Seminário de Energia & Utilidades 2012

Acontece, entre os dias 22 e 24 de agosto, em Belo Horizonte (MG), o seminário de Energia & Utilidades 2012. O seminário irá tratar de temas que proporcionarão uma vasta troca de experiências sobre a matriz energética brasileira, tais como a energia térmica, eólica e solar como alternativa sustentável, inovação para eficiência energética na indústria, entre outros. Além disso, o seminário oferece também cursos de melhores práticas em tratamento de água visando maior sustentabilidade com redução de consumo de água, energia e insumos químicos e de eficiência energética em fornos de combustão.

Curso técnico em sistemas fotovoltaicos na Bahia

Bahia - O EMCB Brasil está com inscrições abertas para um curso técnico em sistemas fotovoltaicos cujo conteúdo se compromete a ensinar todo processo de geração de energia elétrica por meio da captação de raio solares. Além disso, as aulas proporcionarão aos alunos o conhecimento sobre as tecnologias existentes para esse tipo de atividade, bem como o enquadramento da energia solar fotovoltaica no mix de fontes tradicionais de energia elétrica.

O curso acontece nos dias 20, 21e 22 de agosto, com um total de 20 horas de duração. As aulas serão ministradas pelo engenheiro José Lima de Oliveira, professor licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, em Portugal.

O curso é destinado a profissionais e estudantes do ramo de energia elétrica que estejam interessados em conhecer e desenvolver competências no domínio da energia solar fotovoltaica, em franco desenvolvimento no Brasil.

O curso será realizado no Grand Hotel Stella Maris Resorts & Conventions, em Salvador, na Bahia. O valor do investimento é de R$540 por pessoa. Estudantes e professores pagam R$270. Informações e inscrições pelo e-mail emcbbrasil@gmail.com, ou no telefone (71) 3450-9526.

Fonte: Jornal da Energia

Uso inteligente das lâmpadas

Nos idos do ano de 2001 uma acentuada crise de energia que ficou conhecida como apagão, motivou grande parte da população brasileira, principalmente nos grandes centros urbanos, a substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, as chamadas lâmpadas econômicas, mas sem ter muito conhecimento do produto.

A fluorescente compacta é realmente uma lâmpada econômica, desde que seja usada adequadamente. Assim como todas as fluorescentes usa um reator – no caso dos modelos de rosquear (soquete E27), ele vem acoplado à lâmpada –, e, apesar de serem mais aperfeiçoadas, ainda têm vida útil reduzida pelo acender e apagar em curto espaço de tempo, ou seja, não são adequadas para ambientes de curta permanência, como banheiros e corredores. Neste caso, a economia obtida na conta de energia consumida mensalmente irá se perder com a necessidade de adquirir uma nova peça.

Nesses ambientes de curta permanência, qual seria a lâmpada certa? Essa questão é bastante complexa. Descartando as fluorescentes, para esse caso, restam as halógenas e os LEDs. A halógena é uma lâmpada sofisticada, com diversos modelos e preços, e que aquece bastante. Para ser bem explorada, exige conhecimento mais aprofundado. Fica difícil para o consumidor escolher sozinho. Por exemplo, o modelo com aparência igual à de uma incandescente custa dez vezes mais caro que esta e dura apenas o dobro do tempo. Por isso, usar com eficiência essa fonte de luz exige estudo de um “light designer”.

O LED teve um bom avanço tecnológico, com base de rosquear (soquete E27) e cor amarelada (temperatura de cor) mais parecida com a incandescente – apesar de seu índice de reprodução de cor, pouco divulgado, ficar em apenas 85%. Essa lâmpada expandiu sua aplicação de uso e está disponível em praticamente todas as versões da halógena. Indicado para locais que exigem lâmpadas acessas por horas seguidas, o que justificaria o custo do investimento inicial, o LED pode suprir a deficiência da fluorescente em locais de curta permanência, com acendimento frequente, para quem pode e gosta de investir em novas tecnologias. Porém, ainda passa longe do grande público.

