a confiabilidade operativa, pois é reduzido o carregamento de
todo o sistema elétrico nos momentos de pico, sendo melhoradas as condições
de controle, principalmente em situações de emergências", explica Wilson
Lage.
Ainda como resultado do Horário de Verão, houve uma menor utilização da
iluminação artificial, com redução do consumo de energia, principalmente nas
classes de consumidores residenciais e comerciais.
O Horário de Verão provoca o adiantamento do horário civil em relação ao
horário padrão, tardando a ligação da iluminação artificial, que é acionada
mais tarde do que aconteceria normalmente. O efeito provocado é a
não-coincidência da entrada desse tipo de iluminação com o consumo demandado
ao longo do dia pelo comércio e pela indústria, cujo montante se reduz após
as 18 horas, e com outros tipos de consumo nas residências, cuja carga
aumenta significativamente nesse horário, motivados principalmente pelo uso
de chuveiro elétrico.
Sua utilização tem sido associada à redução do risco de crises energéticas e
aumento da segurança operativa e confiabilidade do fornecimento, devido à
redução dos picos de consumo, propiciando a redução do risco de apagões,
através do melhor aproveitamento da luz natural e ganhos em armazenamento de
energia.
Fonte: http://cemig-energia.blogspot.com/

Atualização das normas de distribuição de energia elétrica da CEMIG

Atualização das normas de distribuição de energia elétrica da CEMIG

 

ND5.1 - Fornecimento de Energia Elétrica em Tensão Secundária - Rede de Distribuição Aérea Edificações Individuais (1.5MB)

ND5.2 - Fornecimento de Energia Elétrica em Tensão Secundária - Rede de Distribuição Aérea – Edificações Coletivas (5.4MB)

ND5.3 - Fornecimento de Energia Elétrica em Tensão Primária - 15 kV Rede de Distribuição Aérea ou Subterrânea (3.5MB)

ND5.5 - Fornecimento de Energia Elétrica em Tensão Secundária - Rede de Distribuição Subterrânea (3.3MB)

PEC11 - Materiais e Equipamentos Aprovados para Padrões de Entrada (307 KB)

Especificação Técnica de Caixas para Medição, Proteção e Derivação (989KB)

 

http://www.vksengenharia.com.br/outros.html/

 

Após 126 dias, horário de verão termina neste sábado

O horário de verão termina à meia noite deste sábado, dia 19 de fevereiro/2011, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal, após 126 dias de seu início.

A CPFL Paulista, distribuidora de energia elétrica que atende 234 cidades no interior paulista, registrou uma redução de 0,7% no consumo de energia elétrica na região onde atua, e ainda uma diminuição de 2% na demanda no horário de pico, nesse período.

Esta é a 37ª edição do Horário de Verão no Brasil, cuja aplicação vem ocorrendo sucessivamente desde 1985. A economia no consumo de energia elétrica apurada no período corresponde a 76.300 MWh, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Bauru (SP) por um período de aproximadamente 34 dias, ou Campinas (SP) por nove dias, ou Ribeirão Preto (SP) por 18 dias, ou ainda Rio Preto (SP) durante 30 dias.

Um dos motivos para adotar essa medida é a sua aceitação pela população, uma vez que a mudança contribui para o lazer, a economia, e mais ainda, para diminuir os riscos de falta de energia elétrica em horários nos quais o consumo de eletricidade é maior, exigindo por parte das empresas do setor elétrico atenção redobrada com esse horário de pico.

A economia é possível em razão do melhor aproveitamento da luz natural, já que a defasagem de uma hora torna os dias mais longos. O horário de pico de consumo na CPFL Paulista é das 18h às 21h.

 

Histórico no Brasil

 

A medida foi adotada pela primeira vez no Brasil em 1931, mas de forma consecutiva, o Horário de Verão acontece há 25 anos. Esta é 37ª edição do Horário de Verão, no Brasil.

Os estados que adotam a medida são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Fonte: Rede Bom Dia

Instalações mal feitas encarecem a conta de luz

O uso de fio terra e dispositivo DR, associados ao bom uso dos equipamentos podem reduzir entre 4% a 5% o consumo de energia e diminuir acidentes elétricos domésticos, que algumas vezes podem ser fatais.

