Como tornar o horário de verão um aliado no lar

Com o horário de verão, que começou no último fim de semana, consumidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia, têm boa oportunidade de diminuir a conta de luz. Basta adotar medidas simples no dia a dia, mas que ajudam a economizar energia elétrica.

Dos aparelhos de casa, o que deve merecer maior atenção na hora de usar é o chuveiro elétrico, considerado o maior vilão do consumo doméstico. Segundo o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica da Eletrobras (Procel), ele responde por 24% do valor da conta de luz de uma residência.

Engenheiro eletricista da Assessoria de Estudos e Programas de Conservação de Energia de Furnas, Alexandre Reis recomenda que, em dias quentes, o consumidor deve colocar a chave do chuveiro na posição “verão”. “Além disso, evite usá-lo no horário de pico, entre 18h e 21h”, avisa.

A disposição de eletrodomésticos na cozinha também influencia no consumo de energia. O especialista explica que geladeira e freezer não devem ficar perto de fogão nem de aparelhos que produzam calor.

“Isso faz com que consumam mais energia para compensar o ganho de temperatura”, diz Alexandre, ressaltando que é preciso manter os aparelhos afastados das paredes pelo menos 15 centímetros. Assim, evita-se o superaquecimento.

Para quem estuda, a dica é optar por uma iluminação dirigida, usando spots. Isso garantirá economia de energia e proporcionará mais claridade. “O uso da iluminação dirigida torna o ambiente mais agradável e consome menos do que a tradicional luz central”, ensina o engenheiro.

Dicas úteis

- Lâmpadas fluorescentes consomem menos energia do que as incandescentes. A de 40 Watts ilumina mais do que a incandescente de 100 Watts, com consumo inferior, e tem vida útil 10 vezes maior.

- Não coloque roupas e tênis atrás da geladeira.

- Ao usar o ferro de passar, passe de uma só vez o maior número de peças possível e deixe o aparelho na temperatura indicada para cada tipo de tecido.

- Quando for jantar ou fazer um lanche, retire todos os ingredientes de uma única vez da geladeira. O abre e fecha faz com que o aparelho trabalhe mais para manter a temperatura e aumente o consumo de energia.

- A função stand by também é uma grande vilã da conta de luz. Ela consome entre 15% e 40% do gasto normal de energia dos aparelhos. Por isso, a dica é desligar diretamente nos aparelhos ou na tomada quando não estiverem em uso.

- Antes de comprar um equipamento, escolha eletrodomésticos de baixo consumo, que tenham o Selo Procel de Economia de Energia, que indica os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. Fonte: O Dia / PROCEL INFO

 

Torne-se um consumidor ecologicamente correto com iluminação eficiente energeticamente

A iluminação ecologicamente correta é bom para o meio ambiente e também ajuda a economizar dinheiro, tornando-se uma atraente opção para consumidores que tenham interessante em se tornarem mais sustentáveis. Atualmente, as lâmpadas possuem diversos tamanhos e designs de economia de energia, como as que têm tecnologia LED e as lâmpadas fluorescentes compactas.

É possível encontrar tais opções de iluminação ecologicamente correta na maioria dos supermercados e lojas de ferragens, e muitas outras variedades podem ser encontradas online. Recomenda-se também verificar com a companhia de energia local se existe algum programa que forneça as lâmpadas como medida para incentivar o consumo eficiente de energia. Esta é a melhor maneira de começar a deixar uma residência mais verde, uma vez que as lâmpadas fluorescentes compactas utilizam em torno de um quarto da energia usada por uma lâmpada incandescente tradicional e possuem vida útil muito mais longa, com até 25 mil horas de uso. As lâmpadas com tecnologia LED duram ainda mais tempo do que lâmpadas fluorescentes compactas, e possuem uma vida útil de até 80 mil horas. Sem necessidade de manutenção constante, as lâmpadas de LED fazem com que seu alto custo acabe compensando o investimento para muito compradores.

Os dois modelos de lâmpadas irão ajudar os consumidores a reduzirem seus gastos com energia e a economizar dinheiro. Vale lembrar também que sensores de movimento em luzes externas e implantar lâmpadas abastecidas com energia solar também são medidas que ajudam a tornar uma casa mais eficiente energeticamente.