Encontramos aqui, uma lacuna na tecnologia das lâmpadas. Para a grande maioria, falta o mercado oferecer uma lâmpada econômica em consumo e com preço atraente que desestimule a aquisição da perdulária e barata incandescente, até que cesse sua fabricação. Na Europa ela só é fabricada com até 40W e, no Brasil, a partir do próximo ano, não estarão mais disponíveis as de 100W, reduzindo gradativamente a comercialização.

Fonte: Mídia News

Cemig orienta sobre como economizar energia no inverno

Nos dias mais frios, característicos do inverno, o uso do chuveiro e aquecedores é sempre maior devido às baixas temperaturas, mas com hábitos simples, as contas de energia não irão pesar no bolso. A economia começa com a mudança de hábitos. Segundo o engenheiro de comercialização da Cemig, Hamilton Rodrigues Ribeiro, adotar atitudes simples no dia-a-dia podem auxiliar na redução do consumo. De acordo com ele,  é sempre bom verificar o estado da borracha de vedação de refrigeradores e ajustar o termostato desses equipamentos considerando que a temperatura do ambiente está mais baixa. Se as portas não estiverem fechando corretamente, a geladeira ou o freezer irão gastar mais energia para resfriar os alimentos.  Reduzir o tempo embaixo do chuveiro também é recomendado, pois nos dias mais frios é comum a utilização do chuveiro na posição inverno, que permite banho mais quente, mas pode aumentar o consumo de energia. “O ideal é manter o chuveiro na posição verão. Apenas com esta mudança, a redução do consumo de energia pode chegar a 30%”, afirma Hamilton.

Confira algumas dicas para economizar energia:

• Reduzir termostatos. Seja no chuveiro, aquecedor, condicionador de ar, geladeira ou freezer, reduza um grau no termostato e economize até 5% da sua conta.    

• Desligue quando não estiver em uso. Equipamentos elétricos e eletrônicos produzidos no Brasil antes de 2001 tendem a consumir bastante energia mesmo quando em stand-by, mas mesmo os aparelhos mais modernos tendem a consumir alguma energia durante todo o tempo em que estão na tomada – levando a até 30% de desperdício. Conectar carregadores, sintonizadores de TV a cabo, a TV e o DVD, e mesmo o seu computador em uma régua ou estabilizador que disponha de chave liga/desliga pode ser uma forma prática de interromper este circuito sem tirar fisicamente da tomada.

Iluminação

• Evite acender lâmpadas durante o dia e aproveite ao máximo a iluminação natural.

• Prefira as lâmpadas fluorescentes compactas, pois elas duram mais e gastam menos energia.

• Pinte paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.

Geladeira

• Evite abrir a geladeira frequentemente. Retire de uma só vez os alimentos de que precisa.

• Não guarde alimentos ainda quentes.

• Para saber se a borracha de vedação está em bom estado, faça o seguinte teste: coloque uma folha de papel entre a porta e a geladeira, feche a porta e tente retirar a folha, se ela sair com facilidade, está na hora de trocar a borracha. Repita o teste em vários pontos da porta da geladeira.

• Não utilize a grade traseira para secar roupas ou calçados.

Tomadas e fios

• Tomadas quentes são sinônimo de desperdício. Por isso, evite o uso de benjamim, conhecido como T.

• Emendas mal feitas ou com fios de bitolas diferentes causam perda de energia.

Celulares e Câmeras

• Nunca deixe seu aparelho dormir carregando. Ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Para câmeras digitais que não usam pilhas, aplica-se a mesma regra do celular. Só carregue o tempo necessário especificado no manual.

Computadores

• Utilize os recursos de economia de energia do monitor. Esse sistema desliga o monitor quando o computador não estiver sendo utilizado por muito tempo. Acesse este recurso clicando em: meu computador - painel de controle - vídeo.