De acordo com o engenheiro e consultor do Procobre, Hilton Moreno, disjuntores do tipo DR, protegem a corrente diferencial residual, especialmente em áreas molhadas como banheiro, lavanderia e cozinha. Moreno informa ainda que o dispositivo DR desligaria automaticamente o circuito no momento em que qualquer pessoa tocasse num fio desencapado, impedindo que a descarga elétrica fosse fatal.

Além da possibilidade de provocar incêndios, instalações elétricas mal feitas ou em precário estado de conservação podem causar queimaduras de até terceiro grau, coagulação do sangue, lesão nos nervos, contração muscular e uma reação nervosa de estremecimento (a sensação de choque), que é perigosa se provocar a queda do indivíduo.

De acordo com a gerente de marketing do Procobre, Milena Guirão Prado, o condutor de proteção, mais conhecido como fio terra, tem a função de proteger adultos, crianças e até animais, do perigo do choque elétrico, em caso de falha nos equipamentos. “São comuns os choques elétricos em geladeiras, máquinas de lavar ou chuveiros, às vezes fatais, daí a obrigatoriedade da instalação deste fio em todos os pontos de alimentação. O uso das tomadas de três pólos, duas fases e fio terra são essenciais para proporcionar aos usuários a segurança no uso dos equipamentos.

Todo ano, mais de cem brasileiros morrem vítimas de eletrocussões e a má qualidade das instalações elétricas é uma das maiores causas de incêndio no País. O diretor executivo do Procobre, Antonio Maschietto Junior, alerta que tomadas e interruptores que esquentam; quedas frequentes do disjuntor; geladeira que pára de funcionar por alguns instantes; fios e cabos derretidos; mau cheiro e fumaça são alguns dos sinais de que a instalação elétrica doméstica precisa de reparos.

O Procobre, uma das entidades que participa do programa Casa Segura, procura alertar a população para a necessidade de adequar as instalações elétricas às normas brasileiras e evitar acidentes como choques, queimaduras ou incêndios. “Por outro lado, adequar os sistemas elétricos valoriza o imóvel, gera economia na conta de luz, amplia o conforto e a segurança doméstica e minimiza a possibilidade de perda de bens próprios ou de terceiros em incêndios”, explica Maschietto.

 

Dicas para ter uma instalação segura:

1 – Contrate profissionais verdadeiramente capacitados para a realização de instalações ou manutenções nas instalações elétricas. Cobre os cursos realizados, procure pelo profissional habilitado (Crea) responsável pela supervisão dos serviços. Nunca realize serviços de natureza elétrica se não há conhecimento técnico deste assunto, pois mesmo achando que um circuito está desligado, pode haver outras fontes de energia que podem causar um acidente, podendo ser fatal.

2 - Faça uma revisão periódica nas instalações elétricas pelo menos a cada cinco anos. Sempre usando um profissional capacitado (eletricista, técnico e engenheiro) e principalmente que este profissional esteja atualizado, pois as instalações elétricas mudaram muito nos últimos anos e as tecnologias também.

3 - A instalação do condutor de proteção, como é chamado tecnicamente o Fio Terra, em toda a extensão de uma instalação elétrica, é importante, e obrigatório pela lei 1.1337 de 2006. Esta prática vai minimizar os riscos de choque elétrico e garantir estabilidade no funcionamento dos equipamentos.

4 - Todas as instalações que atendam áreas tidas como úmidas, como cozinha, copa, área de serviço, áreas externas, devem ser protegidas pelo DR - Dispositivo Diferencial Residual, que tem a função de desligar o circuito todas as vezes que um choque elétrico possa acontecer. Este equipamento é para salvar vidas e por isto nunca pode o custo ser a consideração principal para a escolha do produto.

5 - Nunca substitua um disjuntor, por outro de maior amperagem (A)(valor), se os condutores (fios) também não forem substituídos por maior seção, (bitola ou diâmetro), pois o disjuntor tem a função de proteger os fios contra aquecimento excessivo e se a pratica acima for executada, o disjuntor não mais protegerá nada, o incêndio é quase certo.