Fonte: Earth Times / PROCEL INFO

Cemig e Light adquirem participação na Hidrelétrica de Belo Monte

A Cemig e a Light anunciaram, nesta terça-feira (25/11), a aquisição estratégica de participação na Usina Hidrelétrica de Belo Monte, equivalente a 9,77% do capital social da Norte Energia, empresa que detém a concessão da usina. A aquisição será realizada por uma sociedade de propósito específico (SPE), Amazônia Energia Participações S.A, especialmente criada com essa finalidade, cujas sócias são a Cemig Geração e Transmissão, com 74,5% do capital total, e a Light, com 25,5%.

O valor da aquisição de 9,77% do capital da Norte Energia é de R$ 118 milhões, a mesma quantia já desembolsada pelos sócios que estão vendendo sua participação: Construtora Queiroz Galvão S.A. Construtora OAS, Contern Construções e Comércio, Cetenco Engenharia, Galvão Engenharia e J. Malucelli Construtora de Obras.

A Hidrelétrica Belo Monte, localizada na bacia do Rio Xingu, no município de Vitória do Xingu (PA), é a maior usina atualmente em construção em todo o mundo e, quando finalizada, terá uma capacidade instalada de 11.233 MW, com uma energia assegurada de 4.571 MW médios. O início de operação comercial está previsto para fevereiro de 2015 e o prazo de concessão é de 35 anos.

Medidor de eletricidade em tempo real

Com mais diferenciais por m², a Tecnisa lança o Flex Pauliceia em São Bernardo do Campo. Localizado na Rua Julio de Mesquita, esquina com a rua MMDC, o empreendimento será entregue com medidores individualizados de água, gás e energia elétrica. Terá também um monitor digital acoplado à caixa de luz que permitirá ao morador conferir o consumo dos eletrodomésticos em tempo real. O sistema elétrico será agrupado em cinco circuitos, que registrarão separadamente o consumo da geladeira, da máquina de lavar roupas, do microondas, das tomadas e da iluminação geral dos ambientes. Na tela de cristal líquido, será possível conferir o consumo instantâneo e acumulado de energia de cada item, além de ter uma estimativa do valor da conta ao final do mês.

O morador do Flex Pauliceia poderá ainda acompanhar o consumo pela internet. Com a iniciativa, a companhia estima que os moradores economizem até 20% dos gastos mensais. “Quando você começa a acompanhar as despesas domésticas em tempo real, a tendência é economizar ainda mais. A dona de casa poderá ver que a máquina de lavar está gastando muito, se utilizada com pouca roupa. Para reduzir custos, poderá esperar e só utilizá-la em sua capacidade máxima. E assim também acontece com os outros itens”, afirma André Mioto, gerente de Incorporação da Tecnisa.

Além da medição individual, o Flex Pauliceia conta com uma lista de 18 diferenciais em eficiência energética, economia de água, conforto acústico e térmico, geração de energia e segurança. Cada item foi escolhido a partir do Tecnisa Ideias e brainstorm da equipe do projeto e do departamento de Engenharia. A iluminação de LED, o ar condicionado no salão de festas, o aquecedor a gás de passagem instalado são alguns exemplos. As soluções de segurança apresentadas foram muito bem recebidas pelos clientes. Incluem sensores de presença nas calçadas, câmeras de monitoramento das áreas de lazer e guarita blindada. Com todos esses atributos, o Flex Pauliceia apresenta a qualidade do produto entregue pela Tecnisa.

Fonte: Portal Fator Brasil

Cemig realiza um grande leilão de veículos

A Cemig promoverá um grande leilão de veículos de propriedade da Cemig Distribuição S.A.

O evento será realizado no dia 9/11/2011, às 9h30min, no Palácio dos Leilões, no endereço: Av. Vereador Joaquim Costa, nº 1800 – Bairro São Sebastião I – Contagem / MG.

Os bens estarão em exposição nos dias 07 e 08/11/2011, na Unidade Cemig COA, Av. Vereador Joaquim Costa, s/nº, km 2,5 - Bairro Campina Verde – Contagem / MG. Contato: Sr. Itamar Pereira de Paula, fone: (31) 3878 5211.

Demais esclarecimentos e detalhes sobre as condições estabelecidas para venda e exemplares do catálogo do leilão poderão ser obtidos através do escritório do Leiloeiro (Palácio dos Leilões), fones: (31) 2125-9400, 2125-9425, 2125-9428 ou 2125-9442.

Fonte: www.cemig.com.br

Procel

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL foi criado em 1985 pelos Ministérios de Minas e Energia e da Indústria e Comércio, e gerido por uma Secretaria Executiva subordinada à Eletrobras. Em 1991, o Procel foi transformado em Programa de Governo, tendo abrangência e responsabilidade ampliadas.