• Quando não estiver usando, mantenha o monitor desligado e o estabilizador desconectado da tomada. Dê preferência aos notebooks que consomem menos energia.

• Um computador ligado durante uma hora/dia consome em média 5,0 kWh/mês. No decorrer de um ano, a economia decorrente de desligar o computador durante esta hora será de 60 kWh.

• Não deixe os acessórios do computador (impressora, estabilizador, etc.) ligados sem necessidade.

Para saber mais sobre o uso da energia elétrica sem desperdícios ou solicitar serviços e informações da Cemig, consulte o site www.cemig.com.br.

Companhia de Transmissão de Energia Elétrica abre 15 vagas

A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista - CTEEP abriu processo seletivo para a função de Técnico de subestação pleno. Ao todo são 15 vagas para profissionais com formação em eletrotécnica ou eletrônica.  Registro no CREA e experiência em subestações estão entre os pré-requisitos exigidos pela empresa.

Os aprovados no processo seletivo executarão as atividades de inspeção e manutenção das instalações das subestações da CTEEP na capital paulista, Baixada Santista e cidades do interior. Também serão responsáveis pela supervisão dos técnicos juniores.

A empresa oferece como benefícios vale-refeição, vale-transporte, assistência médica e odontológica, cesta básica e participação nos resultados.

Candidatos devem enviar currículo ao e-mail recrutamento@cteep.com.br ou então realizar cadastro no website da CTEEP - http://www.cteep.com.br

Light monta estratégia para revisão tarifária

O corte acima do esperado nas tarifas cobradas pela Eletropaulo, de 9,3%, serviu de alerta para outras distribuidoras, que também passarão pelo terceiro ciclo de revisões tarifárias. A Light, que distribui energia em 31 municípios do Rio de Janeiro, adotou medidas para melhorar a contabilização de seus investimentos e conseguir, assim, passar pelo crivo da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sem grandes sustos.

A revisão tarifária da distribuidora fluminense só será feita em novembro de 2013. Mas entrarão apenas nas considerações da Aneel os recursos aplicados pela companhia até maio do ano que vem.

Em reunião com analistas de investimentos ontem, o diretor financeiro da Light, João Batista Zolini Carneiro, afirmou que a empresa investiu desde a sua última revisão tarifária, em 2009, R$ 2,7 bilhões nos chamados ativos elétricos. Esses ativos são levados em conta pela Aneel para calcular o valor das tarifas cobradas pelas distribuidoras.

Nessa terceira rodada de revisão tarifária, as distribuidoras se queixam de que a Aneel tem sido excessivamente rigorosa nos seus processos de validação. "Os investimentos realizados não estão sendo reconhecidos num percentual muito elevado", afirma Nelson Leite, presidente da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).

"O papel da agência reguladora é promover um equilíbrio entre o governo, os consumidores e as empresas. Se pender para um dos lados, o sistema não se sustenta", afirma Leite.

A Light conta com a vantagem de ser a última distribuidora da fila nesse terceiro ciclo de revisão tarifária, o que lhe dará mais tempo para realizar ajustes. Segundo Carneiro, a companhia, que adota o sistema de gestão SAP, está treinando seus eletricistas para que eles lancem os investimentos de forma correta e vem realizando simulações das auditorias realizadas pela Aneel.

Mas, muito provavelmente, o órgão regulador não deverá levar em conta 100% dos R$ 2,7 bilhões que a empresa afirma ter investido nos seus ativos elétricos.

No caso da Eletropaulo, a Aneel manteve a base de ativos da companhia em R$ 4,4 bilhões no cálculo da revisão tarifária, valor não muito diferente do proposto inicialmente. Isso levou o mercado a acreditar que o corte em sua tarifa poderia ser inferior aos 8,8% previstos. Mas, ao contrário, a Aneel elevou o corte para 9,3%, o que provocou uma forte queda nas ações da empresa na terça-feira.

Fonte: Valor Online.