6 - Para proteger equipamentos eletroeletrônicos na residência, instale um dispositivo chamado DPS – Dispositivo de Proteção contra Surtos, que pode ser conhecido no mercado como Protetor de surto, ou até pára-raios eletrônico. Este equipamento irá desviar os surtos de tensão (V – voltagem – 220/127V) gerados por descargas atmosféricas, para a terra e com isto preservar os equipamentos.

Fonte: www.portallumiere.com.br

 

 

Projeto implementa iluminação pública com tecnologia LED

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe) lançaram neste mês um edital para aquisição de luminárias com lâmpadas de tecnologia LED. A ideia é trocar parte da iluminação do campus da universidade, hoje com lâmpadas convencionais de vapor de sódio e de mercúrio, por modelos LED, que consomem menos energia elétrica.

Essa aquisição faz parte de um convênio entre Eletrobras e UFJF, firmado no fim de 2009, e integra o conjunto de ações do Programa Nacional de Iluminação Pública e Sinalização Semafórica Eficientes (Procel Reluz). Após a troca das lâmpadas, a universidade fará a avaliação do desempenho elétrico e luminotécnico do sistema.

Nesta etapa serão colhidas periodicamente as informações sobre iluminação média das vias e demais objetos iluminados. Serão monitoradas também as principais variáveis elétricas do sistema. Uma atenção especial será dedicada aos eventos de qualidade de energia, sobretudo no período de maior incidência de descargas atmosféricas, que acometem o setor escolhido anualmente.

Os responsáveis pelo projeto acreditam que, a exemplo de outros projetos similares implantados recentemente no Brasil e no mundo, será possível obter uma economia de energia entre 10 e 30%.

Fonte: Jornal da Energia / PROCEL INFO

Cemig visita Celesc para conhecer projeto de eficiência energética

Para conhecer os projetos de eficiência energética da Celesc, em particular o Plano de Gestão Municipal da Energia Elétrica (Plamge), o executivo da área de relacionamento com os clientes do poder público da Cemig, José Firmo do Carmo Jr., visitou a distribuidora. O projeto é destinado ao gerenciamento da eficientização energética em municípios catarinenses, e foi concluído em dezembro de 2007.

Segundo a Celesc, a visita do executivo foi recomendada pela Eletrobras. “Fizemos uma pesquisa e descobrimos que 98% dos prefeitos mineiros têm interesse em promover eficiência energética; desses, 66% querem criar as condições necessárias para tanto”, disse José Firmo. A área de trabalho do executivo é responsável por atender todas as demandas dessa clientela, que representa 10% do consumo de energia da concessionária.

O administrador aponta que a visita pode resultar em novas parcerias para trocar experiências com outros projetos de eficiência energética. Em sua carteira de projetos na área, a Cemig tem dois cases de sucesso: o projeto Conviver, destinado às residências de baixa renda, e o projeto Energia do Bem, que atende entidades assistenciais. Segundo José Firmo, estão previstos investimentos de R$ 2 milhões em projetos de eficientização para o poder público no biênio 2011-2012.

Fonte: Jornal da Energia

Google homenageia Thomas Edison

O Doodle, como é conhecido o logo do Google, traz uma homenagem ao inventor e empresário americano Thomas Edison.

Caso estivesse vivo, Thomas Edson completaria 164 anos hoje. O logo do Google alterado mostra diversas engenhocas funcionando em raio-X e em tom sépia. Elas fazem referência a algumas das principais invenções de Edson.

Nascido no dia 11 de fevereiro de 1847, Edison desenvolveu diversos dispositivos que contribuíram para levar a humanidade da era do vapor para a era da eletricidade. Entre as suas criações, estão o fonógrafo, o cinetógrafo (primeira câmera fotográfica bem-sucedida), além da lâmpada elétrica, sua criação mais conhecida.

No total, Edison registrou mais de 100 patentes, o que o coloca entre os maiores inventores de todos os tempos. Ele morreu no dia 18 de outubro de 1931, aos 84 anos, na cidade de West Orange, em Nova Jersey.

Veja também: http://www.vksengenharia.com.br/sair.html

Horário de verão termina este mês

No próximo dia 20, com o término do horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

O horário de verão iniciado em outubro do ano passado tem o objetivo de reduzir a demanda de energia elétrica nos momentos de pico, ou seja, entre 19h e 21h. A estratégia, segundo o Ministério de Minas e Energia, diminui o excesso de carga nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, e faz com que o atendimento no período de maior consumo ocorra com maior eficiência. Nos últimos anos a redução média da demanda tem se situado em torno de 5%, nas regiões onde foi aplicada a medida.