A missão do Procel é “promover a eficiência energética, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e eficiência dos bens e serviços, reduzindo os impactos ambientais”.

Para cumprir sua missão, utiliza recursos da Eletrobras e da Reserva Global de Reversão – RGR, fundo federal constituído com recursos das concessionárias. Utiliza, também, recursos de entidades nacionais e internacionais cujos propósitos estejam alinhados com seus objetivos.

O Procel tem diversas linhas de atuação, que abrangem diferentes segmentos de consumo de energia. Sua atuação é concretizada por meio de subprogramas específicos, como:

Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética - Procel Info

Eficiência Energética em Edificações – Procel Edifica

Eficiência Energética em Equipamentos - Procel Selo

Eficiência Energética Industrial - Procel Indústria

Eficiência Energética no Saneamento Ambiental - Procel Sanear

Eficiência Energética nos Prédios Públicos - Procel EPP

Gestão Energética Municipal - Procel GEM

Informação e Cidadania - Procel Educação

Eficiência Energética na Iluminação Pública e Sinalização Semafórica - Procel Reluz

Tarifa diferenciada por horário

Uma estudante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizou um estudo mostrando que o aumento da tarifação em horários de pico poderia reduzir o consumo de energia. O estudo foi desenvolvido pela bolsista de iniciação científica Amanda Caldeiras, do curso de Engenharia de Produção, desenvolvido junto ao Laboratório de Apoio à Decisão e Confiabilidade (Ladec), da Escola de Engenharia da UFMG. O projeto propõe um consumo de eletricidade mais uniforme ao longo do dia como uma das saídas para os elevados gastos de energia em residências.

A estudante defende o uso do chamado modelo Time of use, que se baseia no aumento da tarifação da energia elétrica nos períodos de maior demanda. Segundo projeções feitas por ela, Belo Horizonte (MG) alcança níveis altos de utilização da eletricidade das 14h às 22h. Fora desse horário, os valores são baixos. Amanda Caldeiras acredita que a adoção do modelo pode evitar o acionamento de usinas termelétricas.

“O aumento do preço em momentos de pico tende deslocar o uso para horários de baixa demanda. Isso mantém uma constância no consumo e evita a ativação das termelétricas”, afirma a autora. Os benefícios do regime Time of use já são conhecidos fora do Brasil. Na Califórnia (EUA), sua adoção resultou em economia de até 6% na conta de luz. A Cemig pretende iniciar uma experiência piloto em Sete Lagoas.

Fonte: Brasil Energia

Lista eficiente maior até 2020

O Ministério de Minas e Energia planeja incluir mais 30 itens na lista de produtos que devem adotar índices mínimos de eficiência energética até 2020. A informação foi dada pelo presidente do Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética, Paulo Augusto Leonelli, durante sessão comemorativa dos dez anos da lei que estabelece níveis máximos de consumo específico ou padrões mínimos de eficiência energética de máquinas e aparelhos comercializados no país.

Prioritariamente, cinco equipamentos deverão ter uma regulação de níveis mínimos de consumo até 2012. São eles: lâmpada a vapor de sódio, máquinas de lavar roupa, reatores eletrônicos, ventiladores de teto e transformadores de distribuição. O programa ainda prevê a definição de eficiência energética mínima para veículos entre 2016 e 2020.

Fonte: Energia Hoje

Mudanças de hábito podem trazer economia para o consumidor no verão

O horário de verão deste ano, que começou nesse domingo (16), poderá trazer significativa economia na conta de energia elétrica caso o consumidor adote hábitos simples no dia a dia. "Energia mais barata para o nosso bolso e menos agressiva ao meio ambiente é aquela que a gente não desperdiça”, disse o engenheiro Alexandre Reis, da Assessoria de Estudos e Programas de Conservação de Energia de Furnas.

No caso do consumidor residencial, o grande vilão é o chuveiro elétrico, lembrou. “O horário de verão é um excelente momento para a gente aproveitar o calor do dia e tentar economizar no chuveiro, colocando, pelo menos, a chave na posição verão”. De acordo com pesquisas, o chuveiro responde por cerca de 24% da conta mensal de energia elétrica. Reis recomendou que sejam evitados banhos no horário de pico que, normalmente, vai das 18h às 21h.