Painéis solares de dupla face aumentam eficiência em 50%

A grande limitação da energia solar é o rendimento dos painéis responsáveis por converter a luz solar em eletricidade. Pensando nisso, a Bsolar, uma empresa de Israel, usou uma lógica simples e interessante para aprimorar o poder de geração dos painéis: aumentou a área de exposição sem aumentar o tamanho das células.

O conceito, que pode parecer estranho, é, na verdade, a grande sacada dos técnicos da Bsolar. Eles perceberam que, hoje, um painel solar comum tem apenas uma face voltada para o Sol, e, por isso, a área útil para geração está limitada à área correspondente a essa face. A ideia foi passar a usar, também, a outra face do painel. A empresa batizou o projeto de Bifacial.

Como é fisicamente impossível voltar as duas faces para o mesmo ponto no espaço, a Bsolar trabalhou num criativo conceito que reflete a luz do sol para que ela chegue à parte posterior do painel. Em testes, a técnica se mostrou animadora: o aumento de eficiência, quando o painel Bifacial é colocado na vertical, bateu a casa dos 50%.

O número é mais significativo quando se considera que os painéis solares mais avançados convertem, apenas, de 30 a 35% da luz que recebem. A ideia de painéis solares de dupla face já existe há alguns anos, mas os projetos mostravam-se excessivamente caros e não ofereciam grandes acréscimos na geração de energia. A Bsolar já negocia o licenciamento de sua tecnologia para diversos fabricantes de painéis solares.

Fonte: O Globo online

Portugal - Reguengos de Monsaraz já ilumina com LED

Portugal - A tecnologia LED já chegou à iluminação pública das principais ruas da cidade de Reguengos de Monsaraz. O Município substituiu 255 luminárias e as suas lâmpadas de vapor de sódio, um investimento de 107 mil euros com financiamento comunitário de 80% pelo Inalantejo.

A operação “Eficiência Energética na Iluminação Pública no Alentejo Central” foi apresentada pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e enquadrada no Regulamento Específico Energia do Eixo 7 – Competitividade, Inovação e Conhecimento.

José Calixto, presidente da autarquia, sublinha em comunicado que a gestão adequada dos recursos disponíveis conduz ao aumento da eficiência energética e à utilização racional da energia. A utilização de sistemas de iluminação mais eficientes reduz os custos municipais com eletricidade e de manutenção das luminárias, garantindo uma melhor qualidade de iluminação que aumenta o conforto visual e a percepção de segurança para os peões, esperando-se a redução do número de acidentes rodoviários noturnos.

Fonte: Ambiente online

Eficiência energética: fim de linha para lâmpadas de 150W e 200W

As lâmpadas incandescentes de uso geral com potências de 150W e 200W que não atenderem níveis mínimos de eficiência energética deixaram de ser produzidas e importadas no Brasil, desde sábado dia 30 de junho, segundo medida do governo federal. A decisão da Portaria n° 1007, de 31 de dezembro de 2010, tem como objetivo reduzir a quantidade de lâmpadas incandescentes e elevar a participação de unidades mais eficientes, como as fluorescentes compactas e halógenas.

Segundo a Portaria, especificamente para as lâmpadas de 150W e 200W, os fabricantes e importadores poderão vender seus estoques até 31 de dezembro de 2012. Os atacadistas e varejistas terão prazo de um ano para cumprir a determinação. Ou seja, eles poderão comercializar esses modelos até 30 de junho de 2013.

Estimativas da Eletrobras Procel, também mostram que se todas as lâmpadas incandescentes em uso no setor residencial fossem substituídas simultaneamente por lâmpadas fluorescentes compactas, a economia resultante seria de aproximadamente 5,5 bilhões de kWh por ano, o que equivale ao consumo anual de todo o Distrito Federal, com 2,5 milhões de habitantes. Esta economia pode chegar a até 10 bilhões de kWh por ano, em 2030, de acordo com as projeções de crescimento do País.