Nova iluminação da Paulista consome até 70% menos de energia

Os 2,8 quilômetros da Avenida Paulista, um dos principais cartões-postais da cidade, estão mais iluminados desde o fim de janeiro. Os 54 postes de concreto instalados na década de 1970 foram trocados por 39 estruturas de aço-carbono. O investimento foi de R$ 3,5 milhões, com projeto elaborado pelo designer Plínio Godoy em parceria com a Philips do Brasil e com o Departamento de Iluminação Pública (Ilume). Levou um ano para ser desenvolvido e menos de um mês de instalação.

Os antigos postes mediam 25 metros de altura e eram equipados com 16 lâmpadas de vapor sódio de 400 watts cada uma. Os novos são menores – 20 metros – e trazem seis projetores de vapor metálico de 315 watts cada. O novo sistema quadruplicou o nível de luminosidade na pista da avenida de 12 lux para 48 lux.

Montados a 18 metros de altura, esses projetores dirigem parte de sua iluminação para a calçada – uma antiga reivindicação da Associação Paulista Viva. O projeto inclui a instalação, até o fim do mês, de 15 postes menores, com 12 metros cada e equipados com quatro lâmpadas, próximo ao túnel que liga a Paulista às avenidas Doutor Arnaldo e Rebouças.

Além de mais forte, a luz da Paulista, segundo o Ilume, tornou-se mais econômica. De acordo com Ulisses Abbud, coordenador de projetos especiais do órgão, o nível de iluminação aumentou 300%. A redução mensal de consumo de energia chega a 70%, o que representa economia de R$ 100 mil por ano para a prefeitura. Parte do sucesso é creditada à troca da luz amarela para a menos charmosa luz branca. “A branca permite alto fluxo luminoso e melhor índice de reprodução de cores”, diz Fernando Stinchi, vice-presidente do setor de iluminação da Philips. “Na prática, isso facilita a identificação de objetos, pessoas e veículos.”

Fonte: Época - 02.02.2011

 

AVG procura técnicos de informática para programa Técnico Amigo

A AVG Anti-Virus, através de sua distribuidora no Brasil, está procurando técnicos de informática para o programa "Técnico Amigo".

Milhares de técnicos instalam diariamente o AVG 2011 nos computadores de seus clientes, que posteriormente acabam comprando a licença de uso sem o técnico e ele não ganha nada com isto. Para resolver esta questão, o programa Técnico Amigo dispõe de um programa de milhagem, onde cada AVG instalado pode ser convertido em pontos que podem ser trocados pelo Cartão Sodex Premium Pass e reverter em compras em diversos estabelecimentos. Para saber mais sobre o programa, acesse:

 

http://www.avgbrasil.com.br/landings/tecnicoamigo-cdh

 

 

Instituto Acende desenvolve curso de smart grid

Para atender aos profissionais do setor de energia, o Instituto Acende Brasil desenvolveu um Programa de Cursos e Treinamentos Corporativos que oferecem uma visão abrangente do setor elétrico brasileiro. Dentre os cursos oferecidos, está o curso "Smart Grid: Conceitos, Oportunidades e Tendências", que tem o objetivo de oferecer um panorama atual sobre o mercado de smart grid no Brasil.

Divido em quatro módulos que abordam temas como a evolução tecnológica dos sistemas de suprimento de energia, os benefícios e os impactos do smart grid, as implantações pioneiras em outros países, as tecnologias associadas, as oportunidades e as aplicações, além de um estudo de caso prático, o curso pretende levar aos alunos os desafios da regulação, as oportunidades nacionais e internacionais e as tendências do mercado de smart grid. O curso é voltado para empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras de eletricidade, fornecedores de equipamentos, prestadores de serviços e consultores, formuladores de políticas públicas e reguladores, consumidores de energia, centros de estudo e núcleos acadêmicos, e está com as inscrições abertas até o dia 5 de fevereiro. Para mais informações, acesse www.acendebrasil.com.br.