Em relação a aparelhos como geladeira, freezer e ar condicionado, Alexandre Reis sugeriu que o consumidor dê prioridade a modelos que levem o Selo Procel de economia de energia, sobretudo quando for trocar um aparelho antigo por um novo. “O Selo Procel é uma premiação àquele produto que, em sua categoria, é o mais eficiente”. Todos os produtos que entram no mercado são testados e certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Aqueles que recebem o índice A de eficiência gastam menos energia.

Segundo o engenheiro de Furnas, somente a troca por um aparelho mais eficiente faz com que o consumidor passe a economizar 50% na conta de luz. “E, por vezes, o investimento é diluído na diferença de conta em poucos meses”.

Em relação a outro vilão do consumo, as lâmpadas incandescentes, a substituição por lâmpadas fluorescentes pode gerar economia em torno de 60% para o consumidor. “Lâmpada incandescente é a mais obsoleta que existe”, analisou Reis. Ele explicou que 80% de uma lâmpada incandescente geram somente calor e apenas 20% geram iluminação. As lâmpadas fluorescentes, além de reduzir o consumo, podem durar dez vezes mais, acrescentou. Enquanto uma lâmpada incandescente dura mil horas, as fluorescentes podem durar até 10 mil horas.

As mesmas regras de redução do consumo se aplicam a estabelecimentos comerciais e industriais. Furnas desenvolve um trabalho gratuito de diagnóstico energético para empresas e instituições públicas, como escolas, hospitais e prefeituras. No Rio de Janeiro, a estatal, subsidiária da Eletrobras, realizou trabalho para a redução dos gastos de energia em vários locais públicos, como o Jardim Zoológico e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

As medidas adotadas por Furnas no escritório da empresa no Rio, a partir de 2000, levaram a uma redução de 38,6% nos gastos anuais com eletricidade, o que corresponde a cerca de R$ 925 mil por ano.

As ações de eficiência energética envolveram, por exemplo, a troca de 14 mil luminárias e a colocação de refletores, que levaram o foco da iluminação para as superfícies de trabalho. A economia de consumo gerada apenas com a troca de iluminação atingiu 73%. Na conta de energia elétrica, isso representou economia de 23%.

Fonte: Jornal do Brasil

Brasileiros criam “Kit geladeira” para economizar energia

A geladeira é um dos eletrodomésticos que mais gastam energia. Para amenizar tal impacto negativo, dois brasileiros, Mirko Chávez Gutiérrez e Vivaldo Silveira Júnior, criaram um "Kit geladeira", capaz de economizar até 15% na conta de energia. A intenção dos inventores é que o produto tenha baixo custo.

A dupla, que é formada por dois pesquisadores da Unicamp, desenvolveu um kit composto de um reservatório, uma pequena bomba hidráulica e um tubo de PVC, para a circulação e a distribuição de água que se condensa no exterior do refrigerador.

O reservatório deve reter a água que cai da geladeira para que possa ser bombeada novamente. Ele pode ser adaptado a qualquer refrigerador, mesmo aos modelos mais antigos.

O protótipo foi testado em diferentes condições de temperatura e em todas as regiões do Brasil. Com isso, os inventores perceberam que o equipamento é eficiente tanto nos locais em que o clima é frio, como no Sul, até onde as temperaturas são altas, como no Nordeste.

De acordo com os pesquisadores, para que a implantação do kit seja de baixo custo e tenha eficiência suficiente é preciso antes que as empresas montadoras demonstrem interesse. Desta forma, o dispositivo poderá ser produzido em escala comercial.

"Não queríamos que o custo fosse elevado. O investimento inicial no kit é de apenas R$ 40,00 aproximadamente, por equipamento. Considerando que é uma tecnologia inovadora e de fácil aplicação, nota-se que ela tem tudo para impactar positivamente a comunidade em geral com o apelo de conseguir uma melhora do desempenho energético e de gerar uma poupança em famílias de qualquer parte do Brasil", explicam eles.

Fonte: Portal Exame

Lâmpadas LED, a nova tendência no mercado

A nova tendência de consumo para iluminação nas residências no Brasil são as lâmpadas de LED, que apesar de serem mais caras e do desconhecimento de muitos sobre o produto, suas diversas aplicações, bem como as qualidades intrínsecas ainda são uma incógnita. Além disso, o preço de aquisição ainda é alto quando comparado com as tradicionais lâmpadas de filamento ou mesmo as fluorescentes, sejam compactas ou tubulares.