Fonte: Ambiente Energia

 

Aneel aprova redução média de 9,33% nas tarifas da Eletropaulo

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta segunda-feira redução média de 9,33% nas tarifas da AES Eletropaulo, no âmbito da terceira revisão tarifária da distribuidora. O valor amplia a redução das tarifas em relação ao que foi colocado em audiência pública pela Aneel, no dia 4 de abril, de 8,81%. A decisão pelo novo índice, porém, não foi unânime entre os diretores, ficando o placar em 3 a 2 pela proposta de 9,33%.

Dois diretores, André Pepitone e Edvaldo Santana, não acompanharam o número proposto pelo diretor relator da Aneel, Julião Coelho. Eles divergiram em relação ao cálculo das bases "blindadas" das revisões anteriores. Na prática, porém, o novo patamar das tarifas que entrará em vigor a partir de quarta-feira para o mercado da distribuidora paulista só será conhecido na terça-feira, quando a Aneel aprovar o reajuste tarifário de 2012 da Eletropaulo. O índice de reajuste, da terça, vai se somar à revisão aprovada nesta segunda e a combinação dos dois porcentuais entrará em vigor na quarta-feira, 4 de julho.

Isso aconteceu porque o terceiro ciclo de revisão da Eletropaulo, que deveria ter ocorrido em 2011, ficou para este ano, porque a Aneel só concluiu no fim do ano passado a elaboração das regras do terceiro ciclo de revisão das distribuidoras. Segundo Coelho, a redução média da Eletropaulo foi ampliada de 8,81 por cento para 9,33 por cento porque no processo de revisão houve ajuste na trajetória de perdas comerciais da concessionária.

No caso da AES Eletropaulo, a trajetória de perda de energia ficou mais rigorosa, por conta de uma mudança de padrão de perdas. Isso significa que a Aneel deixa de reconhecer parte das perdas e, portanto de remunerá-las na tarifa.

A Aneel passou a ter como benchmark para empresas do porte da AES Eletropaulo o desempenho da Coelce, do Ceará, que tem índice de perdas de energia menor do que o benchmark anterior o da Coelba - distribuidora da Bahia. "Estamos reduzindo o valor de perdas. Fizemos a atualização do nosso sistema computacional e quem está melhor é a Coelce", disse.

Segundo Coelho, como a revisão tarifária deveria ter entrado em vigor em julho do ano passado, haverá uma "devolução" de valores aos consumidores, referente ao período durante o qual a redução deixou de ser aplicada. Esse desconto, porém, será aplicado em parcelas anuais a partir do reajuste tarifário de 2013.

A AES Eletropaulo e a área técnica da Aneel tiveram divergências quanto ao cálculo da base de remuneração da companhia, de pelo menos cerca de 1 bilhão de reais, segundo o relator. Segundo Coelho, a AES Eletropaulo ainda pode fazer um pedido de reconsideração.

Fonte: Portal Terra

 

Inscrições para concurso público da Anatel serão abertas em 9 de julho

As inscrições para o quarto concurso público da Anatel para provimento de 46 vagas em cargos de nível superior e médio estarão abertas a partir de 9 de julho de 2012, na página do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).

São oferecidas 42 vagas para o cargo de Técnico Administrativo (nível médio) e quatro para Analista Administrativo (nível superior). As inscrições - com taxa de R$ 84 para os cargos de nível superior e R$ 45 para os de nível médio - poderão ser feitas até 30 de julho de 2012. As provas serão realizadas no dia 16 de setembro.

As vagas para o cargo de analista administrativo são para Brasília, enquanto as vagas o cargo de técnico administrativo estão distribuídas entre a Sede, em Brasília, e os escritórios da Anatel nos estados. O edital está disponível na página do Cespe na internet.

Moradia - Consumidor opta pela praticidade ao invés de espaço

As pessoas vão preferir apartamentos menores e bem localizados àqueles longe do Centro e com grande metragem. Essa é uma das avaliações que faz uma pesquisa divulgada pela Rede Nossa São Paulo, em parceria com o Ibope, sobre o trânsito daquela capital, para definir diretrizes no lançamento de empreendimentos. Mesmo sendo realizado na capital paulista, o levantamento se adapta a outras metrópoles do país, como Belo Horizonte.