Fonte: PROCEL INFO

Veja dicas de como economizar energia no calor

Devido ao calor, o consumo de energia aumenta. E a razão é que todo mundo busca alternativas para se refrescar: ventiladores, ar condicionado e até as geladeiras acabam ficando mais tempo abertas para retirar alimentos e bebidas.

A CPFL não tem um balanço referente ao consumo dos último dias, quando Campinas registrou a semana com as noites mais abafadas do ano. Às 20h da última quinta-feira, 27 de janeiro, os termômetros marcavam 28ºC. A empresa divulga números apenas por semestre, mas explica que, em média, o consumo de energia aumenta entre 20% e 30% nos dias e nas noites mais quentes. A explicação é que com as noites abafadas, as pessoas ficam mais tempo acordadas.

 

10 dicas de economia de energia elétrica

1) Nos dias quentes, colocar o chuveiro na posição "verão" (o consumo será cerca de 30% menor), limpar periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro, tomar banhos mais rápidos e desligar a torneira ao se ensaboar;

2) Apagar a luz ao sair de um ambiente;

3) Não dormir com a televisão ligada;

4) Instalar a geladeira em local bem ventilado, não encostada em paredes ou móveis, longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas, nunca utilizar a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas, nunca colocar alimentos quentes na geladeira e não forrar as prateleiras da geladeira;

5) Não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo e não se esquecer de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado;

6) Nos banheiros, cozinhas, lavanderia e garagem, instalar lâmpadas fluorescentes. Elas iluminam melhor, duram mais e gastam menos energia.

7) Não usar benjamins (peça para ligar vários aparelhos a uma só tomada);

8) Acumular roupas para lavar e também para passar;

9) O ferro elétrico tem regulagem de temperatura, o que pode torná-lo mais econômico;

10) Nas máquinas de lavar e nos tanquinhos, utilize a quantidade de sabão recomendada pelo fabricante.

 

Entenda porque o consumo aumenta no verão

Com o ar condicionado o consumo de energia pode chegar a 1/3 da conta. Para minimizar os gastos com a refrigeração do ambiente, a CPFL Paulista recomenda, na hora de escolher o modelo do equipamento, dar preferência aos condicionadores de ar que possuem o selo Procel, afinal, eles consomem de 12% a 26% menos energia. É importante também fazer a manutenção periódica do eletrodoméstico, realizando a limpeza do filtro de ar. E, finalmente, o hábito de desligar o aparelho sempre que os moradores se ausentarem do ambiente refrigerado é importante.

O chuveiro elétrico e a geladeira também são grandes consumidores de energia. Eles representam, cada um, de 25% a 35% do valor da conta no final do mês. Já a parcela relativa à iluminação das residências fica entre 15% e 25% do total. Para reduzir o consumo com esses aparelhos basta seguir alguns passos.

Chuveiro elétrico - Nos dias quentes, coloque o chuveiro na posição "verão" (o consumo será cerca de 30% menor); limpe periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro; nunca reaproveite uma resistência queimada. Isso provoca o aumento do consumo e coloca em risco a segurança do usuário.

Geladeira - Instale a geladeira em local bem ventilado, não encostando em paredes ou móveis, e mantenha o equipamento longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas; nunca utilize a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas; nunca coloque alimentos quentes na geladeira; não se esqueça de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado.

Iluminação - Limpe as lâmpadas e luminárias; nos banheiros, cozinhas, lavanderia e garagem, instale lâmpadas fluorescentes. Elas iluminam melhor, duram mais e gastam menos energia (uma lâmpada fluorescente de 15 a 40 Watts ilumina tanto quanto uma incandescente de 60 Watts. Se, para iluminar uma cozinha, utiliza-se uma lâmpada incandescente de 100 Watts, ao substituí-la por uma fluorescente de 32 Watts, a economia será de 1/3 e a durabilidade será de 5 a 10 vezes maior).

Fonte: EPTV - 29.01.2011 / PROCEL INFO

Calor faz consumo de energia disparar

O forte calor no verão dispara o consumo de energia elétrica, principalmente por causa do ar condicionado e do ventilador. E esse aumento pode chegar a até 40%. Soma-se, ainda, que a tarifa de luz está mais cara. Mas alguns cuidados dentro de casa podem fazer com que a conta fique um pouco menor.