A lâmpada LED tem inúmeras vantagens, começando com a geração de economia de 40% em relação às lâmpadas fluorescentes e de até 88% com as lâmpadas incandescentes, e ainda duram mais do que os outros dois modelos, segundo a O2 Led Illumination, empresa que comercializa e manufatura produtos de iluminação com a tecnologia LED.

“É comum encontrarmos todo o tipo de produto no mercado, desde os excelentes até os inferiores. Chegam todos os dias ao Brasil importações de lâmpadas de LEDs de baixo custo (e neste caso baixo custo é sinônimo de baixa qualidade) que invadem os revendedores, posteriormente nossos lares. Estes produtos rapidamente perdem desempenho e em casos extremos falham, frustrando a expectativa do consumidor”, relata Roberto Luís Cardoso, diretor de tecnologia da O2 Led Illumination.

Além de contribuir com a economia da energia, as lâmpadas LED contribuem para a preservação do meio ambiente, pois, com a sua duração de até cinco anos, gerando uma quantidade menor de lâmpadas substituídas, seus resíduos demoram a serem descartados. Mas a qualidade da lâmpada LED não é o único aspecto a ser considerado. Projetos e os cuidados da produção também contribuem para o resultado final.

“O ideal é comprar lâmpadas de LED dos grandes importadores que garantem a qualidade do produto ou de fabricantes estabelecidos em território nacional. Estas empresas fornecem produtos de qualidade, prestam serviços de assistência técnica e pós-venda, e ainda podem ajudar com sugestões de instalação ou mesmo de decoração”, informa Cardoso.

Fonte: Portal Fator Brasil

Pessoas Especiais

Saiba que existem pessoas que espalham luz por onde passam ....

 

Trazendo energia e força a quem precisa ...

 

Fazendo de tudo para nos tirar da escuridão e iluminar nossos caminhos ....

 

Essas pessoas são chamadas de ...

 

 

ELETRICISTAS.

 

 

17 de Outubro: Dia do Eletricista

Horário de Verão reduzirá 2% da demanda de energia no horário de pico em São Paulo

A 41ª edição do Horário de Verão no Brasil começa no próximo domingo (16) e deverá gerar uma redução de 2% na demanda de energia atendida pela CPFL Paulista no horário de pico, que vai das 18 horas até as 21 horas.

Além disso, a empresa também estima uma redução na ordem de 0,7% no consumo de energia elétrica nas 234 cidades participantes. Uma economia que alcançará 80.200 MWh, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Campinas (1,1 milhão de habitantes) durante 9 dias, Ribeirão Preto por 19 dias, São José do Rio Preto por 31 dias ou Bauru por 36 dias.

O evento durará 133 dias, até 26 de fevereiro de 2012, período em que os relógios devem ser adiantados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, no Distrito Federal e na Bahia.

Menos luz!

O principal objetivo do Horário de Verão é melhorar o aproveitamento de luz natural, já que, na média, as pessoas chegam em casa a partir das 18h - início da noite - e uma das primeiras ações é acender as luzes.

Além disso, na mesma hora que o consumidor acende as luzes de casa, também entram em operação a iluminação pública e placas luminosas do comércio. No Horário de Verão, as cargas das residências e da iluminação pública passam a operar após as 19h, quando o consumo industrial começa a recuar.

Dessa forma, é possível economizar energia e proporcionar o funcionamento adequado do sistema de transmissão e distribuição de eletricidade.

Horário de Verão

A medida foi adotada pela primeira vez no Brasil em 1931, mas de forma consecutiva ocorre há 27 anos.

Para não haver mais a necessidade de todo ano estabelecer regras novas, no dia 8 de dezembro de 2008, o então presidente Luis Inácio Lula da Silva assinou o decreto 6.558, que institui o horário de verão todos os anos, a partir da zero hora do terceiro domingo do mês de outubro até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro seguinte.

No ano que houver coincidência entre o domingo de Carnaval e o término da medida, o encerramento se dará no domingo seguinte. E é esse o caso que vai ocorrer no próximo ano, quando o Carnaval será comemorado nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro. Por isso o término será dia 26, o que fará com que esse seja o Horário de Verão mais longo que o Brasil já teve.

Fonte: UOL Economia

Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo

Hoje é considerado o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo porque foi nessa data que a profissão foi regulamentada, no ano de 1933. O agrônomo é um profissional de atuação ampla.