Especialista em direito imobiliário, o presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Imobiliários (Ibei), Fernando Augusto Cardoso de Magalhães, atribui esse cenário sobretudo à falta de políticas públicas de planejamento estratégico urbano. “As cidades brasileiras, durante muitas décadas, foram crescendo sem qualquer estudo sobre os impactos gerados pelo aumento da população e expansão territorial dos grandes centros urbanos, principalmente no que diz respeito à mobilidade urbana”, considera.

Para o diretor-executivo da Vitacon Incorporadora e Construtora, Alexandre Lafer Frankel, a questão está intimamente ligada à qualidade de vida. “Definitivamente, passar quatro horas por dia no trânsito é uma inversão de valores. As pessoas querem mais tempo com a família, praticar atividades físicas e não encarar o estresse diário vivido no trânsito. Tudo isso vale muito mais do que uma sala maior ou um closet mais espaçoso”, observa.

Frankel diz que, nos últimos anos, as grandes cidades priorizaram o transporte individual em detrimento do coletivo. Com isso, a frota aumentou muito, enquanto a infraestrutura viária é inelástica. “As cidades que não focarem o transporte coletivo e meios alternativos de locomoção, assim como mudanças significativas no planejamento urbano, se tornarão impraticáveis”, avalia. A falta de infraestrutura também é o motivo apresentado pelo diretor da Casa Mais, Peterson Querino, para que a localização seja mais valorizada que a metragem do imóvel. Segundo ele, um dos exemplos disso é a ausência de transporte coletivo e vias públicas com capacidade de comportar o fluxo de veículos.

Infraestrutura

Diante disso, a tendência é que haja uma despolarização nas capitais, ou seja, que haja, em cada região da cidade, infraestrutura que dispense o deslocamento para outros locais. “Há 20 anos, quem morava na Pampulha, em Venda Nova ou no Barreiro, por exemplo, precisava ir ao Centro de Belo Horizonte para resolver tudo, fosse serviço bancário ou compras. Atualmente, todos os grandes adensamentos têm esses serviços, de forma que não é mais necessário esse deslocamento.”

E com o trânsito cada vez mais congestionado em Belo Horizonte, nos dias de hoje, morar perto do trabalho é sinônimo de maior qualidade de vida, como confirma o presidente do Ibei. “Assim, aliado ao fato de as famílias terem menos filhos hoje em relação ao passado, essas vêm preferindo residir em imóveis menores, porém, mais próximos ao trabalho e às comodidades de uma região que ofereça mais oportunidade de lazer e comodidades comuns das regiões mais bem localizadas”, diz Magalhães.

A publicitária Lucimara Resende Francisco é uma das pessoas que optou pela praticidade de residir mais próximo do trabalho. “Morava em uma casa, na região da Pampulha. Trabalhava do outro lado da cidade, na Zona Sul, e sentia muito estresse por causa desse longo deslocamento diário. Por sorte, consegui um apartamento em um prédio antigo, que, além de ser bem espaçoso, tem um condomínio acessível, pois não tem elevador.”

Fonte: Estado de Minas

Regulamentação sobre pré-pagamento de energia está em audiência pública

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou audiência pública para colher subsídios e informações adicionais sobre a regulamentação das modalidades de pré-pagamento e pós-pagamento eletrônico de energia elétrica. O tema estará em audiência de 28/06 a 25/09.