Nos dias mais quentes, deixar de usar o ar condicionado é quase impossível. Mas existem formas mais econômicas de utilizá-lo, como deixá-lo ligado somente até refrescar o quarto. Depois disto, é aconselhável utilizar o ventilador.

O engenheiro Luiz Antônio Cosenz dá dicas para reduzir ainda mais o consumo. Segundo ele, mesmo que a televisão seja utilizada cerca de três horas por dia, nas outras 21 horas ela fica ligada em modo stand by. Com isso, por mais que consuma apenas 3% da potência do equipamento, o longo período gera custos consideráveis. "E não é só a televisão, é o DVD, é o home theater, é o telefone sem fio. Tudo em stand by consumindo energia, e isto se reflete na conta do consumidor", explicou.

Para a iluminação, de acordo com ele, é aconselhável o uso de sensores de presença, que são acionados quando alguém passa e desliga as luzes quando não há movimentação. Já na cozinha: geladeira, freezer e microondas. "O microondas também consome mais energia pelo tempo que fica em stand by, e o ideal é tirá-lo da tomada", aconselhou. "A geladeira pode ficar uns 20 centímetros afastada da parede, para facilitar a refrigeração, e nunca se deve secar roupas atrás do equipamento", disse.

Na lavanderia, o melhor é juntar toda a roupa e lavar de uma vez só. E máquina de secar apenas em último caso, segundo o especialista. "O consumo é muito grande", justificou.

Fonte: Cidinha Livre - TV Bandeirantes - 01.02.2011

Brasileiro mais consciente sobre consumo de energia

Dez anos após o racionamento instaurado no país, quando o consumidor foi obrigado a reduzir 20% de seu consumo mensal de energia elétrica, estando sujeito a sobretaxas e cortes caso não atingisse a meta, o cenário brasileiro mudou positivamente quanto ao uso da eletricidade.
Foi atingido um recorde no uso de fontes renováveis (47,3% de toda a energia consumida no país), empresas passaram a desenvolver cada vez mais tecnologias com eficiência energética e a população está mais preocupada com seus hábitos de consumo.
O resultado desse conjunto de ações é que, hoje, o país tem energia de sobra até 2014, de acordo com a estatal EPE (Empresa de Pesquisa Energética). O levantamento mostra que o Brasil é capaz de suportar um aumento do consumo de até 7% ao ano, dado positivo, se considerado que a previsão para esta década é de que haja crescimento de 4,5% ao ano, acima da média global.
O modelo brasileiro de contenção vem sendo copiado por outros países, pois além de reverter o antigo cenário e torná-lo positivo, conseguiu mobilizar a população e a iniciativa privada de diferentes segmentos. Segundo estudo realizado pelo Instituto Akatu três anos após o apagão, em 2004, 94% da população já acreditavam que economizar água e energia elétrica eram boas maneiras de preservar o meio ambiente. Além disso, 66% das pessoas consideravam-se dispostas a reduzir um pouco o padrão de vida para melhorar as condições do meio ambiente.
Quatro anos após esse estudo, o país já alcançou o segundo lugar no ranking mundial de pessoas que aceitariam pagar mais por um produto que economizasse e trouxesse benefícios ambientais. Na pesquisa feita pela TNS Research International em mais de 17 países, perdemos apenas para a Tailândia, com 94% das pessoas que aceitam o aumento no custo.
Desse modo, muitas empresas investiram em produtos sustentáveis e mais eficazes na última década. Um exemplo é o desenvolvimento tecnológico de lâmpadas e outros componentes de iluminação, responsáveis por boa parte do consumo de eletricidade. É o caso das lâmpadas fluorescentes compactas e das LampLEDs, que chegam a economizar até 80% de energia elétrica e, por isso, devem substituir as incandescentes até 2016, quando, segundo decreto do Governo Federal, estas deverão ser banidas do mercado nacional.
Todos esses fatores, aliados ao otimismo socioeconômico, mostram que o país deu passos firmes rumo ao seu crescimento nos últimos anos. E, quando o assunto é consumo, aprendemos que, com cada indivíduo fazendo a sua parte, podemos desenvolver novas práticas, conquistando resultados promissores para uma vida melhor e mais sustentável.
Fonte: Monitor Mercantil