Na zona rural, pode trabalhar com agricultura, políticas de preservação e conservação ecológica, além de poder lidar com zootecnia. Na área urbana, o agrônomo pode envolver-se com parques e jardins, em indústrias de mecanização da agricultura e com comércio de produtos agropecuários. Em suma, suas atividades são sempre ligadas à agropecuária e à utilização de recursos naturais.

O curso superior de Agronomia dura em média 5 anos. O profissional da área deve ter registro nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREAs - e no Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - Confea.

Em um país de economia fortemente agropecuária como o Brasil, o engenheiro agrônomo tem bastante importância para o nosso desenvolvimento.

 

Eficiência Energética: norma em pauta

O Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) liderou uma comissão de estudos junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para criar uma nova norma brasileira, que associa o dimensionamento elétrico das edificações à economia de energia e redução das emissões de CO2. A norma será aplicável em todas as instalações de baixa e média tensão e também para as redes de transmissão e distribuição de energia.

A norma NBR 15920:2011, lançada esta semana em evento destinado a projetistas na terça-feira em São Paulo, é fruto de um trabalho do Procobre para que o redimensionamento da seção (diâmetro) do cabo elétrico promova uma menor perda de energia, reduzindo assim o consumo e, por consequência, o preço da conta de luz, além de diminuir a emissão de gases do efeito estufa.

A nova NBR também serviu de base para o desenvolvimento de um software que dimensiona os circuitos elétricos das edificações levando em conta aspectos de economia de energia e os efeitos positivos para o meio ambiente. De acordo com o engenheiro eletricista e consultor do Procobre, Hilton Moreno, responsável pelo software e também pela elaboração do manual “Dimensionamento Econômico e Ambiental de Condutores Elétricos”, as emissões de CO2 mais significativas em um sistema elétrico ocorrem quando os condutores estão sendo utilizados no transporte de energia elétrica. Apenas um circuito elétrico, sob certas más condições, pode ser responsável pela emissão indireta de milhares de quilos de CO2 na atmosfera no decorrer de alguns anos.

Além do software, o manual traz os critérios de dimensionamento econômico para todos os tipos de instalação elétrica de baixa tensão, tanto prediais ou comerciais quanto industriais ou nas redes públicas de distribuição de energia.

Fonte: Agência Ambiente Energia

Empresas levarão ao governo projeto de migração para o smart grid

Até o fim de novembro, o setor de energia e as empresas detentoras de infraestrutura de telecomunicações apresentam ao governo um projeto de modernização das redes em um esforço que deverá ser casado com a iniciativa, iniciada no ano passado pelo Ministério de Minas e Energia, de elaboração de uma política pública para a implantação do smart grid no Brasil.

“Esse estudo reúne 37 empresas, entre geradoras e distribuidoras, para a integração de TI, telecomunicações e as redes elétricas, integração dos serviços urbanos e compartilhamento de infraestrutura”, resume o presidente da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia (Abradee), Nelson Fonseca Leite.

O projeto deverá contemplar pelo menos três cenários, com nenhuma, alguma ou grande participação estatal, e até aqui evita-se antecipar o custo da implantação das redes inteligentes no país - de forma que ainda é cedo para se avaliar se a projeção inicial da Abradee, que chegou a calcular a necessidade de investimentos de US$ 20 bilhões, será mantida.

Até porque o setor elétrico parece bastante inclinado a expandir-se para além das fronteiras dos serviços diretamente ligados à energia. Tanto é assim, que a própria Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) segurou a regulamentação sobre os novos medidores inteligentes.

“Teremos uma ferramenta que poderá ter inúmeras aplicações, então, é melhor esperarmos um pouco antes de defini-la”, reconhece o presidente da Associação de Empresas Proprietárias de Infraestrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações (APTEL), Pedro Jatobá.

Ele admite que o governo e a Aneelsinalizaram com mudanças nas regras do setor elétrico de maneira a incentivar os investimentos. Em especial, aquelas que obrigam a reversão dos aportes em ganhos tarifários para os consumidores.

A ideia de modificar o sistema voltado à modicidade tarifária - pelo qual 90% dos ganhos de atividades externas à concessão sejam transferido aos preços - já surgira durante as discussões do Fórum Brasil Conectado, que discutia o Plano Nacional de Banda Larga. Ganhou novo reforço com o smart grid.