De acordo com a minuta de resolução proposta em audiência, a implantação dessas modalidades é uma faculdade da distribuidora e a adesão do consumidor será voluntária e sem ônus. O retorno à modalidade anterior poderá ser solicitado a qualquer tempo, devendo o pedido ser atendido em no máximo 30 dias. O consumidor que aderir ao pré-pagamento receberá um crédito inicial de 5 kWh e poderá, se possuir algum débito com a distribuidora, ter a sua dívida parcelada e descontada quando da compra de créditos, limitado a um percentual máximo de 10% da compra. Além disso, ocorrendo o esgotamento dos créditos e a impossibilidade temporária de adquiri-los, o consumidor poderá solicitar à distribuidora um crédito de emergência, que deverá ser disponibilizado em qualquer dia da semana e horário. Ainda de acordo com o novo regulamento, a tarifa de ambas as modalidades será igual a da modalidade de faturamento tradicional, podendo a distribuidora oferecer tarifas menores para quem aderir a essas modalidades.

A ANEEL visa com a aprovação do regulamento uma série de benefícios para distribuidoras e, principalmente, para os consumidores. Dentre eles, estão: a melhoria do gerenciamento do consumo de energia pelo consumidor; a maior transparência em relação aos gastos diários por meio de informações em tempo real; a flexibilidade na aquisição e no pagamento da energia; a eliminação da cobrança de multas, juros de mora e taxas de religação; e a economia no orçamento doméstico por meio da mudança dos hábitos de consumo. Por parte da distribuidora, espera-se a redução dos custos operacionais; a diminuição da inadimplência; e a melhoria do relacionamento entre a empresa e seus consumidores, ao se evitar inconvenientes gerados por erros de leitura, faturamentos por estimativa, cortes indevidos e problemas de religação fora do prazo.

Os interessados devem enviar contribuições para esse processo no período de 28/06 a 25/09 para o e-mail: ap048_2012@aneel.gov.br, pelo fax (61) 2192-8839 ou para o endereço da Agência (SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70.830-030), em Brasília (DF). Haverá sessões presenciais da audiência em dez capitais. São elas: Belém, Salvador, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, Brasília, Florianópolis e Porto Alegre. As datas e locais das sessões serão divulgados posteriormente no site da ANEEL.

Antes de submeter a regulamentação à audiência pública, a ANEEL, dentre outras ações, promoveu o Seminário Internacional de Pré-pagamento e realizou visita técnica à Maués (AM) para atestar a adoção da modalidade em comunidades isoladas. (DB/JV/MO/MB)

9º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética

Será realizado em São Paulo, nos dias 11 e 12 de julho, o 9º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE). Promovido pela Abesco, o evento abrigará a Expo Eficiência Energética 2012, exposição para a apresentação de equipamentos, tecnologias, produtos e serviços voltados à eficiência energética. Este é o principal evento a tratar do tema eficiência energética nas empresas em todo Brasil.

Nesta edição será abordado o impacto e os desdobramentos dos Planos Nacional e Estadual de combate às Mudanças Climáticas e o Plano Nacional de Eficiência Energética nas empresas, os benefícios econômicos e competitivos da prática da eficiência energética, tecnologias, equipamentos e serviços que tornem as empresas mais eficientes em suas edificações, processos e gestão de utilidades, a eficiência energética como instrumento para a sustentabilidade ambiental, entre outros.

Serão oferecidas também, informações sobre alternativas de financiamento e serviços de apoio a programas de eficiência energética, além de difundir as experiências bem sucedidas da prática da eficiência energética, com ênfase nos resultados econômicos, de modo a estimular a disseminação de programas de uso racional de energia.

Reunindo centenas de participantes, o COBEE é um espaço de sensibilização e negócios em torno do uso racional de energia. O público do evento é composto por executivos de grandes e médias empresas consumidoras de energia, especialistas da área, executivos de empresas fabricantes de equipamentos, fornecedores, engenheiros, técnicos, pesquisadores, agentes governamentais e entidades empresariais, tornando o ambiente do Congresso propício ao desenvolvimento de relacionamentos e negócios na área.

Serviço:

Local: Centro de Convenções Frei Caneca Rua Frei Caneca, Nº 569 – São Paulo - SP

Data: 11 e 12 de julho de 2012

Portal do COBEE

Fonte: Procel Info