Fonte: Convergência Digital

Como melhorar a eficiência energética do datacenter

Muitos datacenters esbarram na potência máxima disponível. Outros enfrentam desafios de gestão. Entre as dificuldades se destacam falta de tempo para implementar novas capacidades e administrar sistemas existentes. Além disso, os ganhos obtidos com a virtualização ou com a consolidação de servidores frequentemente se perdem com a instalação de novos equipamentos.

A demanda por mais hardware e petabytes de armazenamento não vai acabar. Nem as preocupações com orçamento, custo de energia, refrigeração e espaço. Veja a seguir algumas dicas dos especialistas sobre a escolha do local ideal e como diminuir custos com energia.

Localização

Os espaços físicos precisam de muita energia com preço competitivo. Necessitam de refrigeração, já que toda a energia direcionada para equipamentos de TI, eventualmente, se transforma em calor.

Esse cenário requer refrigeração e mais energia. Uma medida de eficiência energética de um datacenter é o seu PUE (Power Usage Effectiveness), que é a razão entre a potência total consumida pela instalação de TI – refrigeração, iluminação etc – dividida pela eletricidade consumida pelos equipamentos de tecnologia. O melhor PUE é o mais próximo possível de 1,0.

O datacenter deve estar em um lugar fresco e seco, com energia a custos reduzidos. E um exemplo são os sites do Facebook em Prineville, Oregon (EUA), menciona o principal analista e vice-presidente da consultoria Forrester Research, Rich Fichera. Ele destaca que locais com essa característica possibilitam mais eficiência com resfriamento evaporativo.

Empresas como Apple, Google e Microsoft, juntamente com companhias que têm datacenters de hospedagem, buscam áreas com fácil acesso a energia e que obedeçam alguns critérios para refrigeração (como não serem propensas a terremotos ou eventos climáticos perigosos, boa conectividade de rede etc).

O Google, com cerca de 900 mil servidores, dedica atenção considerável à eficiência do datacenter e a outras práticas, entre as quais saber como e quando é possível utilizar resfriamento evaporativo para minimizar a utilização de energia.

Resfriamento evaporativo requer menos energia. As novas instalações do Google em Hamina, na Finlândia, utilizam a água do mar para necessitar de menos resfriamento. De acordo com a empresa, "a Google projetou datacenters que utilizam cerca de metade da energia de um datacenter típico".

Energia neutra em carbono

Além de localização, muitos planejadores de datacenters estão olhando para as fontes de energia que não consomem combustível.

Por exemplo, a Verne Global possui um projeto de datacenter com carbono neutro na Islândia, com previsão para ser concluído em novembro de 2011, alimentado por uma combinação de fontes de energia hidrelétrica geotérmica, de acordo com Lisa Rhodes, vice-presidente de marketing e vendas da Verne Global.

A energia na Islândia também é abundante, aponta Lisa Rhodes. "A atual rede da Islândia oferece cerca de 2,9 mil megawatts (MW) de capacidade e a população do país é de aproximadamente 320 mil pessoas. O abastecimento é mais do que suficiente para atender o setor de datacenters.” Segundo a executiva, o ambiente de baixas temperaturas da Islândia permitem refrigeração gratuita.

Além do calor, a umidade

Ambiente seco não precisa estar necessariamente em locais mais frescos. O datacenter Phoenix da I/O Data Center, que segundo a própria empresa é um dos maiores do mundo, está localizado, como sugere o nome, em Phoenix, no estado norte-americano do Arizona.

"Um dos benefícios do deserto é que é muito seco", diz o presidente da I/O, Anthony Wanger. "É mais fácil para tirar o calor em um ambiente seco, o que torna o Arizona um lugar adequado."

Segundo a companhia, o datacenter em Phoenix emprega uma série de técnicas e tecnologias para reduzir o consumo e melhorar a eficiência energética. "Fazemos o possível para sermos energeticamente eficientes em todos os nossos datacenters”, diz Wanger.

Um número crescente de fornecedores, como HP e Microsoft, têm oferecido módulos de datacenters que incluem, além dos equipamentos de computação e armazenamento, os relacionados à refrigeração, energia, conectividade, e todo o resfriamento necessário.

E não são apenas fornecedores e provedores de hospedagem, como o I/O datacenter, que oferecem esses módulos. Entre os exemplos estão a HP, que oferece o Performance Optimized Datacenter 240a, conhecido como "o EcoPOD HP". A Amazon tem seu módulo próprio Perdix, e a Microsoft oferece o datacenter ITPAC (IT Pre-Assembled Components).

O EcoPOD da HP não precisa de água gelada. "Basta adicionar energia e interligar a qualquer ambiente", diz João Gromala, diretor de marketing de produto da HP. Segundo ele, o EcoPOD otimiza a eficiência e atinge um PUE entre 1,05-1,30, dependendo das condições do ambiente.

De acordo com o executivo, isso ocorre porque os módulos EcoPODs são autônomos e podem ser implementados rapidamente, em cerca de três meses. "Os clientes estão adotando EcoPODs em suas instalações existentes", finaliza.

Fonte: Computer World

Como deixar uma casa mais sustentável sem reformas

Para quem não vai mais construir uma casa, mas ainda assim quer morar em um local com menos impacto no meio ambiente, mudanças graduais podem ser feitas para melhorar o espaço. O importante é lembrar que mudanças bruscas podem gerar resíduos, que também não são necessários. Por isso, use todos os recursos disponíveis até o fim, e então, na hora da troca, opte por opções mais sustentáveis.

Confira a lista de coisas que podem ser feitas no ambiente:

1. Cultive plantas. Jardins, hortas e vasos de plantas são importantes para melhorar a qualidade do ar do ambiente. Por isso, plantar, nem que sejam pequenas mudas, é importante para deixar uma casa mais sustentável. Opte por plantas nativas, que irão apresentar um desenvolvimento melhor e menos cuidados, principalmente se forem as árvores. Já as hortas melhoram também a qualidade da alimentação.

2. Evite o uso de ar condicionado. Opte por deixar as janelas abertas ou usar o ventilador. Os aparelhos de ar condicionado utilizam muita energia para funcionar. Uma dica também é desligar o aparelho cerca de uma hora antes de sair do local, já que nesse tempo o ar permanecerá fresco.

3. Quando for trocar de móveis, opte por peças feitas de maneira sustentável e tente dar um novo uso para a peça antiga. Se não for mais reaproveitar na sua casa, doe ou venda para alguém. Se não for possível sua reutilização, tente encaminhar diretamente para uma instituição de reciclagem da sua cidade, que dará um encaminhamento correto para os materiais.

4. Troque as lâmpadas por luzes de LED. Elas podem ser mais caras, mas apresentam uma economia de até 40% em relação às lâmpadas fluorescentes e de até 88% com as lâmpadas incandescentes. Além disso, elas duram cerca de cinco anos a mais que os outros dois modelos.

5. Uma mudança simples é escolher um vaso sanitário com duas opções de quantidade de água liberada por descarga, que ajuda a diminuir o consumo desse recurso.

6. Faça a manutenção da sua casa. Pequenos vazamentos de água ou frestas de ar podem aumentar gastos com água e energia.

7. Pinte o seu telhado de branco. A iniciativa faz com que os raios solares sejam refletidos, diminuindo o calor dentro da construção. Além disso, pesquisas mostram que a iniciativa pode ajudar a diminuir o aquecimento global.

8. Quando for comprar eletrodomésticos, escolha modelos que gastem pouca energia. Eles são sinalizados com selos de eficiência do Procel e do Inmetro.

9. Um sistema de reutilização da água da chuva pelas descargas exige um pouco de obra, mas você pode coletar a água em bacias e usar para lavar as calçadas e carros, por exemplo.

10. Melhore a iluminação natural. Mantenha as cortinas abertas durante o dia e posicione móveis de uma maneira favorável. Por exemplo, coloque as escrivaninhas perto das janelas, lateralmente, sendo possível utilizar a luz do sol. Assim, se gasta menos energia elétrica.

Fonte: Atitude Sustentável

Cemig realiza grande leilão de bens

A Cemig promoverá um grande leilão de veículos, equipamentos, materiais inservíveis, obsoletos e despadronizados de propriedade da Cemig Geração e Transmissão S.A. e Cemig Distribuição S.A.

O evento será realizado no dia 19/10/2011, às 9h30min, no Palácio dos Leilões sito à Av. Vereador Joaquim Costa (antiga Via Municipal V), nº 1800, Bairro São Sebastião I, Contagem - MG.

Os bens estarão em exposição nos dias 17 e 18/10/2011.

Demais esclarecimentos e detalhes sobre as condições estabelecidas para venda e exemplares do catálogo do leilão poderão ser obtidos através do escritório do Leiloeiro (Palácio dos Leilões), fones: (31) 2125 9417, 2125 9442 ou 2125 9447; fax: (31) 2125 9420.